sábado, maio 16, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote

Felipe Patury

O estranho doutor Jack

Divulgação


É crítica a situação da concorrência feita pela Receita Federal que visa à compra de scanners de contêineres para os portos nacionais. Três dos quatro consórcios que disputam o contrato de 250 milhões de reais já foram desabilitados. O último, liderado pela EBCO, pode sair do páreo por causa de um inquérito aberto pela Polícia Federal em abril. Ele investiga uma denúncia de que o presidente da EBCO, Jacques Barthelemy, teria pago 50 000 reais ao físico Marcelo Donizeti de Oliveira para que ele sabotasse um dos adversários. O físico confessou o delito. O "doutor Jack", como Barthelemy é conhecido, nega tudo.

 

Internet associados

Cristiano Mariz


Agora, a Oi quer fincar sua bandeira na imprensa. Há um mês, os sócios majoritários da telefônica, Sérgio Andrade e Carlos Jereissati, negociam um acordo com o presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa. Eles querem usar os conteúdos do Correio Braziliense e do Estado de Minas, os dois maiores jornais do grupo, para ressuscitar o portal de internet iG. Em troca desse material, cederiam aos Diários Associados o noticíario de política e economia produzido pelo iG, que deverá ser reforçado.

 

Toque sertanejo

Valeria Gonçalvez/AE


Bastou o cantor Sérgio Reis pensar em se candidatar a deputado para choverem convites de partidos. Em Minas Gerais, seu passe é disputado por oito agremiações, que preveem que Reis terá 600 000 votos, o suficiente para garantir a eleição de mais candidatos. Uma vez na Câmara, Reis pretende defender projetos na área de saúde. Pensa, por exemplo, em obrigar homens com mais de 55 anos a se submeter a exames para a detecção de câncer na próstata. Os que se recusassem a fazer o teste não receberiam aposentadoria nem poderiam renovar a carteira de motorista.

 

Não sai da praia

Mario Rodrigues


O estilista Amir Slama deixou a Rosa Chá, sua criação mais famosa, mas não a praia. Slama já esboça os planos de uma nova marca de biquínis e maiôs. Ela levará o nome do estilista e deverá ser lançada no Brasil e no exterior até o fim do ano. Aqui, o principal concorrente da nova empresa será, é claro, a própria Rosa Chá, que ele vendeu por 20 milhões de reais à tecelagem catarinense Marisol.

 

A cara verde da Esso

Germano Luders


A Cosan usará o Palmeiras na primeira campanha publicitária que fará depois da compra da rede de postos da Esso no Brasil. Seu presidente, Rubens Ometto,patrocinará o clube para divulgar o caráter ambientalmente correto do etanol que produz. Em troca, terá direito de anunciar no estádio Palestra Itália e estampará sua marca no calção dos jogadores. Ometto acertou ainda um acordo de cooperação em futebol entre o Palmeiras e o XV de Piracicaba, time que patrocina no interior paulista.

 

Prenda-o se for capaz

John Macdougall


Vai parecer uma versão brasileira dePrenda-Me Se For Capaz, filme no qual o ator Leonardo Di Caprio interpreta um vigarista que dá golpes para viver como um ricaço. Quem protagonizou esse tipo de peripécia no Brasil foi Marcelo Nascimento da Rocha. Em 2001, fingindo ser o empresário Henrique Constantino, ele alugou carros, aviões, namorou beldades e até deu entrevistas para a TV. Hoje, cumpre pena por crimes como estelionato. Suas aventuras contadas no livro Vips, Histórias Reais de um Mentiroso, da jornalista Mariana Caltabiano, serão adaptadas para o cinema por Braulio Mantovani, de Cidade de Deus.Constantino aprovou o roteiro, que deverá ter Wagner Moura no papel principal.

Nenhum comentário: