domingo, janeiro 20, 2013

Existe futebol sério - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 20/01


Guardiola escolheu o Bayern por questões técnicas e pela seriedade do futebol alemão


Começaram os Estaduais. Tudo igual aos dos últimos anos, com as mesmas discussões, as mesmas críticas ao calendário, as mesmas seguidas interdições de estádios e os mesmos gramados ruins. Nem todos. Dizem que o gramado do Engenhão está tão bom quanto os melhores da Europa.

Os dirigentes dos grandes clubes não diminuem a duração dos Estaduais, porque costumam ganhar mais dinheiro da televisão do que arrecadam até na Libertadores. Muitos recebem adiantado. O Flamengo já gastou a receita de 2013.

Os grandes clubes contratam, cada vez mais, jogadores caros e famosos. A folha salarial é igual à de muitos grandes da Europa. Cresceram a arrecadação e também as dívidas, não só as que foram planejadas e que serão pagas com o tempo, como as vencidas, especialmente com o governo.

Parafraseando o filósofo Vampeta, os clubes fingem que pagam, e o governo finge que recebe. E os dirigentes querem que todas as dívidas sejam perdoadas. A Timemania, criada para isso, foi um fracasso.

Muitos dos veteranos contratados, caros e famosos, são destaques porque estão bem fisicamente e porque, mesmo decadentes, são melhores que a maioria dos jovens. O mesmo ocorre em toda a América do Sul. O veterano Recoba, de 38 anos, que atuou muito tempo na Europa, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Uruguaio.

A maioria dos grandes clubes da Europa passa por dificuldades financeiras, por vários motivos. O único futebol sério no mundo é o da Alemanha. Lá, não existem magnatas, donos de clubes, e estes só jogam se arrecadarem, no mínimo, o que gastaram e se não tiverem dívidas vencidas. O Campeonato Alemão tem a maior média de público da Europa.

A organização e a seriedade do futebol alemão foram uns dos motivos de Guardiola preferir o Bayern de Munique. Ele sabe que vai receber o salário em dia e que não será dispensado porque o dono do clube acordou de mau humor.

Outro motivo é que o Bayern possui muito talento coletivo e individual. Guardiola poderá acrescentar o detalhe, a sintonia fina, como a de não ter pressa para chegar ao gol, sem perder a velocidade. Outra razão é que, na Alemanha, como no Barcelona, os jogadores são menos celebridades, dão menos trabalho, e há menos fofoca. Ele poderá trabalhar em paz.

A presença de um grande número de treinadores da Europa trabalhando em outros países do continente é um fator positivo. Na América do Sul, muitos técnicos argentinos dirigem clubes de outros países sul-americanos. Não há treinadores brasileiros trabalhando em grandes times da Europa e da América do Sul -muitos têm competência para isso- nem existem técnicos de fora no Brasil. O corporativismo e a soberba não permitem.

Nenhum comentário: