terça-feira, maio 26, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Dilma na cabeça


Ilimar Franco
O Globo - 26/05/2009
 
 

Se a convenção do PMDB para decidir a eleição de 2010 fosse hoje, uma aliança com o PT teria 532 votos. Uma coligação com o PSDB teria 270 votos.

Destes, 44 são do Pará, onde o partido acaba de romper com a governadora Ana Júlia (PT). Outros 49 são do Rio Grande do Sul, que defende o lançamento de candidatura própria. O levantamento foi feito pela cúpula do partido, cuja maioria dos integrantes apoia a candidatura Dilma Rousseff.

 

Mas questão estadual pode virar a mesa

 

A sucessão estadual no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, que juntos detêm 19% dos votos na convenção do PMDB, pode provocar uma reviravolta nesta tendência. No Rio, o governador Sérgio Cabral quer o apoio do PT para se reeleger.

Em Minas Gerais, o ministro Hélio Costa quer fazer uma pesquisa para decidir quem será o candidato da coligação PT-PMDB. Os petistas do Rio e de Minas têm o poder de garantir a coligação com o PMDB ou jogar o partido nos braços do PSDB. Tudo indica que a turma do PT terá que conter seu apetite regional.

Se agir como fez a governadora Ana Júlia (PA), estará dando adeus ao PMDB.

 

Na CPI do Mensalão, o governo fez o presidente e o relator. E não adiantou nada” — Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado (AM), ao defender que governo e oposição dividam o comando da CPI da Petrobras

 

JURISPRUDÊNCIA. Há leis que pegam e outras que não pegam. Há leis para todos e as que valem só para alguns. A Lei Seca está numa encruzilhada. Os Detrans afrouxaram a fiscalização. Há bafômetros no depósito do Ministério da Justiça que não foram retirados pelos estados.

Existem dúvidas sobre o Judiciário. Será emblemático o julgamento do deputado Fernando Carli Filho (PSB-PR), que, com carteira vencida, embriagado e em alta velocidade, provocou a morte de duas pessoas.

 

Unesco

 

O Itamaraty foi informado, ontem, que foi retirado o veto ao candidato do Egito, Farouk Hosni, para a diretoria-geral da Unesco. O presidente Hosni Mubarak (Egito) e o primeiroministro Benjamim Netanyahu (Israel) fizeram um acordo.

 

Números cruéis

 

O Ministério da Saúde constatou que, das 443.946 mortes de recém-nascidos entre 2000 e 2007, 220.919 (49,8%), a metade, ocorreram no Nordeste e na Amazônia.

O ministro Temporão está na região em busca de soluções.

 

Política e futebol

 

Algoz da CBF quando foi relator da CPI que investigou contrato da confederação com a Nike, em 1999, o deputado Silvio Torres (PSDB-SP) quer proibir a entidade, e outras, de doar recursos para campanhas políticas. Torres, que acaba de apresentar projeto nesse sentido, argumenta que instituições desportivas deveriam dar outro destino ao dinheiro, como tirar alguns clubes da situação de penúria em que se encontram.

 

Vitória do coletivo

 

Levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho revela que cresce no país o volume de ações coletivas impetradas. Uma amostra feita em quatro estados concluiu que saltaram de 215 as ações coletivas e os inquéritos, em 2006, para 1.940 em 2008. É um movimento positivo para o procurador-geral do MPT, Otavio Brito. “Sinaliza um relevante benefício social porque desafoga o Judiciário e diminui o tempo do julgamento de processos”.

 

O PRESIDENTE Lula tem seu melhor desempenho no Rio de Janeiro, aponta pesquisa GPP, que ouviu 2 mil pessoas nos dias 16 e 17 de maio. A avaliação “ótimo” e “bom” do governo chegou a 65% no interior e a 60% na capital.

 

A TENDÊNCIA do relator da MP das dívidas dos municípios com a Previdência, senador Valter Pereira (PMDB-MS), é manter como indexador a Taxa de Juros de Longo Prazo, conforme aprovado na Câmara.

 

O COORDENADOR da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi (PMDB-RS), critica os movimentos sociais, contrários às fundações estatais: “A ótica não pode ser corporativa, mas o benefício da população”.

Nenhum comentário: