quinta-feira, maio 21, 2009

PAINEL

Meio cheio...

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 21/05/09

Na tentativa de afastar a incógnita introduzida pela doença de Dilma Rousseff na equação de 2010, lideranças petistas discutem desde o início da semana dados preliminares de pesquisa feita pelo instituto Vox Populi para o partido, na qual a ministra da Casa Civil ultrapassa pela primeira vez a barreira dos 20% de intenção de voto. Levantamentos encomendados pela oposição teriam chegado a número semelhante. Como o discurso oficial sempre foi o de que essa marca deveria ser atingida até o final do ano, o resultado é apresentado como superior à expectativa.
Duas outras conclusões preliminares animam o PT: a) menos de metade dos entrevistados já entendem Dilma como ‘a candidata do Lula’; b) a liderança folgada do próprio presidente na pergunta espontânea.

...meio vazio - O PT sabe, porém, que o atual patamar de Dilma nas pesquisas sobre a sucessão presidencial foi obtido à custa de meses de superexposição, receita que não poderá ser repetida enquanto durar a quimioterapia.

Em espera - Marta Suplicy mantém a intenção de reunir em sua casa um grupo de comunicadoras, ‘mulheres poderosas em suas áreas’, em torno de Dilma. O almoço, que aconteceria neste sábado, será remarcado quando a ministra julgar conveniente.

Até tu? - Vitor Penido (DEM-MG) defende a prorrogação de mandatos para congressistas e chefes do Executivo. ‘Aproveitando que o Lula não está fazendo um mau governo e que tem altíssima aprovação, tenho certeza de que o povo vai aplaudir.’ O deputado diz enfrentar a ‘cara feia’ dos correligionários.

Castelo de Caras - De Edmar Moreira no Conselho de Ética: ‘Todo mundo no meu ex-partido sabia desse castelo. Várias vezes fui intimado, contra minha vontade, a convidar os que hoje me acusam a conhecer o tal castelo’. O ex-partido vem a ser o DEM.

Fui - A certeza da absolvição é tanta que Edmar, convocado a voltar ao conselho na semana que vem, declarou considerar sua participação ‘encerrada’. Os deputados que terão de julgá-lo fizeram um ‘apelo’ para que ele reveja a posição e dê o ar da graça.

Congênito - De um cardeal petista, ironizando o papel atribuído ao maior partido aliado tanto na CPI da Petrobras como na sucessão de 2010: ‘Para ser o “fiel da balança’, o PMDB precisaria primeiro aprender a ser fiel’.

Redução de danos - O governo avalia que ACM Jr. (DEM-BA), indicado pela oposição para presidir a CPI, não será um incendiário na condução dos trabalhos. Considera-se que a proximidade com empreiteiras detentoras de contratos com a estatal enquadrará o senador.

Afinidades 1 - Contratada pela Petrobras, a UTC Engenharia concentra suas doações eleitorais a campanhas petistas, mas na Bahia também tem vínculo com o DEM, partido de ACM Jr.

Afinidades 2 - Nas eleições municipais do ano passado, o deputado ACM Neto, filho do senador, foi o único candidato a prefeito da oposição em capitais apoiado nominalmente pela UTC (recebeu R$ 10 mil). Quase todo o restante dos recursos doados pela empresa foram destinados a campanhas petistas.

Afinidades 3 - Em 2006, porém, a UTC preteriu Jaques Wagner (PT), vitorioso na disputa pelo governo da Bahia. A campanha à reeleição de Paulo Souto (DEM) recebeu R$ 150 mil.

Ensaio geral - Numa espécie de treino para a CPI da Petrobras, PSDB e DEM tentarão aprovar a convocação de Rosemberg Pinto, assessor a presidência da empresa responsável por destinar cotas de patrocínios a eventos como São João e Carnaval, para depor na CPI das ONGs.

Tiroteio

Não poderiam ter arrumado agenda menos positiva do que esta: um projeto que tira o direito de voto do eleitor e outro que cria um cartão de crédito ilimitado para deputados.
Do deputado JÚLIO DELGADO (PSB-MG), sobre a retomada da discussão a respeito da lista fechada e a proposta de criação de um cartão corporativo para despesas relativas ao mandato parlamentar.

Contraponto

Dupla cidadania

O ministro Celso Amorim falava na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, há uma semana, em defesa da candidatura do Rio de Janeiro a sede olímpica em 2016:
-O Rio é aquela cidade fantástica que todos nós conhecemos, a cidade do Gabeira- disse, apontando na plateia para o deputado do PV.
-A nossa cidade, não é, ministro?- devolveu Gabeira.
-Pois é, a nossa cidade...- concordou o chanceler, para logo em seguida corrigir:
-Mas tenho de fazer uma revelação: apesar de ter sido criado no Rio e de me considerar carioca, sou de Santos...

Nenhum comentário: