quinta-feira, março 12, 2009

ILIMAR FRANCO

A crise na crise

Panorama Político
O Globo - 12/03/2009
 

O ministro José Múcio está se preparando para administrar uma rebelião na base do governo no Congresso. Ela tem data marcada para ocorrer, 20 de março, quando o governo Lula anuncia um megacontingenciamento que vai atingir a totalidade dos R$19 bilhões de emendas parlamentares. Desta vez, a área econômica advertiu os articuladores políticos de que não se trata de um congelamento, mas de um corte para valer nos gastos públicos. 

"Marolinha": Lula chama governadores 

A cada dia o presidente Lula está mais apreensivo com a crise econômica. Por isso, ele chamou para uma conversa, na noite de ontem, no Palácio da Alvorada, os governadores Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE), Wellington Fagundes (PI) e Ana Julia Carepa (PA). Lula está inquieto com a incerteza, provocada pela ausência de um horizonte no tempo e no tamanho do buraco da crise. Para mitigar o desemprego, quer o setor público alavancando a economia. "Não podemos deixar a peteca cair", disse aos petistas, pedindo a eles que não parem de trabalhar e de empurrar a iniciativa privada. Outros governadores serão chamados. 

Dos nomes que estão aí, ele é o único que não tem rabo de palha" - Paulo Maluf, deputado federal (PP-SP), em apoio ao nome do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para o governo de São Paulo 

VERDES. Na visita do príncipe Charles ao Congresso, o líder do PV na Câmara, Sarney Filho (MA), defendeu que os serviços ambientais prestados pela Amazônia sejam remunerados e sugeriu ao príncipe de Gales que lidere esse movimento. Já o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), aproveitou para defender seu projeto que cria um Fundo Mundial Ambiental, com a cobrança de taxa de até 1% sobre as importações. 

O caminho 

A comissão de sindicância da Câmara vai pedir a punição de Edmar Moreira (MG). A base será o artigo do Código de Ética que define como quebra de decoro usar a verba de gabinete em desacordo com o princípio da impessoalidade.

Está dominado 

Os ruralistas tomaram conta das comissões de Meio Ambiente da Câmara e do Senado. Na Câmara, são 16 dos 35 integrantes. No Senado, são 17 dos 34 membros, entre eles a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO). 

Acelerar os acordos eleitorais 

O governador José Roberto Arruda (DF) foi anfitrião de almoço ontem que reuniu os presidentes do DEM, Rodrigo Maia (SC), e do PSDB, Sérgio Guerra (PE). A oposição quer acelerar a definição de chapas conjuntas nos estados. Os dirigentes nacionais temem que, se deixarem por conta dos líderes regionais, as rejeições locais se consolidem. Os maiores problemas, entre PSDB e DEM, estão na Bahia, no Rio Grande do Sul e em Goiás. 

Tarso e os pugilistas cubanos 

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) vai exibir reportagem do "Fantástico" hoje, na Comissão de Relações Exteriores do Senado. O ministro Tarso Genro (Justiça) foi convidado para explicar o envio, para Cuba, de dois pugilistas cubanos. Na reportagem, um deles, que vive nos Estados Unidos, declarou que eles rejeitaram oferta do governo brasileiro para permanecerem no Brasil depois do Pan. O ministro acredita que com isso o episódio terá um ponto final. 

EM DEFESA do governador Aécio Neves (MG), fala o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE): "Em Minas há uma excitação grande pela candidatura a presidente; a situação dele é difícil". 

O PRESIDENTEda Câmara, Michel Temer (SP), sai em defesa do governador Luiz Henrique (SC): "Estou estarrecido com seu processo de cassação. Ele foi o único que deixou o cargo para concorrer à reeleição". 

CÓDIGO CIVIL. José Genoino (PT-SP) está coletando assinaturas para apresentar projeto que reconhece a união estável de pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário: