sexta-feira, fevereiro 13, 2009

PAINEL

Medida extrema


Folha de S. Paulo - 13/02/2009
 

Pelo menos 4 dos 7 membros da Mesa da Câmara defendem que, em ação inédita, sejam divulgadas as notas fiscais da verba indenizatória do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), suspeito de uso indevido do dinheiro. "Há uma denúncia grave. Isso tem de se tornar público", diz Marco Maia (PT-RS), 1º vice. "Não podemos constranger a Casa para proteger ninguém", opina Rafael Guerra (PSDB-MG), 1º secretário.
A decisão final caberá ao corregedor, ACM Neto (DEM-BA), e ao presidente, Michel Temer (PMDB-SP). A divulgação, se ocorrer, será cercada de cuidados, para não abrir precedentes desconfortáveis. A ideia é limitar a transparência a casos em que exista um processo formal de acusação.

Nem tanto
Defensor de maior transparência nos gastos da Câmara, o novo corregedor, ACM Neto, teve 70% de sua campanha à Prefeitura de Salvador, em 2008, bancada de forma oculta. Foram R$ 3,98 milhões que saíram de contas do DEM para o caixa do candidato. Esse tipo de transferência, permitido pela Lei Eleitoral, impede a identificação dos doadores. 

É você
Ao repetir, a cada entrevista, que Lula jamais lhe disse palavra sobre a candidatura à sua sucessão, Dilma Rousseff apenas segue um protocolo. O presidente já teve, sim, uma conversa bastante direta com a ministra. 

Buchada
A exemplo do jantar que Marta Suplicy oferece hoje em São Paulo para Dilma, o ex-prefeito João Paulo organiza em Recife um repasto para cercar a ministra de petistas do Nordeste. 

Difícil
O governo busca acordo com sindicatos patronais para obter algum compromisso contra o fechamento de postos de trabalho enquanto durar a crise. Espera anunciá-lo em breve, junto com um conjunto de medidas para preservar o emprego. 

Simples assim
Integrante de corrente radical do PT, Markus Sokol propôs, na reunião do Diretório Nacional do partido, que o governo edite uma medida provisória para proibir as empresas do país de realizarem demissões até a superação da crise.

Holofotes
Rolou um "climão" no Palácio dos Bandeirantes durante o anúncio do "PAC do Serra". Apoiadores da candidatura do secretário Aloysio Nunes (Casa Civil) ao governo não gostaram nem um pouco de ver Geraldo Alckmin (Desenvolvimento) anunciando as medidas. 

Régua
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) sugeriu ao diretor do Inpe, Gilberto Câmara, que as medições de desmatamento passem a contemplar também a regeneração de áreas deterioradas que foram embargadas pelo governo. Câmara ficou de apresentar uma proposta. 

Vertical
Membro do diretório do PDT no Rio de Janeiro, Carlos Simi foi nomeado ontem assessor da Secretaria de Políticas de Emprego do Ministério do Trabalho. A pasta está toda com o partido. 

Sem escala
Servidor de carreira da Câmara, o advogado Leonardo Barbosa pulou ontem diretamente da assessoria do DEM para a equipe do ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos). 

Puxadinho
Conhecido como "cortição" por abrigar grande variedade de ministérios, o Bloco A da Esplanada ficou ainda mais populoso diante da necessidade de esvaziar o Palácio do Planalto para reforma. A Secretaria Nacional Antidrogas agora está no quinto andar do prédio. 

Visita à Folha
Emílio Odebrecht, presidente do Conselho de Administração da Odebrecht, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Márcio Polidoro, diretor de Comunicação Social.

Tiroteio

"É preocupante ver o DEM nesse moralismo tardio. Se começarem a expulsar deputado rico, quem vai sobrar no partido?". 
Do deputado 
FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre a decisão de expulsar o ex-corregedor da Câmara Edmar Moreira.

Contraponto

Enfermaria

O encontro de prefeitos promovido na terça e na quarta pelo governo federal congestionou os serviços e especialmente a rede hoteleira de Brasília. Com dificuldade para encontrar acomodação na capital, um grupo de cerca de 30 participantes do Centro-Oeste bateu à porta do gabinete de Eduardo Gomes (PSDB-TO) na Câmara.
-Deputado, dá uma força... Tem gente procurando quarto até em motel!- queixou-se um prefeito tucano.
Gomes fez o que pôde:
-Olha, hotel nesta semana está difícil. Mas, se alguém tiver problema de saúde, às vezes a gente consegue uma vaga no Sarah Kubitschek...

Nenhum comentário: