quinta-feira, fevereiro 26, 2009

ARI CUNHA

Movimento de Brasília

Correio Braziliense - 26/02/2009

Quando a cidade foi inaugurada, as tesourinhas não ligavam todas as superquadras do leste e oeste. Só as ímpares estavam construídas. O número de carros foi aumentando. Quatro anos depois de inauguradas estavam sendo usadas com grande movimento. Nos dias atuais já não suportam o volume de tráfego. Filas de carros esperam minutos para vencer um quilômetro. Sente-se que a coisa está piorando. A W3 chegava só até o Eixo Monumental. O trânsito apanhava a via direita e se dirigia para o Congresso. Havia retorno à esquerda para quem buscasse o caminho do Buriti. Foi aberta a passagem subterrânea ligando a W3 de sul a norte. Os caminhos eram livres. Os governos seguintes começaram a abrir novas direções. São as pernas que se criam no Plano Piloto. O mesmo tem acontecido em ligações para cidades satélites. A última ponte a ser inaugurada demorou um pouco. Foi alterado o projeto. Para ligar o Plano Piloto ao Lago Sul, exigências do meio ambiente. Para fazer os trevos, foram arrancadas árvores do cerrado. Novo sufoco. Brasília já merece viadutos de três ou quatro andares para distribuir o tráfego com eficiência. Sem isso, dentro de um ano estaremos com o tráfego pior do que o de São Paulo. É bom prevenir, já que as burras do governo estão cheias de dinheiro.

A frase que foi pronunciada
“Quem acha que carnaval do Brasil só dura uma semana é porque não conhece o país.”Dona Laurinda saindo no bloco do Bacalhau do Batata

Televisão
Walmor Bergesch pertence à história da televisão brasileira. Organizou equipe em Porto Alegre e outros estados. Faz entrevistas para o livro Os televisionários. Walmor também ouve gente da TV. O livro será o coração da televisão visto pelos dois lados. Não há tendências. São depoimentos às vezes conflitantes. Profissionais do ramo e observadores esfregam as mãos esperando nas livrarias.

Arquiteto
João de barro é o mais perfeito arquiteto da natureza. As casas são de perfeição inigualável. Jurandir Schmidt, na Folha do Meio Ambiente, faz estudo sobre esses pássaros que não gorjeiam. Cantam rindo, e de longe o outro responde. É interessante para quem gosta da natureza conhecer detalhes desses pássaros. A reportagem é ilustrada com casas em vários andares. Forma-se uma comunidade entre os fios de alta tensão.

Turismo
Para quem vai à Paraíba o bom é esticar até Cabedelo. Na praia você freta uma jangada, anda meia hora e chega a Areia Vermelha. É o cume do morro dentro do mar. Funciona com maré baixa. Visitantes e locais chegam, bebem, usam garrafas, copos e, ao saírem fica tudo na praia. Dia seguinte, a cabeça do morro está limpa. A sujeira fica no mar. Natureza não aguenta desaforo.

Embraer
Não foi ouvida pelos assessores a reclamação do presidente Lula contra a Embraer. Trata-se de empresa particular. É privilegiada pelo BNDES com verbas do governo e honra compromissos financeiros. É das maiores empresas do Brasil. No momento, luta para conseguir receber pedidos de aviões novos, que é a sustentação de sua economia. Quando obtém lucros nas negociações, o dinheiro é investido em progresso da empresa.

Novidade
Lula colunista. Essa é a ideia dos assessores para fazer chegar a opinião do presidente aos mais recôndidos lugares do país. As vezes em que o presidente discordar da mídia, terá um lugar próprio para colocar sua opinião. Tudo começou com as Reflexiones del comandante, de Fidel Castro, e Las líneas de Chávez. Agora é a vez de O presidente responde, com Lula.

Solução
Continua a todo vapor a campanha pela internet para concretizar a proposta do senador Cristovam Buarque. Vereadores, prefeitos, deputados, senadores, qualquer ocupante de cargo público deve ter os dependentes em idade escolar matriculados na rede pública de ensino. Agora vai.

História de Brasília
Faça-se, entretanto, justiça ao deputado signatário da carta, que foi um dos valorosos batalhadores pela moralização no Banco do Brasil, mas jamais caberia ao jornalista ser delator. Contrabando há, deputado contrabandista, também. Cabe à Mesa apurar e punir os culpados.(

Nenhum comentário: