quinta-feira, abril 02, 2009

PAINEL

Emparedando Lula


RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/03/09

Enquanto o governo tesoura o Orçamento por todos os outros lados, mas preserva os aumentos salariais já acertados com os servidores, várias categorias insatisfeitas do funcionalismo ameaçam cruzar os braços, comprometendo a vitrine eleitoral do PAC. 
No Dnit, engenheiros planejam repetir a greve de outubro passado. Na CEF, engenheiros, advogados e arquitetos prometem parar se não for revista a proposta de reajuste feita pelo banco (inicialmente, acréscimo de R$ 70 ao piso e de R$ 26 ao topo das carreiras). No caso da Caixa, além do PAC sofreria o plano habitacional. No Ibama, servidores responsáveis pelo licenciamento das obras vão na mesma toada.

Pré-requisito - O governo já decidiu que qualquer medida compensatória da queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios terá caráter seletivo. Ou seja, só beneficiará as pequenas cidades, mais dependentes do FPM.

Pano rápido - Ao discursar anteontem no encontro de prefeitos paulistas, em Santos, a ministra Dilma Rousseff pulou a página que tratava da dívida dos municípios.

Propositivos - PSDB, DEM e PPS protocolam hoje dois projetos na Câmara. Um cria a equalização automática do FPM (se cair o repasse, o governo federal tem de compensar as prefeituras). O outro amplia o crédito para municípios cumpridores da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Escola - Depois da Embraer, a Usiminas. O TRT de Belo Horizonte suspendeu as 2.200 demissões na empresa. A audiência será no dia 23.

Corretivo - As centrais sindicais pedirão ao governo que exclua a Peugeot do IPI reduzido. A montadora demitiu 250 anteontem.

Green Lula - Por ter viajado de trem de Paris a Londres, Lula ganhou do jornal ‘The Guardian’, com destaque na na primeira página, a qualificação de ‘low carbon leader’.

Sem recreio - O facão no Orçamento ceifou o ‘Recreio nas Férias’, projeto do Ministério do Esporte que atenderia 500 mil crianças em julho.

Turma - José Sarney (PMDB-AP) resolveu trocar o advogado-geral do Senado. Sai Luiz Fernando Bandeira de Mello, indicado por Garibaldi Alves. Entra Shalom Granado, da turma do degolado diretor-geral Agaciel Maia.

Nem aí - Um dia após a Mesa da Câmara aprovar restrições ao uso da verba indenizatória, líderes de cinco partidos (PMDB, PT, PP, PTB e PV) se reuniram para criar projeto de resolução que ressuscite 1.163 Cargos de Natureza Especial extintos em 2006.

Memória - Os CNEs foram reduzidos à metade na esteira de reportagens que mostraram o desvio desses funcionários para gabinetes da Câmara e para escritórios dos deputados nos Estados. Os artífices do novo trem da alegria querem ampliar o contingente em suas bases para 2010.

Por fora 1 - Conversa telefônica entre Bezerra e um diretor da Camargo Corrêa em 29 de setembro do ano passado, pouco antes do primeiro turno das eleições municipais. ‘Posso passar no Fiesp? Ou outro e-mail?’, pergunta Fernando Dias Gomes sobre comprovantes de doações feitas a políticos. ‘É melhor no outro’, orienta Bezerra.

Por fora 2 - Ao autorizar a quebra do sigilo de e-mail do lobista da Fiesp, a Procuradoria alegou que o endereço poderia ‘vir a ser utilizado para a prática de atividades ilícitas’.

Tiroteio

Caiu o véu que escondia a irresponsabilidade fiscal do governo Lula. Quem produzia o superávit primário eram Estados e municípios. A recessão secou a fonte. 
Do deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS (PSDB-ES), sobre o déficit nas contas do governo em fevereiro, o primeiro nesse mês desde 1997.

Contraponto

Melhor dizendo

Cercado de ministros como Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e José Múcio (Relações Institucionais), o presidente em exercício, José Alencar, conduziu ontem reunião no Planalto para tratar da queixa das prefeituras, que, com a crise, viram despencar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios. 
Como o encontro não foi conclusivo, Múcio perguntou: 
-Devo recomendar aos nossos líderes no Congresso que digam que o governo está debruçado sobre a questão? 
Alencar pensou um pouco e respondeu, bem-humorado: 
-Eu não diria ‘debruçado’... Oriente os líderes a dizer que o governo está 
‘examinando’...

Nenhum comentário: