quarta-feira, dezembro 24, 2008

PANORAMA POLÍTICO

Agenda anticrise


O Globo - 24/12/2008
 

O presidente Lula não pretende limitar sua ação, no próximo ano, ao gerenciamento da crise. No final de janeiro, anuncia a política para a exploração do petróleo do pré-sal, quando acredita que se abrirão as portas para novos investimentos no país. Sua estratégia prevê manter a aposta no otimismo. Lula vai percorrer o país visitando as obras do PAC e inaugurando uma centena de escolas técnicas. 

Vai ser um ano de inaugurações" - Franklin Martins, ministro de Comunicação de Governo, falando sobre a estratégia do presidente Lula para o próximo ano 

O embate no PT pela liderança 

Candidato a liderar a bancada do PT na Câmara, Cândido Vacarezza (SP) diz que não vai para a disputa no voto, mas seu adversário, Paulo Teixeira (SP), diz que a questão será resolvida no voto. Vacarezza fala em "construir a unidade" e Teixeira em "dar protagonismo" à bancada na formulação da agenda política nacional. Nenhum deles pertence à maior corrente do partido, a Construindo Um Novo Brasil. Vacarezza é da tendência Novos Rumos; Teixeira é da Mensagem. Vacarezza diz: "Não vou brigar para ser líder, quero somar". Teixeira afirma: "Posso analisar uma proposta de acordo, mas vou manter minha candidatura". 

EMBANANADOS. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e o líder Arthur Virgílio (AM) se reuniram anteontem com os candidatos à presidência do Senado: Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Tião Viana (PT-AC). Tasso Jereissati (PSDB-CE) ficou com a tarefa de conversar com o senador José Sarney (PMDB-AP). Os tucanos pretendem tomar uma decisão de bancada em 15 de janeiro. "Nossa preocupação é com a independência", diz Arthur. 

Reflorestamento 

Para estimular a reposição florestal, o senador Gilberto Goellner (DEM-MS) quer que os proprietários de terras recebam isenção de taxas e do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural, além de deduções no Imposto de Renda.

Desabafo 

Falando sobre as dificuldades que o PAC enfrentou na sua implantação, o presidente Lula comentou na coordenação de governo: "Se no tempo do Juscelino existisse TCU, Ibama, Funai e Ministério Público, não tinha construído Brasília". 

Câmara: podar o mandato dos senadores 

A rivalidade entre a Câmara e o Senado vai muito além da PEC dos Vereadores. Os deputados estão trabalhando num projeto de lei para reduzir os mandatos dos senadores de oito para cinco anos. Eles debatem também uma fórmula para acabar com os suplentes ao Senado. Uma das alternativas em análise prevê que o deputado mais votado ocupe vaga no Senado quando o titular se licenciar ou renunciar ao mandato. 

Eles vão esperar: nem Jucá nem Padilha 

Agora é sério. Está na página do PMDB na internet. O presidente do PMDB, Michel Temer, num encontro com representantes do PMDB Mulher, oficializou sua intenção de se licenciar do cargo caso seja eleito, em fevereiro, para a presidência da Câmara. O partido não vai antecipar a sua convenção nacional. Temer, cujo mandato acaba de ser prorrogado, afirmou que a deputada Iris Araújo (GO), primeira vice, vai assumir interinamente a presidência do partido. 
O PREFEITO eleito do Rio, Eduardo Paes, pediu ontem ao prefeito Cesar Maia que não demita nenhum diretor financeiro da administração indireta. 

O ACORDO militar com a França resolveu pendenga no comando da Marinha. O país vai investir no submarino nuclear, mas também adquirir quatro submarinos convencionais. 

O PRESIDENTE do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), recebeu novo parecer que defende o seu direito a concorrer a reeleição na mesma Legislatura.

Nenhum comentário: