domingo, janeiro 20, 2013

Pode crê! - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 20/01


As Forças Armadas querem que a juventude descolada do Brasil se coloque como voluntária do alistamento militar obrigatório. Campanha publicitária inovadora, com meninos andando de skate e fazendo rapei, irá ao ar na TV a partir desta semana. Tentam superar de vez a ideia de que servir é uma tarefa chata e mostrar que, para os jovens, pode ser um bom caminho profissional.

Pra frente, Brasil...
O governo aposta tudo na eleição do embaixador Roberto Azevêdo para diretor-geral da OMC. Aos céticos, diz que não perdeu nenhuma desde a posse da presidente Dilma. Desde então, o Brasil elegeu nomes para nove postos. Destacam-se: José Graziano, diretor-geral da FAO; Robério Silva, diretor executivo da Organização Internacional do Café; Gilberto Saboia, Comissão de Direito Internacional; Roberto Caldas, Corte Interamericana de Direitos Humanos; Silvia Pimentel, Comitê Sobre a Eliminação da Discriminação Contra as Mulheres; Baena Soares, presidente do Comitê Jurídico Interamericano; e Leonardo Brandt, Tribunal Penal Internacional. 

"Tenho coisas mais importantes para fazer do que presidir o Senado"
Cristovavn Buarque, Senador (PDT-DF), ao se recusar a concorrer contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL)


Manifestações de apoio a Lula
O PT espera o ex-presidente Lula em dois atos de aniversário, em Brasília. Dia 20 de fevereiro, na exposição de fotos da História do partido. Dia 28, no encontro de prefeitos. Em ambos, haverá desagravo a Lula por causa do mensalão.

Global player
Pela primeira vez o Brasil será ouvido na Conferência sobre Segurança de Munique (Alemanha), criada em 1962. O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) fará palestra no dia 2 de fevereiro. Trata-se do mais relevante fórum mundial da geopolítica, e dele participam as maiores autoridades e especialistas do setor.

A aposta
Henrique Capriles, líder da oposição na Venezuela, aposta na possibilidade de Hugo Chávez não conseguir assumir novo mandato. Ele convocou a empresa brasileira que fez sua campanha de marketing para voltar a Caracas.

Você sabe com quem está falando?
Ministro nos governos Lula e Dilma conta episódio constrangedor protagonizado pela ex-assessora da Presidência, Rosemary Noronha. O grande empresário mexicano Carlos Slim ia ser recebido por Lula. Rose liberou a entrada do empresário, mas vetou a de sua entourage. Slim reagiu e foi embora. Um ministro teve que ir buscá-lo com um pedido de desculpa.

Jogo de empurra
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), quer empurrar para o futuro presidente a decisão sobre quem ocupará a primeira secretaria da Mesa, o PSDB ou o PSD. Os dois partidos têm 51 deputados e ameaçam recorrer ao STF.

O advogado dos tucanos
Quando esteve com o governador Geraldo Alckmin (SP), na quinta-feira, o vice-presidente Michel Temer (que já presidiu a Câmara) comentou que há jurisprudência na Casa que favorece o partido mais antigo: o PSDB.

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (PSB-PE) sobre a eleição para presidência da Câmara: “Eu disse a ele (Júlio Delgado) que não vou interferir no processo”

Nenhum comentário: