sexta-feira, fevereiro 06, 2009

INFORME JB

Procuradoria, o 1º prêmio de Serraglio


Jornal do Brasil - 06/02/2009
 

A retirada de candidatura à presidência da Câmara – mesmo que contasse apenas com 20 votos – rendeu ao deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) muito mais que a esperada indicação do partido, com o aval do Planalto, para a próxima vaga do Tribunal de Contas da União. Serraglio fez um trato com o presidente eleito Michel Temer (PMDB-SP), e vai herdar a Procuradoria da Câmara. Cargo hoje nas mãos do deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) – que Temer terá que se virar para alocar em outro lugar. Um parlamentar de bom trânsito com Temer disse que o presidente aceitou a proposta de Serraglio. "Ele é um grande advogado, acadêmico e especialista em processo civil". Pois é. Levando em conta o histórico da Casa, Serraglio terá trabalho.

Na pista

Chegam ao Senado os currículos de pretendentes à presidência da Infraero, sob o mando interino do brigadeiro Cleonilson Nicácio. O PMDB já cobra a conta. A indicação será feita por José Sarney, contam bastidores.

Continência

Nicácio, expert no setor, fez coisa que poucos tiveram como fazer nos últimos anos: despolitizar a Infraero. Novamente, décadas depois, subiu a ala militar e técnicos de carreira às superintendências.

Também quero

Continua quente a briga por comissões na Câmara. O PSC, com 11 deputados, reivindica de Michel Temer a Comissão de Fiscalização e Controle ou a Comissão da Amazônia, Integração Nacional, conta Hugo Leal (RJ).

Listinha

Cresce nas hostes do PT a ideia, dentro do pacotão de reforma política-eleitoral, de incluir um projeto de lei que cria o voto misto – em lista fechada – e outro preferencial. Como na Holanda.

Operação Na Rede

Cheira a política: o delegado da PF Protógenes Queiroz lançou uma página na internet para conclamar internautas a entrarem na campanha virtual Protógenes contra a corrupção.

Crise além-mar

O primeiro-ministro português José Sócrates vive inferno astral. A imprensa divulga todo dia o fechamento de mais uma empresa por causa da crise.

Ah, Sócrates!

A situação está feia para Sócrates. Foram divulgadas informações sigilosas de inquérito inglês que o incrimina de ter recebido propina pelo licenciamento ambiental do Shopping Freeport, em Lisboa, em área protegida. Um tio dele teria sido o intermediário.

Canetada

Para completar, Sócrates foi acusado recentemente de ter falsificado o diploma de engenheiro. Descobriu-se também que a mãe dele, sem renda declarada, comprou um apartamento de luxo. O presidente português, Cavaco Silva, já fala em "crise de Estado".

De chuteiras

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), deve bater um bolão. Vai entrar em campo amanhã com seu time, para inaugurar o Mirandão, o novo estádio do estado, em Araguaína.

Premonição

Duas semanas antes da eleição no Congresso, o jornal Correio de Notícias, de São Luís, deu em manchete: "Lula quer José Sarney presidente do Senado".

Nenhum comentário: