quinta-feira, maio 21, 2009

INFORME JB

"As prévias é que vão decidir"

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 21/05/09

Minas Gerais, com seus 14 milhões de eleitores, respira como nunca a sucessão presidencial, há meses, a ponto de até um taxista comentar sem ser provocado: "Uai, por que o Serra não pode ser o vice do Aécio?". Desde que o governador Aécio Neves (foto) ganhou manchetes como presidenciável, os mineiros não perderam o trem da política. Por isso caiu como bomba nas alterosas a história de que Aécio aceitou ser vice na chapa presidencial do colega José Serra (SP). A coluna foi então a Belo Horizonte perguntar ao próprio pré-candidato. E Aécio desabafou: "Não tem o menor cabimento essa história". Disse ainda que "não há acordo algum", e que o trato de procedimentos entre ele e Serra está de pé: vão viajar juntos o país. E, "lá em dezembro, as prévias vão decidir".

Em paz, por ora À mesa

Na terça à noite, de passagem por BH, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou a estada no Palácio das Mangabeiras para atuar como o pacificador.

Um aliado do mineiro confirmou que houve jantar em São Paulo, há poucas semanas, entre Aécio e o prefeito Gilberto Kassab. Mas o assunto vice passou longe do paladar – nem foi posto à mesa.

Passeata

Por falar em Aécio, ele foi motivo de rodinha após o programa Roda viva, na segunda. Sugeriram ao entrevistado, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que levasse o governador à passeata dos solteiros, que virou moda nas capitais.

BH em campo

A Copa já começou. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, bateu um papo, terça, com a cúpula da CBF, no Rio.

Dançou

Um anônimo ligou para o Senado a fim de ameaçar um parlamentar que combate a pedofilia, na CPI instalada na Casa. Vai dançar. Como as ligações são gravadas, a PF rastreou e já sabe quem é o sujeito, que mora no Nordeste.

O voo do tucano

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) tomou posse como líder da Minoria no Congresso.

Anape em pauta

Os procuradores estaduais começaram campanha pela reforma do Judiciário. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Ronald Bicca, visitou Michel Temer, na Câmara, e levou a demanda. Pediu também que fosse aprovada a autonomia das procuradorias gerais dos estados.

Dá um dinheiro

O presidente do COB, Carlos Nuzman, propôs a Michel Temer aumentar em 0,5%, por projeto de lei, o repasse da arrecadação das loterias da Caixa para o financiamento dos atletas.

Opa, opa, opa

Hoje, o repasse é de 2%. Nos últimos três anos, foram R$ 294 milhões – 85% para o COB, e 15% para o Comitê Paraolímpico, via Lei Pelé. Uma nova proposta circula na Câmara: reduzir o repasse do COB para 55%.

Time em campo

É que Otávio Leite, com a chancela do ministro do Esporte, Orlando Silva, propôs 30% para os clubes. A ideia de Nuzman é pacificar a situação.

Voa, Santos Dumont

Efeito de um mês da abertura de slots no Aeroporto Santos Dumont, Centro do Rio: a Oceanair vai aumentar os voos de 74 para 100, com mais seis pontes aéreas.

Check-out

Mas a companhia, na terça de manhã, deixou um grupo de passageiros para trás (no próprio Santos Dumont) que embarcaria para São Paulo e, depois, num voo da Avianca – empresa da Oceanair. Ninguém sabia do avião.

Chiclete & cana

O ministro Marco Aurélio, do STF, negou habeas corpus a uma mulher que roubou caixas de chicletes (R$ 98) em Sete Lagoas (MG). Foi condenada a dois anos de prisão. Para o ministro, não se trata de um "crime famélico".

Em pauta

A Alerj inicia amanhã um ciclo de conferências para debater os impactos regionais da crise econômica.

Nenhum comentário: