sexta-feira, março 20, 2009

ARI CUNHA

Explicar faz bem


Correio Braziliense - 20/03/2009
 


Houve precipitação do governo ao conceder aumento ao funcionalismo. Não é novidade que o país não é mais o mais sacrificado pela crise da economia mundial. O otimismo é bom sinal de disposição. Mas há os limites. O desafio do governo Lula da Silva é justificar por que o aumento será adiado. Ou melhor, não vai ser pago enquanto as coisas não melhorarem. Os ministros da área econômica sempre aplaudiram a alegria do presidente Lula ao falar que o Brasil ia sentir apenas uma “marolinha”. Ela cresceu, virou agitação no oceano financeiro do mundo. Não seria justo que um país ficasse olhando a dificuldade e os embates de todos. Não se trata de apertar o cinto ou usar calças curtas. A experiência mostra que falar sem jactância é o melhor para quem está pisando em caminho difícil. Ninguém quer o mal do país. Só os irresponsáveis incentivam a destruição. O caminho aberto para o esforço coletivo marca a unidade de quem sofre. As primeiras casas do Brasil colonizado mantinham o mesmo oitão. Mostravam a solidariedade instintiva contra o colonizador voraz em busca de pedras preciosas e o ouro do nosso subsolo. O Brasil tem seu destino. Avançar além do desejável é colocar o peito aberto à situação difícil. Inteligência e paciência sempre foram bens inseparáveis.


A frase que foi pronunciada

“Quanto menos se briga, mais se produz.”
Presidente Lula da Silva, contra as brigas internas do PT. Os que foram considerados culpados estão voltando.


Prisão 
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova pessoas que terão direito a prisão especial. Da relação são retirados os que têm curso superior. Padres, bispos, pastores evangélicos e pais de santo estão protegidos com o privilégio. 

Greve geral 
Os trabalhadores franceses amanheceram fazendo manifestações contra o desemprego. Desejam que empresas mantenham todos em seus postos à espera de que melhore a crise econômica. A resposta dos patrões ainda não foi dada. Sabe-se que procuram maneira de não acirrar os ânimos, a pedido das autoridades. 

Melhora no Brasil 
Declaração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, chegada ao conhecimento público, afirma que as ameaças de greve foram sustadas. O governo Lula da Silva está projetando vagas para trabalhadores. Diz o ministro que este mês foram admitidos muitos trabalhadores. E acrescenta que 9.199 tiveram carteiras de trabalho assinadas. 

Geleiras 
Notícia de Istambul informa que o degelo das montanhas está aumentando o nível dos mares. Provoca inundações. É o primeiro sinal da mudança climática. A opinião é do ambientalista Mark Smith, dos mais conhecidos no mundo. A seu ver, o aquecimento ocupará o primeiro lugar nas discussões do 5º Fórum Mundial da Água. 

Populares 
O governo se esforça para reconquistar a verba de R$ 202 milhões. Foi prometida à construção de 1 milhão de casas até dezembro. O tempo é curto, e empresas de material de construção não sabem se devem ou não comprar estoque. Se a ordem não sair, poderá haver prejuízo para o comércio e a indústria — que já não vivem clima de abundância. 

Leasing 
A ministra Dilma Rousseff indica a solução de casas populares. Os preços devem ser baixos. Como o dinheiro é curto, tudo será feito pelo sistema de leasing. Quando terminar o pagamento, a casa será de quem pagou. 

Suspenso 
Alto nível de inadimplência coloca o Banco do Nordeste em posição que nega a existência da crise. Mas o fato é que está suspensa a liberação de verbas para produtores rurais no centro-sul do Ceará.

História de Brasília

Quando procedia à limpeza matinal do gabinete do ministro Lafayete de Andrade, no Supremo Tribunal Federal, um contínuo encontrou uma coruja, que passou a ser mascote de toda a equipe transferida para Brasília. (Publicado em 25/1/1961)

Nenhum comentário: