quarta-feira, janeiro 28, 2009

ILIMAR FRANCO

A cabeça de Jucá

Panorama Político 
O Globo - 28/01/2009
 

Com a derrota anunciada para a presidência do Senado, os petistas têm um novo alvo: o cargo do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Sem força para desbancar José Sarney (PMDB-AP) e sem o apoio que esperavam do presidente Lula, estão dizendo que, com o PMDB no comando das duas Casas, a liderança no Senado é um bom espaço para o PT. Para serem atendidos, precisam de um único voto: o do presidente Lula. 

Atrasado, PSDB vai de Sarney 

O PSDB perdeu o timing e anunciará hoje apoio a José Sarney (PMDB-AP) quando seus votos já não são mais decisivos para elegê-lo presidente do Senado. Perdeu a oportunidade de faturar no papel de noiva. O roteiro está pronto. Para evitar a imagem de decisões centralizadas na cúpula, o PSDB reunirá hoje sua bancada. O passo seguinte é tentar afastar a impressão de que a decisão está atrelada a 2010. Dirá que o apoio foi decidido com base em uma lista de compromissos, como independência em relação ao Palácio do Planalto, direito de obstrução garantido e posição contrária a um terceiro mandato para o presidente Lula. 

Obama, quando fui eleito, o primeiro presidente dos trabalhadores, disse que meu governo não poderia errar. Você, como primeiro negro presidente dos Estados Unidos, tem uma grande responsabilidade, não tem o direito de errar" - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no telefone com o americano Barack Obama 

APOIO INTERNACIONAL
O refúgio concedido a Cesare Battisti também rende elogios para o ministro Tarso Genro, além das críticas. O filósofo francês Bernard-Henri Lévy enviou mensagem: "Nós todos, intelectuais moderados na Europa, apoiamos e apoiaremos vossa excelência". O sociólogo português Boaventura de Souza Santos elogiou: "Trata-se de uma decisão importante para a democracia e para a defesa do primado do Direito". 

É a crise 

O secretário estadual de Trabalho do Rio, Ronald Ázaro, vai à CSN hoje tentar evitar uma segunda onda de demissões. Vai sugerir a suspensão dos contratos de trabalho, o que pouparia gastos com pagamento de multa e aviso prévio.

Simon contrariado 

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) não vai hoje à reunião da bancada para homologar a candidatura de José Sarney. "Não pediram minha opinião na hora de tomar a decisão, então não vou a uma reunião de consagração", disse ele. 

Saúde precária 

Os diretores da Sociedade Brasileira de Urologia entregarão ao ministro José Temporão (Saúde), terça-feira, um dossiê sobre a situação do paciente urológico no SUS. O paciente espera, em média, cinco meses para fazer uma cirurgia de próstata. Nesse período, ele é obrigado a usar uma sonda que o impede de ter vida social. Os médicos vão solicitar melhores condições de trabalho nos hospitais públicos. 

Na Câmara, surge um blocão 

O PMDB e o PT, mais o PSDB e o DEM, formalizam hoje um blocão de 14 partidos em apoio à chapa liderada por Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. Com isso, o PP de Ciro Nogueira (PI) ficará fora da Mesa Diretora, e ao bloquinho PSB-PCdoB, de Aldo Rebelo (AL), restará a última suplência. Um dos articuladores da campanha de Temer dizia ontem que ele terá mais de 290 votos na eleição. Cautelosos, os articuladores trabalham com uma margem grande de traições. 

O GOVERNADOR do Rio, Sérgio Cabral, orientou o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) a votar em José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado. 

A DIREÇÃO do PCdoB decidiu que o senador Inácio Arruda (CE) também dará seu voto a Sarney. 

O GOVERNO brasileiro não crê em mudanças a médio prazo na política dos EUA para a Rodada de Doha.

Nenhum comentário: