quinta-feira, abril 02, 2009

INFORME JB

Anac pode ter seus atos contestados

Perigo no plano de voo da Anac

Jornal do Brasil - 02/04/2009
 

 

O mandato de um dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil, Ronaldo Serôa da Mona, venceu no dia 21 de março. Ele continua participando de reuniões da diretoria, o que torna contestável juridicamente os atos da Anac decididos em colegiado neste período

A Agência Nacional de Aviação entrou ontem num suspense que deve mudar seu plano de voo, por conta de um imbróglio envolvendo o cargo do diretor Ronaldo Serôa da Motta. Entrou na Anac em 2006 no lugar de Josef Barat, que teria mandato de três anos. Acontece que o mandato de Serôa, segundo interpretação do regimento da agência, venceu no último dia 21, o que invalida suas ações de lá para cá. Isso ocorre porque a data de início dos mandatos dos diretores é retroativa à posse do primeiro presidente, Milton Zuanazzi, que foi 21 de março de 2006. Para a assessoria da Anac, Serôa só deixaria o cargo em agosto. De olho, o PMDB do Rio se mobilizou. A turma carioca alega que, por acolher a futura sede da agência, tem direito à vaga. Para variar.

Adeus, mundo cruel

A presidente da Anac, Solange Vieira, arrumou uma agenda para esticar as férias de duas semanas que vai tirar. Segue em viagem oficial ao Chile e depois Austrália, para visitar aeroportos. De lá, curte a Oceania com a família.

Eu também

Quem vai de carona na excursão oficial de Solange é o diretor Marcelo Guaranys. E depois, evidente, entra de férias também. Por lá.

Óia eu aqui

Quem segura a Anac nesse período é, acredite, o chefe-de-gabinete Waldin Rosa de Lima. Um tucano. Foi ele o consultor financeiro da campanha de Geraldo Alckmin, atuando de dentro da... Nossa Caixa, onde tinha cargo de diretor "sem rendimentos".

SOS União

O PSDB fechou ontem acordo em torno da proposta a ser apresentada: que o Tesouro compense as cidades que tiveram perdas nos repasses federais e do Fundo de Participação Municipal. "É algo como a Lei Kandir", explica um deputado.

Terra da magia

PMDB e PT já têm suas pré-chapas para 2010, revelam reuniões recentes. O PMDB vai de Geddel Vieira Lima para o governo, com Cesar Borges (PR) e Paulo Souto (DEM) para o Senado. No PT, Jaques Wagner vai à reeleição, e para a Casa Alta tentam um candidato do PT (em aberto) e Otto Alencar (PP).

Terra da magia 2

A OAS comprou o falido Salvador Praia Hotel. Vai investir pesado ali com duas sócias.

Ciclo do Garoto

O ex-governador Anthony Garotinho (foto) quer mesmo voltar à política, não se sabe se ano que vem. Começou a encomendar pesquisas para saber a preferência de seu eleitorado no estado do Rio. Revelou a um amigo que fará isso mensalmente, de maio a setembro. E em outubro decide a que se candidatar, em que eleição, e onde.

Trio do PP

O senador Francisco Dornelles, presidente do PP, convidou para o conselho consultivo da nova gestão os veteranos Ernane Galvêas, Pedro Grossi e Esperidião Amin

Raios X

Em tempos de crise, vale ouvir o mercado de ponta a ponta. A Deloitte promove em toda a América Latina e Caribe uma pesquisa on-line junto às empresas sobre práticas, visões e preocupações sobre Sustentabilidade nas relações entre organizações, consumidores e o mercado em geral. O resultado será apresentado no Fórum Econômico Mundial na América Latina, no Rio.

De família

Um leitor lembrou a tempo. O avô do general Wellington Fonseca foi almirante-de-esquadra. Fonseca, que vai para a reserva, foi citado por ter sido comemorado no Planalto como primeiro general negro.

Data venia

A Embrapa Aves e Suínos informou que as normas técnicas internacionais adquiridas por R$ 4 mil não estão disponíveis na internet.

Nenhum comentário: