sexta-feira, março 20, 2009

BRASÍLIA - DF

E o PT não é mais aquele


Correio Braziliense - 20/03/2009
 

Esqueçam os tempos em que as diversas alas do PT se acabavam na guerra interna. Pela primeira vez, na maioria dos estados, os petista caminham para apresentar chapa única para compor os diretórios regionais. E por vários fatores: o principal deles é que as alas Construindo um novo Brasil e Mensagem ao partido estão muito parecidas e o que restou da esquerda petista ficou muito pequeno para buscar o poder pelo país afora. 


No mais, o PT hoje está com as barbas de molho. Está tão interessado em manter os seus espaços de poder a partir de 2010 que, entre a disputa interna e uma unidade em torno da ministra Dilma Rousseff, fica com a segunda hipótese sem pestanejar. Ontem alguns petistas diziam, se os tucanos demonstraram uma união no Recife, segunda-feira, o PT mostrará que tem preparo para fazer o mesmo. A eleição de 2010, pelo visto, será de pragmatismo total.


Entre Ciro e Geddel... 

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, não esconde a preferência de vice para a chapa presidencial de 2010. Ontem, no Ceará, não parou de elogiar o deputado Ciro Gomes (PSB) e tratou de forma fria seu colega de governo, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que já disse certa vez estar interessado em ser o “Dilmo da Dilma”. 

Novo round 

A vida do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, não está fácil. Depois da carga feita pelo PMDB do Rio por causa do fundo de pensão da Embrapa, chegou a vez do PMDB paranaense. Tudo porque Stephanes declarou que pensava em apoiar o senador Osmar Dias (PDT) para o governo estadual e o partido já lançou a pré-candidatura do vice-governador Petrucci e quer que o ministro se retrate. O caso chegou à Executiva Nacional. 

Dois gestos 

Integrante do G-8, o grupo de deputados que comanda o PMDB da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) acaba de perder espaço no conselho de segurança do partido. Os peemedebistas negaram as assinaturas para abrir a CPI dos fundos de pensão e começaram um trabalho interno para enfraquecer os meninos do Rio. 

Se Dilma vacilar… 

Em sua batalha para conquistar o PMDB, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deixou escapar uma lição básica: jamais cancelar um compromisso com governador do partido em cima da hora. Na semana passada, Dilma iria ao Paraná, num evento com o governador Roberto Requião. Ela cancelou e José Serra passou por lá na semana seguinte encantando os peemebistas. 

No cafezinho...
José Varella/CB/D.A Press - 12/3/08
 
 

Chame o Leão! 
Parlamentares que perdem o amigo mas não a piada andam fazendo graça da indicação do deputado João Leão (foto) para relatar a MP 451, que cria novas faixas de contribuição para o Imposto de Renda. Dizem que foi escolhido a dedo pela Receita Federal, que tem como mascote o rei da floresta. De olho na relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias, Leão, o deputado, avisa que ficará manso na hora de tratar da MP. Promete não modificar uma vírgula do texto enviado pelo governo. 

Chez Lula 
Não foi a esmo a escolha de Pernambuco como primeira escala da caravana que o Democratas prepara para fiscalizar o andamento das obras do PAC. Trata-se da terra natal do presidente Lula. O DEM montou um material extenso sobre iniciativas que têm patinado no estado. 

Aposta de quem sabe das coisas 
O Senado que passou a tarde discutindo a crise interna dos escândalos de diretores e benesses vai custar a sair dessa batida. Se vingar a história de colocar ponto eletrônico, por exemplo, há quem diga que faltarão cadeiras para aqueles que constam da folha de pagamento mas não cumprem expediente. A conferir. 

Know-how ruralista 
Há meses em litígio com o governo Cristina Kirchner, produtores argentinos foram ontem ao Senado pedir dicas à Frente Parlamentar da Agropecuária sobre articulação política para combater a elevação nas taxas de exportação. O representante da Bolsa de Cereais da Argentina, Mariano Masso, fará um seminário em Buenos Aires com base nos conselhos tupiniquins. 

Amigos 
Delúbio Soares se encontrou com Marcelo Sereno ontem em Brasília antes de seguir para o Congresso decidido a lutar pelo seu retorno ao PT.

Nenhum comentário: