quarta-feira, maio 13, 2009

ARI CUNHA

Asfalto impuro


Correio Braziliense - 13/05/2009
 

A prefeita de Fortaleza está determinada a só refazer o asfalto da cidade quando a chuva parar. Talvez ela não tenha tomado conhecimento do dilúvio que houve na humanidade. Dessa forma, promete que só fará a operação tapa-buraco quando o sol se firmar. Isso, diz a todos pulmões para quem quiser ouvir. Uma autoridade só consertar o asfalto quando o sol chegar, a quem mora longe há o sentido de falta de informação. Mas a prefeita Luizianne Lins não tem outra conversa. Trazendo o caso para Brasília, a decisão assusta. É que nossas avenidas e superquadras estão vivendo a aflição que domina os moradores. Esta coluna defende a tese de que o asfalto da cidade deve ser todo removido. A necessidade é que se faça asfalto com trabalho regido pelas normas internacionais. Como estamos agindo, é jogar dinheiro pela janela. Os empreiteiros não têm interesse em obra para durar. Como está, é vantajoso para as empresas que fazem asfaltamento. Vai custar muito menos do que se fosse refeito como está. Veja-se que o asfalto para duração longa vai sair mais barato e a população terá sempre a seu alcance pistas com as quais os automóveis modernos viverão mais. Os ônibus vão ser mais confortáveis e os acidentes serão reduzidos pelo menos para quem dirige com o juízo.


A frase que foi pronunciada

“Essas empresas não nos fazem falta. Vamos enterrar o capitalismo na Venezuela.”
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, ao expropriar 60 empresas prestadoras de serviços da área petroleira.


Cuidado 
O comandante do avião que partiu do Recife para Fortaleza na segunda-feira teve procedimento cuidadoso. Quando se aproximava da pista na capital cearense, observou muitas aves. Preferiu arremeter. O perigo de desastre desapareceu. Terminado o pouso, explicou o que aconteceu e recebeu elogios dos passageiros que desembarcavam. Uma senhora disse que estava gelada. O sorriso da tripulação fez com que melhorasse. 

Queda da dengue 
Dados oficiais mostram que a dengue está reduzindo em todo o país. A orientação do Ministério da Saúde está dando resultados. Nada de se encher de remédios. Os cuidados devem ser caseiros, e a alimentação. O país registrou 226.513 notificações da dengue nas primeiras 15 semanas. No mesmo período, em 2008, o total chegou a 440.360 casos. 

Faculdades 
Pelo menos 20 grandes empresas tomarão conta do ensino superior, até o ano 2015. A razão é o crescimento desmesurado do número de faculdades, a maioria das quais não possui densidade financeira e profissionalismo na gestão. O resultado vem no estudo da consultoria LatinLink, dirigida por Ruy Coutinho, ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Setores do governo ficaram preocupados com essa perspectiva. 

50 anos 
Consolidação de Brasília se fortalece com a chegada dos 50 anos. A Corrida do Trabalhador, promovida pelo Sesi no Dia do Trabalho, reuniu 2 mil inscritos. O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha, primou pela organização da prova, que distribuiu prêmios aos participantes. 

Turquia 
A entrada da Turquia na União Europeia resulta de entendimentos entre Ancara e Washington. O parlamento turco diz que os Estados Unidos foram enriquecidos pela cordialidade com que o assunto foi tratado. Obama fez como em seu tempo de Senado. Preferiu falar por último, com os aplausos dos presentes. 

Proteção 
O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, adotou providências que receberam aplausos no estado. Mandou cercar toda a área vegetal do Rio Cocó. A ideia é a preservação do tão insultado rio de Fortaleza. Os predadores adotam novas ações. Estão proibidos de roubar madeira da área. 

Sonegação 
Como o assunto é Ceará, merece rejeição dos turistas e seus habitantes. Com as dificuldades econômicas, aumentou a burla contra impostos. Mesmo empresas de porte não usam a nota fiscal. Algumas sequer aceitam cartões de crédito. Preferem cheques preenchidos pelo usuário. Esse é o perigo maior.

História de Brasília

Todos os membros do Congresso receberam convite para a posse do sr. Jânio Quadros, sendo que esses convites são extensivos à “excelentíssima senhora”. Como, entretanto, há parlamentares viúvos, solteiros, e padres, os convites deveriam possuir texto diferente, mas foram se lembrar disso já na última hora, e ficou assim mesmo...

Nenhum comentário: