segunda-feira, fevereiro 09, 2009

INFORME JB

Outros ringues para a base aliada


Jornal do Brasil - 09/02/2009
 

Longe dos holofotes, os cargos na administração indireta têm sido palco de um duro enfrentamento entre PMDB e PT. O jogo de poder pesou, por exemplo, na definição para a vaga em aberto do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), fez de tudo para emplacar o superintendente de serviços privados da agência, Jarbas Valente. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu ter uma pessoa da confiança do PT no cargo. Chefe de gabinete do ministro do Planejamento, PauloBernardo, João Batista Rezende é a escolha apoiada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. E, ao que consta, só está esperando a publicação de sua nomeação no Diário Oficial.

E tem mais...

Para a disputa não ficar só nos escalões mais baixos, o PT está de olho também em um dos filés do butim peemedebista na Esplanada: o Ministério da Saúde. Já são três os petistas "candidatos" a ocupar a vaga de José Gomes Temporão.

Cena 1

No calor da contagem dos votos, na eleição para a presidência da Câmara, um exaltado deputado do baixo clero pôs-se a comemorar a vitória de Michel Temer (PMDB-SP) gritando palavras de ordem. "Moralidade! Ética! Vamos limpar essa Casa!", berrava o parlamentar, que se esforçava para vencer a multidão e cumprimentar Temer.

Cena 2

Poucos minutos depois, um ainda emocionado Arlindo Chinaglia (PT-SP) cumprimentava os colegas no plenário. O mesmo parlamentar, dessa vez, derreteu-se com o ex-presidente da Câmara. "Meu eterno presidente! A Mesa Diretora não será mais a mesma sem a sua presença..."

Mercosul

Jornais venezuelanos têm destacado que a nova Mesa Diretora do Senado tende a dificultar a entrada daquele país no Mercosul. Sobretudo com José Sarney (PMDB-AP) como presidente da Casa.

Por falar nisso...

A última edição da respeitada revista The Economist não economizou críticas ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A publicação classifica a eleição de Sarney para o comando do Senado como uma "vitória para o semi- feudalismo".

Na ferida

O artigo menciona as altas taxas de mortalidade infantil no Maranhão, a violência na capital São Luís e as cidades que não possuem energia elétrica ou água encanada para falar sobre os efeitos da supremacia da família Sarney no estado.

Acesso restrito

A Brahma reduziu o número de convites para seu badalado camarote na Sapucaí este ano. O espaço já chegou a abrigar 1.500 foliões por noite. Desta vez, serão apenas 600 os privilegiados.

Vip

A organização do camarote 0da "Número 1" jura que a decisão não tem nada a ver com a crise. Eles querem é retomar o clima vip do espaço.

Samba no pé

Quem já garantiu seu lugarzinho entre os foliões da Brahma foi o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP). E bem no domingo, a noite mais badalada no espaço da cervejaria.

Nenhum comentário: