quarta-feira, março 11, 2009

ILIMAR FRANCO

Governo quer dois pontos

Panorama Político
O Globo - 11/03/2009
 

São intensas as pressões para que o Copom reduza em dois pontos percentuais a taxa de juros Selic. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou proposta do líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), convidando o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para falar da política monetária. O governo não esperava uma redução da atividade econômica de 3,6% do PIB no quarto semestre de 2008. "Foi uma paulada que nos surpreendeu", disse um ministro palaciano. 

São Paulo: O PT ruma para o isolamento 

Os aliados viraram as costas para o PT paulista. PSB, PCdoB, PDT, PP e PR se articulam em torno da candidatura do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ao governo do estado. Do outro lado, a oposição (PSDB-DEM-PPS) atraiu PMDB, PTB e PV, para lançar Aloysio Nunes Ferreira ou Geraldo Alckmin. A candidatura de Skaf teria como alicerce o fim da CPMF e a redução dos impostos. Apesar de Skaf ser identificado com a oposição, os partidos que podem apoiá-lo dizem que suas bandeiras são populares, seu discurso é nacionalista e que ele dirige o sistema Sesi/Senai em São Paulo, que formou 1,2 milhão de pessoas em 2008. 

Não se constrói um projeto para o país de alguns gabinetes ou da Avenida Paulista" - Aécio Neves, governador de Minas, em resposta às críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso às prévias no PSDB 

A FARRA DAS HORAS EXTRAS. O ex-primeiro-secretário do Senado Efraim Morais (DEM-PB) revelou que os 81 senadores têm responsabilidade no pagamento de R$6,2 milhões em horas extras para funcionários da Casa no recesso, em janeiro. Em aparte, Tião Viana (PT-AC) contou que o fato se repete há 15 anos. Os líderes e a maioria dos senadores, no plenário, preferiram fazer de conta que não tinham nada com isso. 

Terras de Marinha 

O governo prepara uma medida para regularizar a ocupação de terrenos da Marinha, concedendo isenção para pessoas de baixa renda. O texto está sendo negociado pela Secretaria de Patrimônio da União em conjunto com o Senado.

Pedofilia 

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pode votar hoje projeto polêmico do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS). A proposta criminaliza os operadores de laboratórios de fotografia que não denunciarem a prática de pedofilia. 

A CPI abandonada 

O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), retirou seu apoio à iniciativa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que coleta assinaturas para criar a CPI dos Fundos de Pensão. "O governo é contrário a esta CPI, pois ela criaria instabilidade num momento em que o país precisa de tranquilidade para enfrentar a crise", explicou Alves. Cunha e o PMDB do Rio propuseram a CPI com o objetivo de pressionar por mudanças no Real Grandeza. 

Para a Caixa, é intriga do PMDB 

A assessoria da Caixa Econômica contestou dados divulgados por autoridades presentes à reunião para tratar do novo programa de habitação. "É intriga do PMDB", disse um assessor. Nota de esclarecimento diz que "o prêmio de seguro/prestação total para mutuários com idade na faixa de 50 anos é de 8,32%"; "a relação percentual superior a 35% verificava-se para mutuários com idade acima de 60 anos"; e que "a prática de tabelas, de acordo com a faixa etária dos mutuários, é uma regra mundialmente consagrada". 

TROCA-TROCA: O líder do governo José Serra, Barros Munhoz (PSDB), vai presidir a Assembléia Legislativa paulista. O atual presidente, Vaz de Lima (PSDB), vai substituí-lo como líder do governo. 

EFEITO CASCATA: O presidente da Assembleia de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), vai colocar na internet, em maio, a prestação de contas, com notas e CNPJ, da verba indenizatória dos deputados. 

O MINISTRO José Temporão (Saúde) foi anunciado, na posse da deputada Íris Araújo (GO) na presidência do PMDB, como "o ministro das mulheres".

Nenhum comentário: