segunda-feira, fevereiro 09, 2009

MÓNICA BÉRGAMO

O poder jovem


Folha de S. Paulo - 09/02/2009
 

A União Nacional dos Estudantes vai encaminhar representação pedindo que o Ministério Público Federal acione o Estado para que aponte os responsáveis pelo desaparecimento de Honestino Guimarães, que sumiu após ser preso em 1973, durante a ditadura militar. A família do jovem, que na época era presidente da UNE, também vai participar do processo. Eles querem encontrar o corpo e fazer um funeral.

TORTURA 2 
A decisão da UNE deve engrossar a discussão a respeito da Lei de Anistia. A entidade também vai ingressar, como "amicus curiae", na ação em que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) questiona a abrangência da lei e defende que a tortura é crime imprescritível no país.

PALAVRA FINAL
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, despacha para o Brasil na próxima semana Rafael Ramírez, ministro de Energia e Petróleo e presidente da PDVSA, a estatal petrolífera daquele país. Ramírez vem para tentar fechar a negociação com o governo brasileiro em torno da perceria com a Petrobras na refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco. Em troca de participar de 40% do negócio, Chávez quer instalar postos de gasolina da PDVSA no Nordeste do país. O governo Lula é contra.

MÃOS DADAS 
O governo brasileiro teme que a entrada da PDVSA na distribuição desestruture o mercado nacional. E já tem pronta uma contraproposta para Chávez: a Venezuela pode distribuir os produtos da refinaria no Nordeste -desde que por meio da BR Distribuidora.

DILMA, UAI
O PT de Minas Gerais vai montar o palco para a candidatura de Dilma Rousseff no sábado, 14. Vai levar a ministra para uma reunião com 130 prefeitos, vices e mais de 500 vereadores do partido. "Estamos armando para ela ser aclamada", diz um dos organizadores.

ZERO-QUILÔMETRO
A ideia é "badalar" a ministra no Estado, onde ela é conhecida por apenas 12% da população, de acordo com pesquisa que circula no partido. A mesma sondagem traz um conforto: a rejeição da ministra, que pouco foi atacada por adversários, é praticamente nula.

CHEQUE
O deputado Vicentinho (PT-SP) sobe hoje de escada os 18 andares da Prefeitura de São Bernardo do Campo. É o pagamento de promessa que ele fez caso o prefeito Luiz Marinho (PT-SP) ganhasse as eleições do ano passado.

Nenhum comentário: