sexta-feira, janeiro 23, 2009

ILIMAR FRANCO

Eles estão fora

Panorama Político 
O Globo - 23/01/2009
 

Os ex-prefeitos Fernando Pimentel, João Paulo e Marta Suplicy não serão chamados para o Ministério. O presidente Lula tem dito que não vai abrir uma temporada de caça aos cargos. A um petista, Lula completou: "Como trago o João Paulo e não nomeio o Pimentel? Como aproveito o Pimentel e não trago de volta a Marta? E ainda tem o (José de) Filippi (Diadema), de quem gosto muito". 

Os palanques nos estados 

A direção nacional do PT está correndo atrás do prejuízo. Percebeu que o PSDB já começou a montar seus palanques nos estados para 2010, enquanto os petistas estavam deixando o barco correr solto. O presidente, Ricardo Berzoni, e o secretário-geral, José Eduardo Cardozo, começam agora a alinhavar alianças e candidaturas que farão dobradinha com a ministra Dilma Rousseff. Uma de suas tarefas é podar no nascedouro candidaturas petistas sem chances, para marcar posição, onde os aliados na sucessão presidencial são governadores que vão concorrer à reeleição ou estão mais bem posicionados na disputa. 

Vamos votar, na eleição para a presidência do Senado, no candidato que nos der maior garantia de independência" - Arthur Virgílio, senador (PSDB-AM) 

BAIXO ASTRAL. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que deixará o cargo em dez dias, foi se despedir ontem do presidente do STF, Gilmar Mendes. Ao sair, olhou para os repórteres e disparou: "Vocês vão ter que tirar leite de pedra, porque eu já virei pedra", afirmou ele, que chorou na missa de fim de ano, por ter que deixar a presidência. Garibaldi até tentou se reeleger, respaldado por pareceres jurídicos, mas não colou. 

Em baixa 

A Vale e seu presidente, Roger Agnelli, já não são mais o xodó do Palácio do Planalto. O governo diz que as demissões anunciadas pela empresa foram precipitadas. Elas teriam gerado um efeito contágio, provocando mais demissões.

Salve, simpatia! 

O ministro Eros Grau, do STF, que se aposenta no ano que vem, está em campanha por uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Eros tem ido com frequência ao Rio participar de eventos da ABL, como leituras e concertos. 

Serra quer pacificar disputa na bancada 

Depois de ter fechado São Paulo em torno de seu projeto presidencial, o governador José Serra quer que a escolha do novo líder do PSDB na Câmara seja feita por acordo. Ele quer evitar um confronto, no voto, entre os dois candidatos, os paulistas José Aníbal e Paulo Renato de Souza, ambos alinhados com Geraldo Alckmin. Um parlamentar tucano contou que Serra não vai se meter, mas que não quer mais saber de brigas entre paulistas. 

Eleição no Senado divide PSDB 

Ao contrário do DEM, que está majoritariamente apoiando a candidatura de José Sarney (PMDB-AP) à presidência do Senado, no PSDB há quatro senadores que pendem para Tião Viana (PT-AC): Tasso Jereissati (CE), Mário Couto (PA), Lúcia Vânia (GO) e Marisa Serrano (MS). Os outros nove estão inclinados para Sarney. Esse quadro vai mudar até o dia da votação. A direção tucana pretende tirar uma posição comum e fazer um apelo para que todos os senadores a acompanhem.

OS PRESIDENTES Hugo Chávez e Evo Morales pediram para participar do mesmo painel, sobre a crise econômica, no Fórum Social Mundial, que terá como principal palestrante o presidente Lula. 

O FÓRUM Social Mundial levará a Belém, na semana que vem, 12 ministros do governo Lula. 

O MINISTÉRIO da Saúde e o governo do Pará montaram uma Unidade de Resposta Rápida para garantir o bem-estar das cerca de 90 mil pessoas que vão participar do Fórum.

Nenhum comentário: