terça-feira, junho 09, 2009

INFORME JB

Senado se preocupa mais com CNJ

Leandro Mazzini

Jornal do Brasil - 09/06/2009

Há dois assuntos inevitáveis para o Senado na pauta de amanhã, e ambos estão ligados: a possível instalação da CPI da Petrobras e a aprovação dos 14 integrantes da nova temporada do Conselho Nacional de Justiça. Para o CNJ, há três candidatos que disputam a indicação da vaga do Senado. São eles Erick Pereira, Marcelo Neves e André Ramos. A disputa está entre os dois primeiros. Erick vai a plenário com apoio dos três senadores do Rio Grande do Norte, principalmente do líder do DEM, Agripino Maia (E); e Neves segue na corrida com o lobby do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes (D) – que tem ligado para cada um dos senadores. Um deles vai sobrar. É com a conversa em torno dessas indicações que José Sarney, presidente do Congresso, vai tentar convencer Agripino a acordar o enterro da CPI, conta um senador aliado.

Gilmar na frente Escanteio

O cenário para indicação do Senado, hoje, é favorável a Marcelo Neves. "Quem vai ficar contra o Gilmar Mendes?", provoca um senador da base.

Neves foi derrotado semana passada em disputa com um veterano, na USP, para ser efetivado professor titular.

Na manga

O mesmo senador ainda prevê que, independentemente de Erick, o candidato de Agripino, ser ou não aprovado, José Sarney tem outros trunfos na tentativa de convencer o DEM a desistir da CPI.

Paredão

Mas por ora, tudo indica que a CPI será instalada, e o esforço de Sarney pode ser em vão. Agripino Maia já disse à coluna que não tem conversa. O DEM quer CPI.

Poder à mesa

Sarney e o presidente Lula jantaram ontem na residência oficial de Michel Temer, em Brasília. Cardápio? Plano para matar a CPI – ou aliviar o caminho da estatal.

Deságio

Um megaterreno de um banco estatal, no Centro de São Paulo, avaliado em R$ 80 milhões, vai passar para as mãos da prefeitura paulistana por irrisórios R$ 5 milhões, por dívidas do IPTU.

Área livre

No local, prevê-se a construção de um pátio e estacionamento.

No-show

Professor do ITA, Anderson Correia, técnico da Anac, dançou no cargo por causa de desentendimentos internos na cúpula da agência.

Taxiando

Mas Solange Vieira, a presidente da Anac, bate pé pela volta dele para ocupar a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária na agência, no lugar do ex-padrinho de Correia. O pivô desse vaivém são pareceres sobre o Aeroporto Santos Dumont.

Quem manda

Uma pesquisa no Congresso perguntou qual o ministro mais importante. Dilma Rousseff caiu de 47% para 36%, em comparação com a última sondagem, ano passado. Mas continua a mais ilustre.

Quem manda 2

Henrique Meirelles, o homem caixa-forte, ganhou 10 pontos – de 2% para 12%.

IMCS do leite

A campanha de interiorização da Sociedade Nacional de Agricultura comemora um decreto do governo do Rio que permite às indústrias de leite e cooperativas concederem créditos de ICMS de 19% aos mercadistas.

Brasil e China

O presidente Lula não pode reclamar tanto mais da não-reciprocidade dos chineses no mercado bilateral. A Global Franchise está levando a brasileira Habib's para Pequim.

Nenhum comentário: