sexta-feira, janeiro 30, 2009

INFORME JB

Anac não quer briga com aéreas


Jornal do Brasil - 30/01/2009
 

A AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL quer evitar briga com as duas grandes companhias aéreas brasileiras em torno da redução tarifária para voos internacionais. É grande a pressão sobre a presidente da Anac, Solange Vieira (foto). Ganha o consumidor, mas estudos alertam: quebram as empresas. A Anac ficou numa saia justa. A alternativa é o debate sobre a briga judicial. A agência tentou driblar a polêmica fazendo uma consulta virtual em seu site. Deu no que deu. A pressão aumentou, e a Anac marcou para dia 11, em Brasília, audiência pública para discutir o projeto de resolução que acaba com o controle de preços das passagens para o estrangeiro, exceto na América Latina. Mas teme-se que o evento cresça, paralelo à pressão da sociedade, e as companhias tenham que ceder.

O passageiro comum 
Há testemunhas. O ministro da Agricultura, Reinholds Stephanes, foi reconhecido pelo funcionário de uma empresa aérea lá no final da fila do embarque do portão 3 do Aeroporto de Brasília, sexta passada, num voo das 15h para o Rio. Recusou o convite para furar a fila. 

Não, obrigado
 
O funcionário chamou-o pelo nome, e Stephanes disse lá de trás: "Não, obrigado. Tem gente na minha frente". Foi ovacionado. 

Moda Minc
 
Ninguém poderá dizer que não há algo em comum entre Carlos Minc (Meio Ambiente) e Stephanes, apesar das diferenças. O ministro da Agricultura vestia jeans e camisa esporte. 

Dupla do barulho
 
Viraram carne e unha em Da- vos o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. 

Guerreiro
 
De Tião Viana (PT-AC), para a coluna, sobre a disputa para o Senado, reconhecendo grande dificuldade para se eleger: "O que importa é estar com a cabeça em pé o tempo todo e resistir". 

Nanicos de Temer
 
O PHS de Felipe Bornier (RJ) e Miguel Martini (MG) fechou com Michel Temer (PMDB-SP), candidato à presidência da Câmara. Pesou a articulação do deputado federal Nelson Bornier (PMDB-RJ), pai de Felipe. 

Eleições sem fim
 
Por problemas judiciais e de incompatibilidades dos candidatos, o TSE terá de realizar eleições suplementares em 19 cidades do país, dia 22 de março. 

Terceiro turno
 
Londrina, segundo maior co- légio eleitoral do Paraná, terá terceiro turno, com Luiz Carlos Hauly (PSDB) e o deputado Barbosa Neto (PDT). 

Cadê o avião?
 
É tão quente a briga entre Cam- po Grande (MS) e Cuiabá (MT) para sediar a Copa de 2014 que vale até implicar com aeroporto alheio. Mato Grosso do Sul ironiza o terminal de Cuiabá, que fica na cidade vizinha Várzea Grande. 

Lembrete
 
Mas, se for por esse lado, é risco. Belo Horizonte, certamente uma das sedes, tem seu aeroporto no município de Confins, a 45 km da capital. E o internacional de São Paulo fica em Guarulhos. 

Na rede
 
Mato Grosso do Sul lançou até portal: nal.com.br>. Em tom de brincadeira, o governador André Puccinelli disse que não há necessidade de agressões, mas só algumas "caneladas". 

Primeira baixa
 
Luiz Edson Fachin, jurista pa- ranaense cotado para vaga no STF, renunciou ao cargo de conselheiro da recém-criada Empresa Brasileira de Comunicação, responsável pela TV Brasil. 

Debandada
 
Fachin não partiu só. Com ele saíram também Alex Barbosa e Wanderley Guilherme dos Santos. 

Errata
 
Ao contrário do publicado na coluna, o ex-prefeito de Angra dos Reis (RJ) José Marcos Castilho participou da transmissão do cargo para Fernando Jordão, eleito em 2000. Apesar da rixa política entre os dois. 

Nenhum comentário: