terça-feira, maio 26, 2009

BRASÍLIA - DF


Temporada de tensões

Denise Rothemburg

Correio Braziliense - 26/05/2009
 

 

 

A CPI da Petrobras é fichinha. O que tira o sono do governo hoje é a possibilidade de o Congresso em breve derrubar o veto que iguala o reajuste das aposentadorias ao do salário-mínimo. Ontem, o presidente Lula teve a certeza de que, se for votado, o veto cai. Prova disso foi a sucessão de parlamentares governistas que se revezaram na tribuna na sessão de homenagem ao aposentado, ontem na Câmara. Nunca se viu uma segunda-feira de plenário tão cheio e de governo tão preocupado. Por enquanto, o veto saiu da pauta. Mas nem mesmo o fato de a votação ser secreta dá tranquilidade à turma do Planalto. Mais dia, menos dia, a derrota virá. E quanto mais perto da eleição, mais votos os aposentados vão angariar.


Assim, não

Descoberto um dos motivos que levou a direção nacional petista a determinar que todos os diretórios estaduais submetam suas propostas de coligação ao comando central. Em Rondônia, por exemplo, não está descartada a possibilidade de o PT apoiar o milionário Acir Gurcacz (PDT) para o governo estadual. Ocorre que Gurcacz responde a mais de uma centena de processos na Justiça, inclusive acusação de fraude em empréstimo do Banco da Amazônia (Basa). Dilma Rousseff, se for mesmo a candidata, avisou que não quer saber de subir em palanques e depois tenha que ficar dando uma série de explicações. 

O tempo passa…

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), virou realmente “o cara” das articulações políticas do governo no Senado. Ele se prepara para enrolar mais uma semana com as indicações dos peemedebistas que vão compor a CPI da Petrobras. Agora, a justificativa é de que não dá para indicar sem saber se a proporcionalidade continuará a mesma, uma vez que o líder tucano, Arthur Virgílio, avisou que irá à Comissão de Constituição e Justiça do Senado para tentar arrumar mais uma vaga. 

…o tempo voa

Enquanto Renan enrola, o governo ganha um período precioso para se organizar e tentar se antecipar ao que pode ser apurado pela CPI no segundo semestre, uma vez que junho tem feriadão e, até que os senadores se organizem para dar ritmo à comissão, já veio o recesso. Em tempo: quem conhece desse traçado diz que o governo pode se enganar com esse calendário. Afinal, quanto mais perto da eleição, pior pode ser o estrago na imagem do governo. 

Bons vizinhos

A Aeronáutica propôs a doação de três aviões modelo T-27 Tucano para a Força Aérea do Paraguai destinados à patrulha de fronteira e combate ao narcotráfico. Além do reforço na cooperação militar, o gesto demonstra boa vontade do Brasil ao país vizinho, hoje em litígio para elevar preço da eletricidade gerada pela Usina de Itaipu. A transferência precisa ser aprovada pelo Congresso. 

Animados

A briga entre o presidente do PMDB do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, e o ex-governador Joaquim Roriz atiçou os adversários do governador José Roberto Arruda (DEM), pré-candidato à reeleição. Todos os partidos oposicionistas, sem exceção, consideram que serão beneficiados pela divisão interna do PMDB local e vão ficar só à espreita para recolher os feridos dessa disputa se houver segundo turno na eleição para governador em 2010. 

No cafezinho


 
 


Boquinha/ Determinado a mobilizar a turma de aposentados a permanecerem em vigília no plenário da Casa, o senador Paulo Paim (foto) se comprometeu até mesmo a providenciar lanches aos manifestantes. “O Senado não fez a vigília da Amazônia? A sociedade organizada estava lá. E houve até lanche”, afirmou. No caso dos aposentados, a encomenda de lanches foi negociada com a direção-geral da Câmara, sob a condição, porém, de que o grupo saísse do plenário e ficasse nas galerias. Sem acordo, a negociação foi abortada. 

Pérola/ Além da modesta redução de diretorias do Senado proposta pela Fundação Getulio Vargas, tem chamado a atenção de servidores da Casa a manutenção de uma ou outra chefia na estrutura da Casa tidas como inócuas. Entre elas, o Serviço de Telex e Telefax, equipamentos que caíram em desuso há mais de 10 anos. 

Presentinho/ O presidente Lula tem um café da manhã marcado na quinta-feira para assinar as normas de produção dos produtos orgânicos. Como cortesia, receberá uma cachaça orgânica, produzida no Distrito Federal para degustação. 

Fezinha/ Sérgio Gabrielli fez uma rápida escala no Rio ontem, depois da reunião com Lula. Nem parecia com ares de quem está perto de uma CPI. Na cidade, apenas se preparou para a viagem de hoje a Salvador. Não, ele não vai para o terreiro fazer um trabalho para se proteger da CPI. Ele vai encontrar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com o presidente Lula.

Nenhum comentário: