quinta-feira, maio 28, 2009

BRASÍLIA - DF

PSB por Ciro

Guilherme Queiroz
Correio Braziliense - 28/05/2009
 


Acaba de sair do forno mais uma pesquisa eleitoral, desta vez, encomendada ao Ibope pelo presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A consulta será usada para mostrar ao presidente Lula que, num cenário de José Serra ou Aécio Neves versus Dilma Rousseff, os votos do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) vão em sua maioria para o PSDB. Na pesquisa do Vox Populi encomendada pelo PT, essa transferência de Ciro para o PSDB ficou na faixa dos 7%. Na pesquisa do Ibope está na casa dos 9%. 

* * * 
Em tempo: a consulta mostra ainda que Lula é hoje quem tem a avaliação mais favorável entre instituições e pessoas, com 79%, acima das Forças Armadas, que têm 75%. Em seguida vêm os sindicatos e o Ministério Público, com 74%. A Igreja Católica e a imprensa aparecem logo abaixo, com 71%.


Candidatos bem na fita

José Serra aparece com 68% de avaliação favorável, na frente do Judiciário, com 64%. Ciro surge com 44% do que os pesquisadores chamam de “favorabilidde”. Dilma Rousseff aparece com 35%, enquanto Aécio surge com 27%. Com um detalhe: 31% disseram não conhecer a ministra o suficiente para opinar. No caso de Aécio, esse desconhecimento é de 35%. Apenas 9% não conhecem Serra. 

Tá explicado

Esses 35% mostram por que o PSDB mineiro trabalha tanto por uma prévia no partido. É a forma de Aécio se tornar conhecido e poder concorrer em pé de iguladade contra o governador paulista.

Congresso, nada mal

Depois do bombardeio que o Poder Legislativo sofreu nos últimos meses, a instituição até que não tem do que reclamar. A pesquisa do PSB apresenta o Parlamento com 57% de avaliação favorável. Quem tá mal mesmo é o MST com 55% de desfavorável. Só perde para Fernando Henrique Cardoso, 57%. 

Quem paga?

As operadoras de telefonia celular querem que o poder público pague metade do custo da operação das escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Esse é o maior lobby hoje em torno da da nova lei sobre o assunto, em discussão na Câmara. Somente em 2008, segundo as empresas, foram gastos R$ 15 milhões no auxílio às investigações. Caso não haja acordo pela partilha, a conta deverá ser repassada ao consumidor. 

No cafezinho


 
 


De mudança/ O ex-senador Valmir Amaral (foto) está construindo um barco e até comprou um apartamento de cobertura em Maceió. Sinal de que vão de vento em popa as conversas para ser suplente na chapa de Renan Calheiros (PMDB-AL). “Amaral quer dizer amar Alagoas”, diz o ex-senador. 

Mais uma/ Está criada a CPI da conta de luz pedida pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE). Falta apenas os líderes indicarem seus integrantes. 

Renan, “o cara”/ Quem fez as contas garante: Renan Calheiros tem pelo menos quatro titulares e quatro suplentes na CPI da Petrobras: os três do PMDB e Fernando Collor, em campo. E, no banco, os dois do PMDB e Gim Argello (PTB-DF). Gim é eternamente grato a Renan, que arquivou o processo contra o petebista na Mesa Diretora quando ainda era presidente da Casa. 

Portfólio/ O secretário municipal de Subprefeituras de São Paulo, Andrea Matarazzo, enviou aos deputados federais do PSDB um livro resumindo seu trabalho à frente da pasta. Trata-se de uma caprichado compêndio ilustrado com imagens de obras tocadas pelos subprefeitos na capital paulista. Mas houve quem desse falta de uma foto que fosse do governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Nenhum comentário: