sexta-feira, julho 12, 2013

SOBE E DESCE - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 12/07

O setor de cimento começa a se recuperar da queda do primeiro trimestre, quando as vendas caíram quase 2%. Entre maio e junho, elas voltaram a subir, num índice de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

UMBIGO
A exportação, no período de um ano, despencou. Foi uma queda de 62%. Mas o índice tem pouco peso, já que a quase totalidade da produção de cimento é comercializada dentro do Brasil.

QUESTÃO DE HONRA
Advogados mandaram carta para a Globo reclamando de Silvia, uma advogada de família interpretada pela atriz Carol Castro em "Amor à Vida". Na novela, a personagem orienta clientes a mentirem em juízo. Para a Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo), a postura é "imoral e antiética" e "induz a uma opinião equivocada" sobre os advogados.

QUESTÃO DE HONRA 2
Ademar Gomes, presidente do conselho da Acrimesp, pede que a personagem seja punida. A Globo informa desconhecer a carta. E declara que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade: "Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias, sem a intenção de ofender qualquer categoria profissional".

LANCHE FELIZ
Hospedado no Copacabana Palace, no Rio, John Travolta se aventurou pela pérgola do hotel na terça. Cumprimentou a todos com um "hi" (olá). Pediu chá e sanduíche e foi levado para o restaurante Cipriani, onde ficou mais protegido do assédio. No Brasil para gravar um comercial, o ator teve aulas de português. Aprendeu a falar "cachaça" e "brasilizar".

VEM PRA RUA
O projeto que muda a arrecadação de direitos autorais no país, aprovado no Senado, afetará "mais de mil famílias que vão perder seus empregos", diz Marisa Gandelman. Ela é diretora da UBC (União Brasileira de Compositores), que cuida da distribuição de direitos de autores como Gilberto Gil e Chico Buarque. Ao contrário deles, critica a mudança.

VEM PRA RUA 2
"Cinquenta autores [como Gil, Chico, Roberto Carlos e Caetano Veloso] ajudaram a aprovar uma lei que muda a vida de centenas de milhares de outros autores e profissionais", diz Gandelman. Ela critica, entre vários pontos, a decisão de diminuir a taxa que o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) recebe para arrecadar os direitos, de 25% para 15% --o que pode resultar em dispensa de funcionários.

VEM PRA RUA 3
Uma das profissionais que mais entendem de direitos autorais no país, Gandelman diz que a aprovação do projeto "é uma mancha na biografia" dos artistas da MPB que promoveram a ideia. E apoia a decisão dos que discordam de recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para reverter o projeto, como já anunciado pelo compositor Fernando Brant.

RADICAL CHIC
Sensação do surfe mundial, Gabriel Medina, 19, passará a exibir nas pranchas sua própria logomarca.

Ela foi criada pelo publicitário Marcello Serpa, que é sócio da AlmapBBDO e surfista nas horas vagas.

PLANO DE VOO
A Gol lança, até o fim do ano, duas novas rotas: Boston, com voos partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro, e Nigéria, com saída a partir de Recife.

A clientela para os EUA viajaria a negócios. A África chama a atenção da empresa pela demanda de comerciantes do continente que vêm ao Brasil fazer compras.

NA TELONA O ator Dionisio Neto começou as filmagens do longa "Classe Média", de sua autoria; ele faz o papel de Amir, dono de bar com síndrome de Peter Pan

TRÊS VEZES ARTE
Na abertura das exposições "Maria Martins: Metamorfoses", "Mitologias por Procuração" e "O corredor e seu Próprio Corredor", anteontem, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, estiveram presentes Millú Villela, presidente do MAM, o secretário estadual José Anibal (Energia) e sua mulher, Edna Pontes, o cenógrafo Guilherme Isnard e as curadoras Tanya Barson e Denise Mattar.

CURTO-CIRCUITO
Roberta Sá faz show hoje e amanhã, às 22h, no Tom Jazz. 14 anos.

O espetáculo "Hotel Fuck: num Dia Quente a Maionese Pode te Matar" vai de hoje a domingo na Galeria Olido. 14 anos.

O Sarau da Vida, com pacientes do oncologista Celso Massumoto, é hoje, às 19h30, no Vanilla Caffé.

Nenhum comentário: