sábado, maio 23, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

Ridi, pagliaccio

Frederico Haikal/ Hoje em Dia


Os cantores líricos paulistas, que buscam constituir uma espécie de sindicato, a Associação dos Cantores Profissionais de Ópera do Estado de São Paulo, surpreederam-se semanas atrás ao receber um telefonema do presidente do PTB, Roberto Jefferson.Protagonista de cantorias debaixo do chuveiro, captadas por repórteres de televisão que faziam plantão à porta de seu prédio, durante o mensalão, Jefferson se prontificou a defender a associação. Em troca, insinuou que gostaria de ganhar carteirinha de sócio.

 

Tudo é possível

Luciana Prezia


No fim do ano passado, o executivo Walter Zagari, da Rede Record, deparou com uma meta que lhe parecia inexequível. A Igreja Universal, dona da emissora, exigiu um faturamento 15% maior do que o 1,8 bilhão de reais obtido em 2008. Para sua própria surpresa, a receita da Record já subiu 25% neste ano. Se continuarem nesse ritmo, fecharão o exercício em 2,25 bilhões de reais.

 

FHC fala sobre Ruth

Valéria Gonçalves/AE


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fala pela primeira vez sobre a morte de sua mulher, Ruth, em uma entrevista à revista Dicta & Contradicta, que sai nesta semana. Em meio a discussões sobre filosofia, arte e literatura, o ex-presidente faz uma digressão emocionada sobre Ruth. "As pessoas que morreram e que nos foram próximas, de alguma maneira, continuam a nos influenciar. O que não há mais é o contrário: não podemos mais influenciá-las", diz Fernando Henrique.

 

O Duque do dique

Leo Pinheiro/Valor/ Folha Imagem


O governo fluminense empenha-se em arranjar um locatário para o estaleiro Ishibrás, que a Companhia Brasileira de Diques (CBD) comprou do empresárioNelson Tanure. Faz isso porque, reativado, o estaleiro abriria 5 000 postos de trabalho no estado. Há um ano, a CBD quase fez negócio com a Odebrecht, que se dispôs a pagar um aluguel de 9 reais por metro quadrado do espaço. Quando o negócio encrencou, Tanure apareceu para tentar desencravá-lo. Ninguém entendeu por quê. Agora, o Ishibrás está sendo oferecido à Petrobras a 15 reais por metro quadrado. E Tanure parece mais feliz. A explicação para o ressurgimento do antigo dono do estaleiro é que ele fará jus a um prêmio se o Ishibrás for alugado ou revendido por um bom preço. O negócio depende do aval do diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, indicado pelo ex-ministro José Dirceu – que já trabalhou para Tanure.

 

Foi para o brejo

Mônica Zaratinni/AE


O touro Basco da SM era uma das grandes promessas da pecuária nacional. Pensava-se que ele substituiria o lendário Fajardo, que teve 275 000 filhos e morreu há dois meses. Foi com essa expectativa que o empresárioPedro Grendene investiu 1,6 milhão de reais na compra de metade do lucro futuro obtido pelo criador do animal, Cláudio Carvalho. Se tudo desse certo, Pedro Grendene apuraria 30 milhões de reais no negócio. No início do mês, Basco da SM morreu repentinamente. Teve um ataque cardíaco enquanto comia. Tinha apenas seis anos.

 

Raul Junior


American Airlines e Iberia no Smiles

Desde o ano passado, a Gol elabora um amplo plano de reestruturação. A próxima fase será ampliar em duas frentes seu programa de milhagens, o Smiles. Em primeiro lugar, ele abarcará novas companhias. A American Airlines e a Iberia devem estar entre elas. Depois, o Smiles e seu cadastro terão seus direitos vendidos a cartões de crédito administrados por dois bancos. Só com essa venda, a Gol pretende obter mais do que os 320 milhões de dólares pagos pela Varig. A operação está sendo negociada pelo dono da empresa, Constantino Júnior, mas pode ser anunciada pelo novo presidente do conselho de administração, Álvaro de Souza.

Nenhum comentário: