terça-feira, março 24, 2009

PAINEL

Quero o meu IPI

RENATA LO PRETE
Folha de S. Paulo - 24/03/2009
 

Com a escalada de demissões, as centrais sindicais passaram a conviver com um novo item na pauta de reivindicações: diversos setores agora pleiteiam diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados como moeda de negociação para manter empregos.
A pressão é maior por parte daqueles que se dizem na mesma situação das montadoras -às quais já foi concedida a redução de IPI. A Pirelli quer que o governo corte o imposto sobre a borracha para evitar novas demissões e redução da jornada. Alega que houve retração na produção de tratores e caminhões.
O agronegócio cobra, via CNA, socorro para segmentos como ração e tecnologia agrícola.



Marcha
As centrais definiram ontem o roteiro da manifestação conjunta que farão na próxima segunda-feira: o protesto começará na porta da Fiesp e, de lá, seguirá para o escritório do Banco Central e depois a Bovespa. A Força Sindical encomendou 300 faixas contra o desemprego. 

Ponte
Com previsão de greve até sexta, o setor petroleiro, comandado pelo CUT, vai "emendar" a paralisação com o ato das centrais pelo país. 

Porto seguro 1
Um poderoso lobby, com apoio de partidos da base de Lula, deve garantir o aditamento, sem licitação, do contrato de arrendamento do terminal de contêineres do porto de Salvador. A Wilson & Sons deve manter a concessão por mais 25 anos e dobrar a área do terminal. 

Porto seguro 2
Dois diretores da Codeba, a companhia de Docas da Bahia, deixaram a estatal por discordar do aditamento, alegando que haveria outros interessados na concessão. O ministro Pedro Brito, dos Portos, deve dar aval à decisão, que tem apoio do PT e do PR no Estado. 

Plano de voo
O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) apresenta hoje requerimento de informações para que os ministros Dilma Rousseff, Tarso Genro, Carlos Minc, Guilherme Cassel e Nilceia Freire informem quem pagou voo e estadia no Rio no fim de semana, em que participaram de encontro do PT. 

Check-in
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, assinou protocolo com o governo de Portugal para implantação de controle eletrônico de entrada de estrangeiros no país. O sistema identifica o portador pelo rosto, pela impressão digital, assinatura ou pela íris.

Nem vem 1
A dianteira de Hélio Costa no Datafolha despertou temor no PT de Minas de que a direção nacional queira forçar o apoio ao ministro, em nome do acordo nacional com o PMDB. 

Nem vem 2
"Nós temos experiência em aliança com o PMDB", ironiza um petista, lembrando a malfadada chapa Nilmário Miranda-Newton Cardoso, em 2006. 

Fora do ninho
Sem cabeleira para chacoalhar, o governador José Roberto Arruda (DEM-DF) posava para fotos no show da banda Iron Maiden quando levou um puxão de orelha dos assessores para que trocasse o tradicional "V" de vitória pelo gestual metaleiro, que tinha mais a ver com o clima local. 

Pior a emenda
Tião Viana (AC) subiu pelas paredes ao ler relatos de petardos que Renan Calheiros (AL) teria lançado contra ele no jantar que deveria selar a paz entre PT e PMDB. "A tal reunião foi um presente de grego. Não me venham com esse saco de bondades", disparou. 

Legenda
Governadores com processos na fila do TSE se preocupam com a composição partidária da lista. Foram cassados um do PSDB e um do PDT. O próximo é Luiz Henrique (SC), do PMDB. O sétimo da lista é Marcelo Déda (SE), do PT. Acham que ninguém será poupado.

Tiroteio

"A caravana do DEM para fiscalizar o PAC vai seguir a mesma fórmula usada nos sete anos em que eles comandam a primeira-secretaria do Senado: criando 181 diretorias para aliados."


Do deputado MAURÍCIO RANDS (PT-PE), sobre ideia do partido oposicionista de percorrer o país para conferir o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento.

Obamalândia

Ao final da visita de Lula à Casa Branca, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi mostrar ao brasileiro o playground que mandou construir para as filhas nos jardins da residência oficial. Após as despedidas, os jornalistas e fotógrafos tentaram puxar papo com Obama.
-E o senhor, já brincou aí?
-Não, mas já balancei muito as meninas -, respondeu.
No melhor estilo "gente como a gente", continuou:
-Isso fica muito tempo parado. Vou convidar os filhos dos funcionários da Casa Branca para brincar.
E já ia saindo quando arrematou, para os fotógrafos:
-Aliás, quem aí tiver filhos pode trazê-los também!

Nenhum comentário: