terça-feira, março 10, 2009

ILIMAR FRANCO

O "spread" da Caixa

Panorama Político 
O Globo - 10/03/2009
 

Governadores e ministros reunidos ontem para debater o novo programa de habitação foram duros na crítica à Caixa Econômica. Ficaram escandalizados com o impacto do seguro de vida no valor do imóvel. A parcela do seguro na prestação de um cidadão com 50 anos é de 37,5%. "É escorchante", disse um dos presentes. Apenas 2% dos mutuários morrem antes de pagar o financiamento. 

BB quer comprar o Banrisul 

Quando o governo Lula chegar ao seu final, em 2010, é possível que nenhum banco público estadual sobreviva. O Banco do Brasil já adquiriu o Besc (Santa Catarina), o BEP (Piauí) e a Nossa Caixa (São Paulo). Agora está negociando o preço da compra do BRB (Brasília) e realizando auditoria para definir o valor do Banestes (Espírito Santo). Os próximos alvos do BB são o Banpará (Pará) e o Banese (Sergipe). O caso do Banrisul (Rio Grande do Sul) é o mais complicado, pois será preciso mudar a Constituição estadual. Mas no BB se avalia que a compra da Nossa Caixa abriu uma janela ideológica para viabilizar o negócio. 

O PMDB está nadando de braçada na sucessão presidencial" - Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional 

Vento a favor 

A direção nacional do PCdoB passou o fim de semana reunida. Fez a primeira avaliação de suas perspectivas eleitorais para 2010. Os comunistas fixaram como meta eleger uma bancada de 30 deputados federais. Em 2006 foram 13. 

Eles não pegam onda no mesmo mar 

O ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) previu ontem, em seu ex-blog, que "o impacto social do desemprego é progressivo e será sentido no segundo semestre". Já os tucanos têm uma visão ufanista do tema. A página do PSDB na internet garante que "os governadores eleitos pelo PSDB vão gerar um milhão de novos empregos em 2009". Os tucanos citam ainda as medidas de geração de empregos adotadas em Minas Gerais e São Paulo. 

Emenda pelo direito de votar 

Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), recebem hoje um abaixo-assinado com 22 mil assinaturas pela aprovação de emenda constitucional que permite aos brasileiros residentes no exterior votar para deputado. Hoje, eles só votam para presidente. A emenda é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Há 2,6 milhões de brasileiros com direito a voto que moram no exterior. Em 2006, 41,3 mil votaram para presidente. 

O PRESIDENTE Lula vai apresentar a ministra Dilma Rousseff aos EUA. Na quinta-feira, participam de seminário no "Wall Street Journal" e, na sexta-feira, de reunião com CEOs de grandes empresas. 

O BALÃO do pré-sal murchou. Avaliação corrente é que houve precipitação do governo. Com o preço do barril em baixa, a regulação está engavetada. 

RECÉM-ELEITO presidente da Comissão de Infraestrutura, o senador Fernando Collor (PTB-AL) que implementar sabatinas de verdade para os indicados para agências reguladoras.

Nenhum comentário: