quinta-feira, maio 14, 2009

ARI CUNHA

Estômago acima do coração


Correio Braziliense - 14/05/2009
 


A ânsia por dinheiro está deixando o brasileiro em desarmonia com a estrutura física. Ninguém fala em ser. Todos querem ter. Quem não pode, avança e vai atrás do dinheiro. Em geral, está nas mãos do governo. Por mais que deseje, o poder não pode usar peneira fina. Aceita, mesmo sabendo o que acontece. De outras, recebendo propinas que ajudam os orçamentos domésticos ou a ganância de possuir mais. Desde a crise econômica, muita gente não dá valor às amizades. O peito erguido, em postura falsa, acha que todos aceitam aquela aparente superioridade. No Congresso, um dos deputados mais complicados possui um castelo e não paga impostos. Há os que defendem o crime. Há os que o condenam. Há, ainda, os que lamentam não possuir a mesma ousadia para tanto capricho. Todos os criminosos do mundo se enchem de defeitos. Os advogados sabidos explicam a letra da lei. Mas todos serão condenados como sonegadores de impostos. Essa é a maneira mais fácil de apanhar o ganancioso. Al Capone passou muitos anos livre e foi preso por dever Imposto de Renda. A cabeça de muita gente enfrenta dificuldade que um dia poderá dividir o dinheiro, as amizades, a família. O sofrimento do ingrato aparece pelo estômago, coração e cérebro. E como pesa.


A frase que não foi pronunciada

“Não sou a irmã caçula do Bambi.”
Candidata do PT pensando nas propostas do partido.


Chapéu alheio 
Um ano é o prazo que o trabalhador tem para sacar o FGTS em conta inativa, quando estiver fora do regime do fundo. O ministro Carlos Luppi quer mais mudanças no FGTS. E conseguiu. O dinheiro do trabalhador está sendo usado pelo governo em empréstimos para a compra de casa própria e materiais de construção. 

Novidade 
Há sinal de mudança no Regimento Interno do Senado. Vai regulamentar, de forma diferente da atual, os trâmites para a indicação do cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Coincidentemente, a medida vem depois de o TCU apontar irregularidades em obras do PAC e no ProUni. 

Mãe-joana 
Michelli Brown, que mora na Flórida, cobrava mais de US$ 50 mil dos clientes que queriam gastar com prostituição. As transações financeiras eram feitas pela internet. O problema que levou madame Brown a responder processo foi sonegação de impostos. O mais estava dentro da lei. 

Prostituição 
Por falar no assunto, pegou mal a comparação do presidente Sérgio Gabrielli. Ele disse que a Petrobras é uma Geni. Chico Buarque dizia que a Geni, prostituta, aceitava todos como fregueses. Menos aqueles nobres cheirando a brilho e a cobre. 

Vigília 
Dentro de modelos americanos que lutam pela preservação do meio ambiente, Cristiane Torloni, Marcos Palmeira e Vitor Fasano levam ao Senado 1 milhão de assinaturas. Eles querem a preservação de 80% de florestas nos terrenos rurais da região. Senadores ligados à agricultura querem baixar o índice para 50%. 

Cachaça 
Cachaça de Salinas é cara. Já em Crusilha, também em Minas, é mais barata e melhor. É só escolher e perguntar, que o Mercado Municipal indica. 

Poupança 
Economizar na poupança sempre foi o sonho do pobre que todos os meses deixa algum dinheiro para render. Como no Brasil só se pensa no lucro, e o governo dá o exemplo, o que se planeja é cobrar Imposto de Renda sobre poupança. Anunciam que será no próximo ano. O povo está desconfiado.

História de Brasília

Hoje é domingo, 29, dia de passar benzina na casaca alugada para a posse. Amanhã, escovar, e depois envergá-la com a falsa naturalidade que o traje exige. (Publicado em 29/1/1961)

Nenhum comentário: