quinta-feira, janeiro 29, 2009

ARI CUNHA

Difícil de entender


Correio Braziliense - 29/01/2009
 

Informação de que Barack Obama quer estender a mão aos muçulmanos em sinal de entendimento está zoando no mundo. Corajosa e desprovida de arrogância a declaração do presidente americano. Tudo está dentro do que disse e prometeu na campanha. Projeção de Barack Obama cresceu no mundo pelo comportamento e paciência no novo trabalho. Inteligente e humanista, viajou por muitos países. Nas universidades teve presença marcante. Como senador viveu experiência política e partidária e convívio com a intimidade do Poder Legislativo. Em leis é doutor. O perfil não é de quem deseja briga. Não foge dela, porém. Fiel aos pontos de vista, está enfrentando a maior crise econômica dos Estados Unidos e não concede favores a amigos ou políticos. Entender um muçulmano não é coisa fácil. Outro dia um cidadão disse com todas as palavras: “Eu queria que os árabes amassem tanto os filhos como os judeus preservam os seus”. Todos os povos merecem atenção, mesmo que extrapolem o destino. Ensinar a pescar é fato. Entregar o prato de peixe feito é desconforto para quem dá e recebe. Obama tem visão de estadista. Pode não se tornar agressivo. Passível de entendimento, abre caminho para manifestação humana.


A frase que foi pronunciada

“Os juros estão muito altos.”
Presidente Lula interpretando quais serão as primeiras palavra do vice-presidente José Alencar quando sair do hospital.


Rio-Santos 
Prognóstico confirmado. A BR-101, embora antiga, se entregou ao deslize de terras e afundamento do asfalto. No momento é dos maiores o movimento nessa pista para quem sai do Rio. Caminha para o sul ou praias. A recuperação levará 100 dias e vai custar R$ 245 milhões. Esta coluna defende plano duradouro para que se faça asfalto dentro das normas internacionais.

Automóveis 
Governo norte-americano deseja auxiliar a indústria automobilística. O pé no freio diz que o dinheiro será usado nos carros produzidos no país. Reduz a ganância do exterior. Os carros agora serão maioria de fabricação local. Empregam e dão lucros ao erário. 

Tempo mau 
Espanha está vivendo maus tempos. Acabou de inaugurar o trem de alta velocidade. O país está coberto de gelo e inundado pelos rios. Não há notícias se o comboio veloz está em atividade ou paralisado. 

José Alencar 
Impressionante o otimismo do vice-presidente José Alencar. Há 10 anos combate o câncer com determinação e denodo. A última cirurgia foi de 17 horas. Está entubado. As funções, sob cuidados médicos. 

Soberania 
Projeto da Praça da Soberania vai ofender o Eixo Monumental e a visão clássica do Congresso. Se a pergunta está no ar, soberania de que ou de quem? Os Três Poderes são autônomos e independentes entre si. Isso é no papel. Aqui e ali um está invadindo a área do outro. Soberania é para guardar no peito e no coração. 

Bloqueio 
Ministério do Desenvolvimento pode rever decisão. O Brasil quer reduzir importações. Indústrias precisam de peças estrangeiras para montar máquinas ou satisfazer empresas que vivem de importados. Talvez cortar as gorduras dos desvios fosse decisão mais a favor do país. 

De branco 
Glamour prometido no salão da Igreja N. S. do Lago, no Lago Norte. Haverá desfile de noivas para a comunidade. O padre Norbey é o grande entusiasta. Não pelo desfile em si. Mas para enaltecer a tradição do casamento. No primeiro dia de fevereiro, domingo, às 15h.

História de Brasília

A nomeação do sr. Juscelino Kubitschek para o Senado não deixa muito bem o presidente. Afinal de contas, um mandato não precisa ser conseguido por meio de favores e renúncias, quanto mais quando o candidato é um homem que seria eleito por qualquer estado da Federação, constituindo isso um fato único na história da nossa democracia. (Publicado em 21/1/1961)

Nenhum comentário: