domingo, julho 07, 2013

Nova embalagem - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/07

A prioridade do tucano Aécio Neves é se popularizar. Ele vai deixar a Zona Sul do Rio e conversar com as pessoas da periferia e do interior do Brasil. Sua missão é oferecer um futuro para a classe C e seus 90 milhões de eleitores. A equipe de Aécio não vê como tarefa do candidato resgatar o governo FH; comparar biografias num país que já elegeu Lula; ou liderar o antipetismo raivoso.

No divã
Aliados do governo consideram que a presidente Dilma está apanhando por seus desacertos políticos. Enquanto tudo estava bem, eles não faziam diferença, mas, neste momento de dificuldades, eles começam a pesar. As análises não têm uma síntese ainda, mas uma delas avalia que o PMDB está sub-representado no governo (participação menor do que no governo Lula). Muitos dos ministros escalados não têm liderança em seus partidos. São citados nessa condição os ministros Tereza Campello (Social), Gastão Vieira (Turismo), Miriam Belchior (Planejamento), Garibaldi Alves (Previdência), Antônio Andrade (Agricultura) e César Borges (Transportes).

“Isso acontece com todos os ministros da Fazenda. A campanha para substituí-lo começa um dia depois de sua posse” 

Francisco Dornelles Senador (PP-RJ), sobre os recorrentes boatos acerca da queda do ministro Guido Mantega

Os tudólogos
"Les éditocrates" virou livro de cabeceira de políticos e autoridades. Ele pode ser traduzido por "Os tudólogos". E descreve personalidades que detêm "suposto conhecimento universal" e usam a internet para falar sobre "quase tudo".

Reforma fatiada
A Comissão da Reforma Política da Câmara não vai esperar o plebiscito. Ao seu presidente, Cândido Vaccarezza (PT-SP), foi sugerida uma reforma fatiada. A ideia é dividir os adversários das mudanças. O plenário deve votar, na terça-feira, lei que, no caso de cassação de prefeito, prevê nova eleição, em vez da posse do derrotado mais votado.

Esbanjando bom humor
Os tucanos estão inebriados com as dificuldades enfrentadas pelo governo Dilma. Numa roda de aliados, consta que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria dito: "Vou ganhar esta eleição sem precisar trabalhar muito." Todos riram.

À queima-roupa
Em reunião no Planalto, para debater o plebiscito, um dos líderes aliados afirmou que os temas eram complexos demais para respostas binárias. A presidente Dilma fez cara feia. O deputado, então, pediu para chamar um garçom do gabinete e perguntou: "O senhor sabe o que é voto distrital misto?" O garçom pensou e devolveu: "Desculpa, não tenho a menor ideia do que é isso."

Piada no Salão Leste
Circula no Planalto uma piada: já que se fala tanto em redução de Ministério, bem que a presidente Dilma podia fundir Educação, Ciência e Tecnologia, Casa Civil e Relações Institucionais já que Aloizio Mercadante acumula as funções.

Rir é o melhor remédio
Diante do corte de ministérios proposto pelo PMDB e das versões de que o ex-presidente Lula estaria nessa onda, um ministro brincou: "O pessoal não entendeu, quando falam em cortar ministérios, é para cortar ao meio e fazer dois."

Para não ser acusado de surfista, o governador Eduardo Campos decidiu se recolher à espera de melhor hora para intervir no debate.

Nenhum comentário: