terça-feira, maio 19, 2009

PANORAMA POLÍTICO

O PT dançou

 Ilimar Franco
O Globo - 19/05/2009
 

Desde as eleições para a presidência do Senado que o PT vinha se aproximando do PSDB. Ambos apoiaram Tião Viana (PT-AC) contra José Sarney (PMDB-AP). Os tucanos usaram a ambição petista para atritá-los com o PMDB. Tucanos e petistas também andaram juntos na votação do novo Refis.

 

O namoro chegou ao fim com a CPI da Petrobras.

 

Os tucanos jogaram o PT no colo do PMDB.

 

Procura-se presidente da Embrapa

 

Pela primeira vez, a Embrapa abriu concurso público para escolher seu novo presidente. Um comitê analisa currículos de interessados no cargo, que são indicados por entidades da área, como CNA e Contag. Exige-se bom relacionamento com o setor produtivo, com ONGs e trânsito no meio político. O candidato tem que falar inglês e ter “reconhecida ética e idoneidade moral”. Os ruralistas apostam, entre outros, em Evaristo Miranda, da Embrapa, para quem leis ambientais reduzem áreas agricultáveis. Os pequenos agricultores apoiam Geraldo Eugênio, diretorexecutivo da empresa.

 

"O cuidado para não debilitar a Petrobras vai ser total” — Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado (AM), sobre o funcionamento da CPI da Petrobras

 

WAGNER MONTES. A pesquisa IBPS apresentou quatro cenários para os entrevistados, sendo que, quando o candidato da aliança DEM-PSDB é Fernando Gabeira (PV), este tem 21%. Nos outros dois cenários, com o deputado estadual Wagner Montes (PDT), o pedetista tem 23% e 22%, em empate técnico com o governador Sérgio Cabral (PMDB), com 24% em ambos. Nessa situação, as intenções de voto em Garotinho caem para 15%.

 

O convite

 

Foi na quinta-feira, no voo para Florianópolis, que o presidente Lula convidou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para assumir a liderança do governo no Congresso.

 

“Baixinha, tô precisando que você assuma lá”, disse Lula para Ideli.

 

Chegou tarde

 

Deputados e senadores receberam ontem alentada car ta do presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, explicando as denúncias de pagamento de royalties. A oposição diz que as explicações demoraram a chegar.

 

A companheirada é que é o cara

 

O presidente Lula mais do que absorveu a insígnia “o cara”, que lhe foi conferida pelo presidente americano, Barack Obama. Em dois discursos recentes atribuiu o mesmo título a companheiros. À direção da Petrobras — “Então, gente, Petrobras, vocês são os caras” — e aos sindicalistas do ABC — “Na verdade, quando o Obama falou ‘Lula, você é o cara’, na verdade, ele pediu para eu falar para vocês: metalúrgicos, vocês são os caras”.

 

Os fatos e a intriga

 

A cúpula tucana tenta criar uma rede de intrigas.

 

Ela atribui a um certo corpo mole do PMDB a criação da CPI da Petrobras. Seu objetivo é azedar as relações com o PT, mordido pela derrota de Tião Viana na eleição do Senado. Mas os fatos falam por si. Os senadores do PMDB que assinaram a CPI são adversários regionais do PT (Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos, Mão Santa e Geraldo Mesquita).

 

O único que poderia retirar a assinatura, o fez: Almeida Lima (PMDB-SE).

 

A RELAÇÃO entre os líderes do PT, Aloizio Mercadante (SP), e do PMDB, Renan Calheiros (AL), é cada vez pior. A desarticulação é total.

 

A EXPECTATIVA é que a nova líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), reconstrua a relação do PT com o PMDB e demais aliados.

 

CHIQUE. A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) quer que o prefeito Eduardo Paes traga para o Rio o Opportunity, programa contra a pobreza implantado em Nova York. Trata-se de uma cópia do Progresa mexicano, adaptado às condições americanas.

Nenhum comentário: