quinta-feira, fevereiro 26, 2009

PAINEL

Questão de lado


Folha de S. Paulo - 26/02/2009
 

As demissões na Embraer, que levaram Lula a se encontrar ontem com a direção da empresa, desencadearam um tiroteio no mundo sindical. Presidente da Conlutas, à qual é filiado o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, José Maria de Almeida acusa o presidente da CUT, Artur Henrique, de ter dormido sobre a notícia dos 4.200 cortes. "Ele estava na reunião em que Lula foi informado, quatro dias antes do anúncio, e não nos avisou", diz Almeida. "Foi mais leal ao governo do que aos trabalhadores."
Procurado, Artur Henrique não se manifestou. A CUT luta na Justiça para rachar a base dos metalúrgicos em São José, criando uma nova entidade exclusiva para os trabalhadores do setor aéreo.

Uma nota só
Sem prejuízo do desabafo de Almeida, muita gente além da CUT critica o sindicato de São José dos Campos por ter tratado a ameaça de demissões na Embraer, durante meses, de maneira "exclusivamente ideológica", sem jamais apresentar um pacote de opções ao massacre que se aproximava. 

Mundo da lua
Boletim do sindicato imediatamente anterior às demissões dedicou-se a convocar os filiados para um bloco de Carnaval. 

Aritmética
Na conversa com Lula, os diretores da Embraer alegaram que, nos últimos seis anos, a empresa contratou 10 mil funcionários, e que, mesmo com as demissões anunciadas, resta um "saldo" de quase 6.000. 

Canseira
Enquanto Lula encontrava a cúpula da Embraer, diretores do sindicato dos metalúrgicos tentavam, sem sucesso, marcar audiência com o presidente -já haviam fracassado ao aparecer de surpresa na sexta-feira. Pretendem esperar até amanhã por uma resposta. 

Capítulo 2
Vencida a etapa de "conhecer melhor" o PT, Dilma Rousseff (Casa Civil) iniciará em breve uma nova fase em sua pré-campanha, buscando aproximar-se da imprensa. Deve passar a dar entrevistas "mais políticas" e a conversar informalmente com jornalistas. Num terceiro estágio, vai se dedicar a contatos com empresários, movimentos sociais e ONGs. 

A conferir
Edmar Moreira, o deputado do castelo, terá na semana que vem a última chance de aparecer na Câmara e ser notificado da investigação sobre notas fiscais de sua verba indenizatória. Se continuar sumido, a Mesa promete processá-lo à revelia.

Convergência
Um cardeal peemedebista acredita ter descoberto o que Lula e José Serra têm em comum: "Os dois querem o PMDB. Fraco o suficiente para ter que aderir. Jamais forte o bastante para poder escolher". 

Usina
Uma ala do PMDB desencava munição contra o correligionário Jarbas Vasconcelos, segundo quem "boa parte" do partido "quer mesmo é corrupção". Um dos casos a ser resgatado é a CPI da Queiroz Galvão, que nos anos 90 investigou doações a Jarbas quando prefeito de Recife. 

Cansei
O governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), que durante muito tempo amortizou as queixas da bancada de seu partido em relação a José Gomes Temporão, não é mais um entusiasta do desempenho do ministro da Saúde. 

Sucatão
Em recente desabafo privado, Yeda Crusius (PSDB) manifestou inconformismo com as críticas recebidas por ter comprado um avião novo. Segundo a governadora gaúcha, no antigo não havia "nem banheiro". Ela teria chegado a perder enterros no interior do Estado devido à precariedade do aparelho. 

Platinada
A TV Brasil contratou o designer austríaco Rudolf Böhm para prestar consultoria gráfica à emissora. Ele foi parceiro de Hans Donner na concepção de vinhetas para a Rede Globo. 

Tiroteio

"O pior do desemprego já passou, graças às medidas anunciadas pelo governo Lula. Só está faltando o governo de São Paulo ajudar." 
De 
CARLOS ALBERTO GRANA , presidente da Confederação dos Metalúrgicos da CUT, apontando falta de ação do tucano José Serra para aliviar a perda de postos de trabalho.

Contraponto 

Natureba por um dia

Em 1982, José Richa (1934-2003) e Maurício Fruet (1939-1998) corriam o Paraná em campanha -o primeiro a governador, o segundo a deputado, ambos pelo PMDB. Certo dia, a agenda incluía almoço preparado por uma renomada cozinheira. Ao perceber a animação de Richa, comilão inveterado, Fruet resolveu pregar-lhe uma peça e procurou a mulher horas antes do evento:
-A senhora poderia maneirar na gordura para o Richa? É recomendação médica...
Solícita, ela levou à mesa picanha, costela e linguiça para todos, exceto o "enfermo":
-Para o senhor eu fiz uma deliciosa sopa de verdura!
Richa ficou dias sem dirigir palavra ao correligionário.

Nenhum comentário: