quarta-feira, janeiro 28, 2009

INFORME JB

"Esse Senado é uma caixa-preta"


Jornal do Brasil - 28/01/2009
 

TIÃO VIANA (PT-AC) E JOSÉ SARNEY (PMDB-AP) recontam todo dia os votos de apoio, não param de ligar para senadores e governadores em busca de influências suprapartidárias e locais que garantam reforço nas urnas. Sarney só não ligou para Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) (foto). São amigos, mas adversários ferrenhos dentro do PMDB  daí Tião apostar no racha do partido. Jarbas é voto petista. Principalmente pelo repúdio ao grupo de Renan Calheiros (PMDB-AL), que, segundo Jarbas, pode voltar na esteira de Sarney. Resumo da ópera: mesmo sendo Sarney forte, não há favoritos à vista. Noves fora toda a previsão dos votos, Jarbas desabafa: "Esse Senado é uma caixa-preta. O problema não é de imagem só externa mas também interna. Temos que tornar as coisas mais transparentes".

PR é Sarney 
Depois do PTB, outro partido fechou com Sarney. Os quatro senadores do PR encontraram-se ontem à tarde com o senador, na sua residência em Brasília, e prometeram os votos. 

Oi, governador
 
Confiante, Tião fez ontem li- gações para governadores. Falou com Cássio Cunha (PSDB), da Paraíba, Marcelo Déda (PT), do Sergipe, e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio  direto de Davos. 

Vale-tudo
 
Pegou mal no Senado o boato de que Renan ajudaria o senador José Maranhão (PMDB-PB) a derrubar Cássio Cunha na Paraíba se Sarney vencesse. Até Efraim Morais (DEM-PB), que vota em Sarney, não gostou da história. 

Rebelião
 
O PDT e o PSDB estão de mal com o deputado Michel Temer (PMDB-SP), candidato na Câmara. Os comandos dos partidos trocaram informações e confirmaram que Temer prometeu a Ouvidoria às duas legendas. 

Conclave mineiro
 
Uma reunião no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte sacramentou o caminho do deputado Rafael Guerra (PSDB) para a 1ª Secretaria da Câmara. Caso vença Michel Temer. Esse é o trato. 

Ao papa
 
Deduz-se: o governador Aécio Neves já foi presidente da Câmara e continua na Mesa Diretora. 

Pré-folia
 
Rafael Guerra e Eduardo Go- mes (PSDB-TO) estavam em plena campanha interna, tanto que foram parar no Pré-Caju, folia de Aracaju, para pedir votos aos colegas foliões que lá estavam.

Suplicy & Iraque 
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) estreou um documentário na MTV sobre seus três dias em Bagdá em meados do ano passado. O especial será exibido em mais quatro capítulos, às terças. 

Vale a pena ver...
 
À época, Suplicy conversou com o Informe direto de lá. Há uma história interessante: a paixão dos iraquianos pela camisa da Seleção e um DVD, presente de Pelé. 

Campo em campo
 
Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, faz lobby para sediar a Copa amanhã, num evento em Assunção, Paraguai. O governador Andre Puccinelli e o prefeito Nelsinho Trad vão bater um papo com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. A cidade disputa a indicação com Cuiabá. 

Atacantes
 
A dupla política do PMDB vai ao ataque com farto material. Quer mostrar o potencial turístico e o fato de o estado fazer fronteira com Bolívia e Paraguai  de onde podem sair muitos torcedores. 

Atacantes 2
 
Pelé e João Havelange, entre outros grandes, estarão presentes. 

Folia espumante
 
O Ano da França no Brasil começa borbulhando. O champanhe Mumm Cordon Rouge, do grupo francês Pernod Ricard, é a marca oficial e responsável pela vinda do Balé Moulin Rouge. Será a bebida das comemorações por aqui no Carnaval. 

Balé & borbulha
 
Dentre as atividades está pre- visto o Bal Masqué, tradicional baile de máscaras do Hotel Sofitel Rio, em Copacabana, dia 27 de fevereiro.

Nenhum comentário: