segunda-feira, maio 18, 2009

INFORME JB

PMDB não quer Infraero, diz Temer

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 18/05/2009
 

MUITO TEM SE DISCUTIDO, com a iminente saída do presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio, a indicação de um apadrinhado do PMDB para a direção da poderosa estatal. Há nomes cotados, e ansiosos, já citou a coluna. Mas o presidente licenciado do partido, o comandante da Câmara, deputado Michel Temer, nega, por ora, que a legenda tenha essa intenção. “Não há nada, o PMDB não tem um gerente, não tem um diretor, não há nenhuma conversa. O próprio ministro Nelson Jobim (Defesa) disse que lá consegue-se colocar só técnicos”, garante Temer. “Jamais houve qualquer pedido e nem ele (o presidente Lula) solicitou o apoio de nomes”. A coluna insistiu: e se o presidente pedir? Aí sim, consentiu o deputado, podem aparecer indicações. No Planalto Temer ainda revelou os bastidores da citada “revolta” do partido sobre o novo estatuto da Infraero e as demissões de apadrinhados de partidários na estatal. Diz que foi uma tremenda coincidência a presença dele, de Jobim, do líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e do líder no Senado, Romero Jucá (RR) no gabinete presidencial.

Explico “Fui chamado pelo presidente Lula para tratar e conversar sobre duas medidas provisórias – a 449 e a 457. E houve uma coincidência de o Jobim estar na antessala. E chamou a mim, e o líder do Senado”.

E entraram todos.

Pé do ouvido “E na entrada, de pé, com o presidente Lula, houve uma conversa rápida sobre essa questão, não sei por que estão dando dimensão a isso. Nós fomos lá para tratar das medidas provisórias”.

Eu, não! Temer completa, defendendo o partido: “O que ele (Jucá) tem é um irmão num cargo de terceiro escalão, numa empresa de segundo escalão. Ou seja, um emprego. E a partir desse emprego, criou-se a ideia de que o PMDB é fisiológico porque ‘domina’ a Infraero”.

Intensivão O ex-governador da Paraíba Cássio Cunha ficará quatro meses aprimorando o inglês, em Cincinatti (Ohio), onde também vai aprofundar estudos sobre uso das águas no novo século.

Velho Xico A PEC da Transposição do Rio São Francisco entrará na pauta da Câmara, enfim, nesta semana.

Anistia em Aracaju A Comissão Nacional de Anistia vai se reunir na segunda em Aracaju (SE), na sede da OAB, para julgar 30 processos requeridos por sergipanos vítimas do regime militar.

O presidente da Ordem, Cezar Britto, vai acompanhar.

Morto vivo A Quarta Turma do STJ frustrou tentativa de golpe de gaiato contra a Bradesco Previdência. O pai do requerente da ação, morto por asfixia, havia feito seguro um mês antes da morte. Segundo B.O.

da polícia, era suspeito de ligação com a máfia coreana.

Daí? E daí que a polícia descobriu que o falecido encomendara a própria morte para a família receber o milionário seguro.

Aço esfria A produção brasileira de aço bruto em abril bateu 1,7 milhão de tonelada – menos 0,1% em relação a março e queda de 40,4% quando comparada com o mesmo mês em 2008.

Aço esfria 2 Embora a produção de laminados mês passado, de 1,5 milhão de tonelada, tenha crescido 11,5% em relação a março, houve queda de 33,8% quando comparada com abril do ano passado.

Tudo zen O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário estadual de Desenvolvimento, Júlio Bueno, vão aprender a controlar o estresse diário com técnicas de respiração e meditação. A aula prática de 20 minutos será na quarta, durante a mesa de abertura do I Fórum Renovar de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

Nenhum comentário: