quarta-feira, agosto 22, 2012

Trem bão - MARTHA MEDEIROS

ZERO HORA - 22/08


Foi só ler no jornal sobre a remota possibilidade de voltarmos a ter trens de passageiros no país e me pus a delirar – que luxo seria poder ir de trem para Santa Catarina em vez de perder horas infindáveis em congestionamentos, ou ir de trem para as cidades da serra, contemplando aquele cenário inspirador passando pela janela, ou ir de trem até Montevidéu, mesmo numa viagem mais demorada do que um voo, mas certamente mais romântica e menos estressante, sem sujeição a cancelamentos, atrasos e outras chatices corriqueiras do setor aeroviário.

Minha mãe fala com saudosismo das viagens que fazia entre Porto Alegre e Sant’Ana do Livramento, onde viveu quando criança. Eu não tive trens povoando minha infância. O primeiro me encontrou já com 24 anos, quando precisei me deslocar de Londres até a cidade portuária de Dover, na Inglaterra. Atravessei então o Canal da Mancha num barco que atracou em Osteende, na Bélgica, e ali mesmo peguei outro trem para Bruxelas, e essas duas viagens em um único dia, por dois países diferentes, selaram minha rendição.

Daquele dia em diante, circulei pelos países da Europa em trens diversos, desde uns bem esculhambadinhos até os modernos TGVs, sempre em segurança e militarmente no horário (trens marcados para as 14h37min saem às 14h37min, uma indecência de pontualidade). Mas o melhor de tudo é o benefício que pouco se comenta: o convite a refletir, que todo trem nos faz.

O escritor e filósofo Alain de Botton tem uma frase ótima a respeito: “Viagens são parteiras de pensamentos”. Dentro de trens, então, nem se fala. Ônibus também convidam à dispersão, porém são veículos que precisam parar nos postos de pedágio, que desaceleram diante de um buraco, que fazem ultrapassagens que nos obrigam a trocar a dispersão por preces aflitas. Já trens mantêm velocidade constante, e isso ajuda no fluxo das ideias – somos conduzidos não só para outra cidade, mas para um estado elevado de transcendência.

E tem a mística envolvida. Ninguém conseguiria imaginar o detetive Hercule Poirot desvendando assassinatos no interior de um ônibus da Unesul, assim como é improvável que um rapaz sente ao lado de uma moça num pinga-pinga e proponha que desçam juntos na próxima parada para percorrerem uma cidade desconhecida – Camaquã, por exemplo.

Já em um trem, propostas malucas podem ser levadas em consideração. Foi o que aconteceu no filme Antes do Amanhecer, em que Ethan Hawke e Julie Delpy se conhecem num vagão, desembarcam juntos em Viena e... bom, assistam.

O Brasil é craque em filme de caminhão, que são road movies mais ligados à nossa identidade. É difícil imaginar que, num país onde nem o metrô pegou, teremos trens de passageiros desafogando as estradas e inspirando livros, filmes e casos de amor, mas não custa sonhar. Tanta coisa temos que colocar nos trilhos, quem sabe não começamos por aquelas que os têm por direito.

Política em tempos liberais ROBERTO DaMATTA


O Estado de S.Paulo - 22/08


Escrevo invocando a figura de Amaury de Souza, morto por um câncer no pâncreas aos 69 anos na semana que passou. Foi um dos melhores cientistas políticos de sua geração. Encarou como poucos a tarefa de passar do criticar ao construir, essa travessia fundamental que a finitude e o afeto demandam.

Conheci Amaury nos Estados Unidos, em 1969, onde ele fazia doutorado em Ciência Política no MIT e eu em Antropologia Social em Harvard. Como estrangeiros e um tanto desbravadores, estabeleceu-se entre nós uma simpatia e solidariedade imediatas. Era um momento de grandes esperanças, intensas ansiedades e paradoxais expectativas. A ditadura militar enrijecia no Brasil e nós todos - uma primeira leva de estudantes de Ciências Sociais - aguardávamos com ansiedade o retorno para compartilhar as nossas descobertas pessoais e profissionais. Um dia, em Harvard, ouvi do Amaury a seguinte frase a proposito de um ensaio que escrevi sobre a noção de má sorte - a panema - na Amazônia: "O que importa é demonstrar os argumentos. Tens argumentos?" Jamais me esqueci da majestade da observação. Amaury dizia coisas grandes - toda a história da humanidade é uma tentativa de demonstrar argumentos - de modo direto. A última vez que com ele falei foi num seminário sobre liberalismo no qual, a caminho do palco, ele me confessou sem rodeios: "O que você fez para escrever tão bem?" Passou-me pela cabeça duvidosa do elogio generoso responder de pronto - o sofrimento; mas, logo vi, que essa derradeira pergunta era tão difícil de enfrentar quanto a primeira.

Usando uma palavra em moda, peço vênia ao leitor para louvar a sua coragem de ser um liberal num país que jamais entendeu o que é liberalismo e, graças ao prestígio imenso de sua "esquerda" e ao peso maior ainda de sua ignorância, se dá o luxo de ignorar o pensamento de gente como Alexis de Tocqueville. No Brasil, liberalismo virou nome feio e ser liberal, uma categoria acusatória. Deixo o meu pesar pela travessia do Amaury de Souza e louvo o seu exemplo de vida.

* * * *

E por falar em liberalismo, impossível não crer que Lula e toda a cúpula do PT soubessem dos meandros do mensalão. Neste Brasil onde as relações pessoais são mais importantes do que as persuasões individuais e ideológicas - aos amigos tudo, aos inimigos a lei! E, com o PT, aos companheiros, tudo isso e o céu também... Numa sociedade marcada por múltiplas éticas, todas a serem respeitadas ou jamais discutidas, porque conhecemos seus praticantes, e dentro de um partido em que o projeto de poder sempre se confundiu com o futuro e o bem-estar da coletividade no qual ele existe, me parece impossível que Lula, José Dirceu, o famoso capitão do time, e outros próceres não tivessem articulado o plano de chegar ao socialismo compadresco petista pelo capitalismo selvagem nacional - o infame mensalão.

Não posso, por tudo o que sei sobre o Brasil, aceitar - data vênia - a tese das defesas segundo a qual a república lulista agia à americana, individualisticamente, com cada qual cumprindo religiosa e burocraticamente o seu papel oficial, num país no qual as obrigações para com os amigos abrangem aceitá-lo até mesmo na sua mais profunda ingratidão, inveja e ressentimento. No Brasil, a amizade não se individualiza e, sendo relacional, engloba os amigos que são aturados ou suportados, por mais loucos que possam ser. Amigo de amigo é amigo; inimigo de amigo é inimigo; mulher de amigo é homem... Conforme dizia um rebelde pernambucano que confundia liberalismo com golpe: eu resisto a tudo, menos ao pedido de um amigo! Até no outro mundo, os pistolões e as rezas nos aliviam. E como ter uma cultura escravocrata se não culpamos e individualizamos o inferior e absolvemos os superiores, com os quais nos apadrinhamos compulsivamente?

Lula foi salvo pelo papel de presidente e lembra o caso Nixon, e, mais adiante, Clinton. Em Watergate, alguns pegaram prisão. Nixon, porém, livrou-se das grades, mas foi destituído do cargo. O tratamento privilegiado concedido aos presidentes (representados como mártires, como Lincoln e Vargas; ou como malandros que passaram raspando pelo fundo da agulha, como Clinton ou JK; ou dissolutos, como Nixon e Collor) mostra como mesmo em tempos pós-modernos a velha identificação entre Deus e rei continua atuando implicitamente junto a certos cargos públicos. Não é, obviamente, um elo axiomático como foi no Egito e no Oriente Médio, mas o papel exclusivo abarcado pela Presidência de um país ultrapassa facilmente os limites do partido e do governo, abarcando a sociedade e seus valores.

No caso do Brasil, há um claro messianismo que todos os populistas exploram sem cessar e que é a marca do lulismo. O Brasil sou eu, diz o nosso populismo real e divino. Um milenarismo tingindo ideologicamente que não é fácil de confrontar porque ele fala a linguagem arcaica da realeza divina e, no caso da nossa presidência divina, que isenta o presidente de atos impuros ou profanos, mesmo quando eles são inescapáveis, ele também discursa usando o mais moderno jargão desta nova língua nacional que se chama economês. Esse idioma de um demonizado neoliberalismo que fala em mercado, competição, igualdade perante a lei, moeda forte, responsabilidade pública, fiscal e pessoal, e meritocracia. Ou seja, tudo isso que o grosso das elites brasileiras odeiam de todo o coração. E que - não tenhamos dúvidas - é o que está em jogo no julgamento desse desprezível mensalão.

Tem uma pimentinha?' - RUY CASTRO

FOLHA DE SP - 22/08



RIO DE JANEIRO - Convidado a falar em São Paulo sobre Nelson Rodrigues e gastronomia, embatuquei: o que teria Nelson a ver com comida? Afinal, era um sujeito que, dos 18 aos quase 28 anos, passou fome ou privação. E, quando se estabilizou, levou o resto da vida com uma úlcera do duodeno que o obrigara a dietas cruéis.

Ali estava a chave: a fome e a úlcera. A fome ficara para trás, mas Nelson nunca se esqueceria dela e de como ela o levara à tuberculose.

Fome provocada por perseguição política -os vitoriosos de 1930 impedindo que ele e seus irmãos tivessem emprego em jornais. Daí que sua fome de liberdade fosse ainda maior: "A liberdade é mais importante que o pão", dizia.

Anos depois, Nelson poderia passar a galinha ao molho pardo, que adorava. Mas a úlcera o tolhia. Em casa, ela o reduzia a purê com carne moída. Na rua, não era diferente -sei disso porque fui a almoços que seus amigos lhe ofereciam no "Bigode do Meu Tio", restaurante de seu filho Joffre, em Vila Isabel, nos anos 70. Uma singela carne-seca com abóbora parecia levá-lo ao céu.

Em função da palestra, procurei referências a comida em suas peças. Em vão. Mas, numa de suas crônicas, descobri uma cena rodriguiana: a do mendigo imundo e morto de fome que é recolhido por uma família, sentado a uma mesa na cozinha e servido de um prato capaz de alimentar uma tropa. O homem se atira a ele. Pouco depois, faz uma pausa, olha em torno e pergunta: "Tem uma pimentinha?". Ou seja, matar a fome não é tudo -há que haver lugar também para a fantasia.

E acho que sei por que Nelson se encantou com uma frase que lhe foi dita pelo dr. Aloysio Salles, advogado e boêmio carioca: "O homem só gosta do que comeu em criança". Devia lembrar a Nelson a única época em que ele próprio comeu com felicidade, sem fome e sem úlcera.

GOSTOSA


Navios à vista - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 22/08


Cabral assinou ontem decreto que desapropria o antigo Caneco.
O estaleiro teve a falência decretada em 2006. Uma batalha judicial tem impedido o leilão das instalações, hoje arrendadas pelas empresas Intercan Terminais de Contêineres e Logística e Rio Nave Serviço.

Segue...
O governador está convencido de que, tirando as incertezas jurídicas atuais, o futuro comprador do estaleiro pode deslanchar a produção de navios e a geração de empregos.

Romário 2x0 Vasco

Romário ganhou mais uma ação contra o Vasco.
A 5? Câmara Cível do Rio determinou a penhora de R$ 60 milhões nos contratos de transmissão de jogos do clube para pagamento de dívida com o ex-jogador.

Nível médio em alta
Pesquisa do Senai mostra que as profissões com exigência de nível médio estão em alta.
O salário médio das 21 ocupações mais demandadas neste patamar é de R$ 2.085,57, superior ao ordenado de início de carreira em muitas profissões de nível superior.

Por exemplo...
No Pará, fonoaudiólogos iniciantes recebem R$ 1.690,67. Os nutricionistas gaúchos são contratados com salário inicial de R$ 1.546,61. E por aí vai...

Ágape, amor divino
A grande aposta da Sony para 2012 só chega ao mercado em setembro.
É o novo CD/DVD do padre Marcelo Rossi, maior vendedor do mercado nacional (1,6 milhão de cópias em 2011). A expectativa da gravadora é que “Ágape, amor divino” atinja meio milhão de discos vendidos já no primeiro dia de lançamento.

HEMEROTECA NO PORTO
A Biblioteca Nacional está cheia de boas novidades. Seu prédio, de 201 anos, passará por uma série de ações de recuperação. Hoje, será assinado contrato para troca do sistema de ar-condicionado, desligado desde maio, quando uma avaria provocou a inundação do armazém de periódicos. Segunda-feira, a biblioteca abrirá pregão para contratar o projeto de modernização da rede elétrica, que, desde os anos 1980, não é reformado. Também será firmado acordo de cooperação com a Fundação Miguel de Cervantes para dar início à construção da Hemeroteca Brasileira, na Zona Portuária (veja reprodução acima). Até o fim do mês, o canteiro de obras já estará instalado. Vamos torcer, vamos cobrar •

Culpa do mensalão
Dia 2 de setembro, seu Florival Rocha faz 94 anos e, pela primeira vez, não terá uma das filhas na festa por causa do... mensalão.
É que seu Florival mora em Espinosa, MG, e a filha estará atolada de trabalho em Brasília. Ela se chama... Cármen Lúcia, nossa ministra do STF.

É que...
A viagem até Espinosa é longa, e Cármen Lúcia sempre faz questão de ir ao volante do próprio carro.

Mengooooo!
Na sessão da 1? Turma do STF, ontem à tarde, de repente, começou a tocar no plenário, onde estavam os ministros Luiz Fux, José Dias Toffolli, Marco Aurélio Mello e Rosa Weber, o... Hino do Flamengo.
Era o toque do celular de Marco Aurélio, rubro-negro roxo, que logo desligou.

Djavan no iTunes
Djavan, nosso compositor e cantor, vai disponibilizar com exclusividade no iTunes, dia 4 de setembro, uma gravação inédita, só com voz e violão, de seu samba “De flor em flor”!

Retratos da vida
OI Tribunal do Júri do Rio julga hoje, às 13h, Rafaela de Assis dos Santos, acusada de tentar matar a amiga Samara da Silva Gomes com veneno para ratos.
Rafaela teria misturado chumbinho na comida de Samara, que sobreviveu porque foi socorrida a tempo.

Segue...

A razão do crime teria sido ocultar o furto de R$ 900 da conta de Samara, que pretendia ir ao banco e identificar, pelo sistema de câmeras, o autor do delito.

Rádio Garagem
O que se diz é que o Terminal Menezes Côrtes, no Rio, está à venda por US$ 180 milhões.
O edifício-garagem, privatizado no governo Marcello Alencar, pertence a um consórcio que reúne a empresa Mercator Investment, com sede num paraíso fiscal, e a Prece, fundo de pensão da Cedae.

Eclética Gadú
Maria Gadú, a cantora, vai fazer na Miranda, a casa de espetáculos da Lagoa, no Rio, dias 30, 31 de agosto e 1° de setembro, o show “Doncovim”
A expressão, mineira, significa “de onde eu vim”! É que a artista vai mostrar suas influências musicais, de Back Street Boys a Sandy & Júnior.

Caso médico

Zagallo, 81 anos, foi internado na Clínica São José, no Humaitá, no Rio, para a retirada de uma hérnia.
Deve voltar ao quarto amanhã. Médicos informaram a parentes que não é motivo de preocupação.

No mais...

Um release da Pés Sem Dor, empresa de palmilhas, revela: segundo pesquisa, 32,8% dos brasileiros têm... o segundo dedo mais comprido que o dedão.
Como diria o nosso Artur Xexéo, fica difícil imaginar como a Humanidade viveu até agora sem esta informação. Com todo o respeito.

Alerta máximo e fonte seca - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 22/08

Dois temas rondam a cabeça dos políticos nesta quarta-feira: o primeiro se refere ao risco de dois pesos e duas medidas na hora do julgamento dos réus da Ação Penal 470, vulgo mensalão, por causa da aposentadoria compulsória do ministro Cezar Peluso no meio do processo. Significa que alguns podem terminar absolvidos. O segundo é a constatação de que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) perdeu o charme para o projeto de concessões de rodovias e ferrovias.

Vamos por partes. Primeiro, o voto do ministro Peluso. Políticos e até ministros do STF temem que, sem a presença de todos os ministros, haja o risco de alguns réus terminarem condenados e outros salvos pelo gongo da aposentadoria de Peluso. E ninguém deseja dar esse ar de dois pesos e duas medidas. Ora, lembram alguns juristas que acompanham o caso, não houve nada de novo até agora que pudesse provocar uma reviravolta no processo. Não existe testemunha nova a ser convocada. Portanto, o material para o voto dos ministros já está todo nos autos.

Logo, a ideia de se abrir uma exceção a Peluso, ou seja, deixar que ele apresente seu voto por inteiro, até mesmo antes do ministro relator, Joaquim Barbosa, não soa como um disparate tão grande assim. E há quem diga que, pelo regimento do STF, esse recurso pode ser utilizado. E é essa a discussão que os ministros terão em breve, caso o julgamento ultrapasse 3 de setembro, data da aposentadoria compulsória de Peluso. E, pelo andar da carruagem, tudo indica que o veredicto não sai antes dessa data. Será uma boa discussão.

Por falar em “boa”…

Paralelamente ao julgamento do STF, à vésperas do envio do Orçamento de 2013 ao Congresso, Brasília vive a hora em que os políticos correm atrás de recursos para obras em seus estados. A primeira reunião de líderes partidários para conhecer mais detalhes do projeto de concessões de rodovias e ferrovias deu aos técnicos uma alegria e uma tristeza. A boa notícia, sob a ótica do governo, é a receptividade positiva do projeto no meio político, o que indica facilidade de aprovação das leis relativas ao modelo. A informação indigesta foi a constatação de que o PAC perdeu o charme.

O Programa de Aceleração do Crescimento foi uma correnteza favorável à eleição da presidente Dilma Rousseff em 2010. Ela, aliás, em 2008, foi apresentada como potencial candidata no lançamento de um braço do programa no Rio de Janeiro, quando o então presidente Lula lhe conferiu o título de “mãe do PAC”.

A lentidão na execução das obras por causa da escassez de recursos para investimentos diretos com dinheiro do Orçamento da União e a inclusão de tantos projetos no PAC jogou o programa na vala comum do governo. Isso significa que, hoje, os políticos não veem mais uma obra incluída no PAC como “a boa”, ou seja, a que eles vão conseguir apresentar ao eleitor concluída dentro do prazo estipulado. Afinal, só em infraestrutura, o governo precisaria dispor de algo em torno de R$ 80 bilhões, mas não consegue investir sequer 20% desse total anualmente.

Por falar em bilhões…

Antes de meia hora de conversa com Bernardo Figueiredo, o executivo da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os político tinham um elenco de projetos que desejam ver incluídos no programa de concessões, a nova vedete da Esplanada. O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, logo pela manhã, incluiu no seu microblog o pedido de adotar esse sistema para a estrada que liga Natal a Mossoró, no Rio Grande do Norte. O do PP, Arthur Lyra, que é de Alagoas, citou logo que a duplicação da BR 101 em seu estado está paralisada há um ano e meio e tem que ser incluída logo no projeto. Os outros líderes não ficaram atrás em seus pedidos. Ou seja, num passe de mágica, os políticos esquecem o PAC e entram com os dois pés no projeto de concessões. E o motor de tudo isso é o pragmatismo: Entre os congressistas não há mistério. Quando uma fonte, no caso, a do PAC, seca, eles buscam logo outra. A da moda, agora, é a das concessões. Vamos acompanhar.

Dilma surpreende a Scotland Yard - ROSÂNGELA BITTAR

Valor Econômico - 22/08


Alguns, mais próximos, dizem que ela sempre foi assim e nada mudou, mas à distância a presidente Dilma Rousseff vem imprimindo uma nova conduta à sua vida em Brasília, saindo um pouco do isolamento imposto pelas paredes institucionais. Na última semana, a presidente, embora não tenha deixado de viajar, voltou a conter-se mais, o grevismo é irracional e os grevistas sem limites intimidam. Mas nota-se que ela vinha numa crescente renúncia à reclusão que deverá ser retomada logo.

Passou a aceitar um ou outro convite para jantar fora do Alvorada, onde reside com a mãe e uma tia, e onde recebe a visita esporádica da filha e do neto. Dilma hospeda ali também autoridades do governo que transformou em amigos, como a presidente da Petrobras, Graça Foster, e a sua advogada quando presa política e hoje integrante da comissão da verdade, Rosa Maria Cardoso da Cunha. Aos domingos, dia em que grava o programa semanal de rádio, recebe assessores e uma ou outra visita de ministro, sendo o mais assíduo o amigo Fernando Pimentel, que sempre passa por lá quando retorna à cidade antes do expediente da segunda-feira. É fato que passou a olhar mais porta afora e sair um pouco da programação oficial.

O mês de julho foi exemplar na ilustração do novo momento. A presidente compareceu a um jantar na residência do advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas, do PT, com não mais que uma dezena de amigos. Chegou com Giles Azevedo, seu fiel escudeiro e chefe de Gabinete, e o general Amaro, chefe da Segurança, único sinal da simbologia presidencial em todo o programa.

De um tipo de isolamento a presidente quer sair

Lá encontrou uma turma muito próxima a Sigmaringa, e também ao ex-presidente Lula, de quem o advogado é amigo, que frequentava o Alvorada e o Torto, residências oficiais, nos dias úteis e nos fins de semana: o assessor internacional Marco Aurélio Garcia, o Advogado Geral Luis Inácio Adams, o jornalista Franklin Martins, o governador de Sergipe Marcelo Déda, que disputa com Jaques Wagner, da Bahia, o privilégio da proximidade com a presidente. Como Wagner não estava em Brasília, não foi convidado. Estavam lá também o ex-deputado José Genoíno, agora assessor do Ministério da Defesa, o ex-presidente da Petrobras e um dos coordenadores de sua campanha presidencial, além de ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra.

A presidente não ficou até a madrugada, mas conversou sobre assuntos variados, inclusive sobre política. Mas conversa social, nada de trabalho, desenho de estratégias para mensalão ou outros assuntos dramáticos daquele momento.

Do isolamento político, a presidente não se ressente tanto. É seu estilo e não consegue se divertir em roda parlamentar. Embora não tenha cortado definitivamente deputados e senadores de seu convívio, encontra-os em ocasiões raras. Aumentou, porém, os contatos com a sociedade, os empresários, os amigos, os artistas. A rotina continua sendo ir para casa, ver filmes, ler, às vezes ter um convidado para jantar, a rigidez do isolamento, porém, vem adquirindo flexibilidade.

A presidente sempre gostou de programas culturais, de aproveitar viagens ao exterior para ir a museus, ver exposições, conhecer novidades. Quis ver a exposição dos impressionistas do Museu D"Orsay, no CCBB, em São Paulo, há umas duas semanas, desistiu do programa à última hora mas a mostra ainda não acabou, poderá retomar o projeto.

Em Londres, no mês passado, deu um susto na Scotland Yard, responsável pela segurança dos chefes de governo que compareceram à sessão inaugural dos Jogos Olímpicos. O carro que a levava à Tate Modern Gallery ficou preso em um engarrafamento. Acostumada a viajar sozinha, saiu do automóvel, com a filha Paula, para entrar no metrô e saltar quatro estações depois. O aparato oficial foi encontrá-la no seu destino, onde já visitava uma exposição de arte contemporânea. Na Turquia foi ao museu, em Bruxelas também, em Nova York almoçou duas vezes no restaurante do Moma para não interromper a visita. Também nas viagens de julho foi a um espetáculo em que Plácido Domingo cantava árias famosas, tudo isso sem testemunho da imprensa, sem ser incomodada e, principalmente, sem incomodar, o que detesta e faz questão de evitar.

Dilma tem quebrado protocolo, deixado a segurança tonta e na última passagem por Paris conseguiu conhecer um charmoso museu, numa antiga casa de um milionário colecionador e sua mulher, artista: o Jacquemart-André, no Boulevard Haussmann, onde regalou-se com uma seleta coleção: Rembrandt, Tiepolo, Botticelli, Paolo Cello.

Chama-se Jarbas Vasconcelos, o sempre autêntico pemedebista, ex-deputado, ex-governador de Pernambuco e hoje senador, o motivo do estremecimento do ex-presidente Lula com o governador Eduardo Campos. Ao contrário do que diz o candidato do PT à prefeitura de Recife, senador Humberto Costa, Campos não caiu em desgraça só porque, não suportando a autofagia do PT, lançou próprio do PSB à prefeitura de Recife, rompendo uma aliança de anos.

As boas relações entre o ex-presidente e o governador, que sobreviviam apesar da pressão do PT pelo rompimento, se mantiveram ao longo de várias definições dramáticas das chapas eleitorais, entre elas a de São Paulo e até mesmo de Recife. Mas Lula, que dedicou sangue, suor e lágrimas a derrotar seus desafetos do Senado, trabalhando contra um por um dos adversários do DEM, do PSDB e até do PMDB não aliado, suportou com galhardia, e defendeu durante semanas, o direito de Campos partir para outra já que o PT em Recife não se acertava. Mas sucumbiu à aproximação com Jarbas, mesmo tendo sido depois que ele próprio foi buscar o apoio de Paulo Maluf para seu candidato em São Paulo. Considera que essa aliança pernambucana o atingiu no fígado, uma vez que Jarbas Vasconcelos é um de seus mais ácidos críticos.

Um gesto político considerado o mais espetacular de quantos Eduardo Campos vem sendo protagonista.

O reforço dos aeroportos privatizados - CRISTIANO ROMERO

VALOR ECONOMICO - 22/08


Os grupos que vão administrar os três aeroportos privatizados reforçaram suas estruturas com empresas de renome internacional e experiência na gestão de grandes aeroportos. As parcerias podem eliminar o temor de setores do governo quanto à capacidade e competência dos consórcios de gerir os terminais de Juscelino Kubitschek (Brasília), Viracopos (Campinas) e Cumbica (Guarulhos). Em tese, com as mudanças, não há por que duvidar da eficácia do modelo de concessão, que vem sendo atacado em Brasília pelas viúvas do estatismo.

Os consórcios que venceram os leilões de privatização, realizados em fevereiro, só divulgarão os nomes dos parceiros contratados no fim do mês, quando efetivamente começarão a administrar os aeroportos. As associações já foram reveladas ao governo, que vinha exigindo, desde o leilão, o reforço dos grupos. "Não se pode fazer um projeto de concessão e depois ir à praia", justifica um assessor com trânsito no Palácio do Planalto.

Liderado pela Triunfo Participações e Serviços e tendo como operadora a francesa Egis Avia, o consórcio que vai cuidar de Viracopos foi um dos que mais se reforçaram. Na área de engenharia, contratou a Naco (Netherlands Airports Consultants), empresa holandesa que assessorou a construção e ampliação de 550 aeroportos em todo o mundo, dentre os quais os de Frankfurt, Pequim e Amsterdã. Caberá à Naco desenvolver o projeto básico do aeroporto de Campinas, que em três décadas será o maior do país.

Grupos contrataram projetistas e operadores de renome

Para a área de operação, o grupo Triunfo acertou consultoria com o Aeroporto de Munique, o 6º maior da Europa, seis vezes premiado como o melhor do velho continente e duas vezes como o melhor no segmento de carga. Há mais de 20 anos esse aeroporto alemão presta consultoria a outros terminais. Sua responsabilidade, em Campinas, será elaborar o plano de transferência operacional da Infraero para a nova gestora, além de revisar o projeto básico e todos os projetos a serem elaborados pela Naco.

O grupo de Viracopos contratou, ainda, a CPEA (Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais) e a WALM para assessorá-lo na área ambiental. As duas empresas ficarão responsáveis, entre outras atribuições, pelo licenciamento e a avaliação de passivos nessa área.

O consórcio que vai administrar Cumbica, o maior aeroportos do país na atualidade, também se reforçou de forma considerável. Liderado pela Invepar, empresa de participações em projetos de infraestrutura de três fundos de pensão (Previ, Petros e Funcef) e da construtora OAS, o consórcio contratou a renomada empresa de consultoria Airport Consulting Vienna.

A companhia austríaca já realizou cerca de 300 projetos de consultoria e participou de 70 processos de concessão de aeroportos. A ideia é que ela auxilie a operadora oficial de Cumbica - a Airport Company South Africa (ACSA), empresa que administra os três principais aeroportos sul-africanos.

A Invepar contratou também a Engecorps, empresa de consultoria em engenharia do grupo espanhol Typsa. Ela atuará como projetista da ampliação de Guarulhos. A empresa tem experiência nos aeroportos de Madri, Lima e Barcelona, entre outros. Para a área de gestão, o consórcio contratou três empresas e um banco, todos com atuação internacional: McKinsey &Company, Accenture, Deloitte e BNP Paribas.

O aeroporto de Brasília, do consórcio liderado pela Engevix e que tem como operadora a argentina Corporación América, contratou a AECOM, gigante americana na área de consultoria de projetos de engenharia. A empresa trabalhou, por exemplo, no plano diretor dos aeroportos de Hong Kong e da cidade australiana de Brisbane. Atuou também em vários aeroportos americanos, entre eles, os de Los Angeles (LAX), Nova York (JFK) e Chicago (O"Hare).

O consórcio de Brasília contratou, também, a Mitre, entidade ligada ao prestigioso Massachusetts Institute of Technology (MIT). A Mitre assessora a FAA (Federal Aviation Administration), a Anac americana, e fará a revisão dos planos operacionais do aeroporto JK.

O resultado dos leilões de concessão frustrou autoridades, entre elas, a presidente Dilma Rousseff, porque entre os grupos ganhadores da disputa não havia projetistas de grande porte nem operadores renomados. Havia, ainda, a desconfiança de que eles não teriam capacidade financeira para assumir os compromissos firmados - um investimento total, durante o prazo de concessão, de R$ 16,1 bilhões nos três aeroportos.

Logo se descobriu que não haveria restrição financeira porque os grupos depositaram as garantias exigidas e, portanto, estavam aptos a participar da empreitada. Como quaisquer empresas que atuam no país, elas têm acesso, a juros favorecidos, aos financiamentos do BNDES. Ademais, por decisão do próprio governo, a Infraero terá participação de 49% no capital das três unidades, sendo responsável, portanto, por quase metade dos recursos a serem investidos.

Boa parte das queixas contra os consórcios vencedores dos leilões foi alimentada por grandes empreiteiras, derrotadas na disputa. A reclamação não deveria repercutir, afinal, o ágio pago pelos ganhadores ficou bem salgado - 348% acima do preço mínimo. Uma crítica possível é a de que o edital não fixou cláusula de barreira que, na prática, impedisse a vitória dos pequenos operadores.

O problema é que a ideia de que o processo foi um fracasso alimentou, nos últimos meses, a fúria de setores importantes do governo contra privatizações e que tais. Desde então, eles vêm atuando nos bastidores para convencer a presidente Dilma a desistir de conceder ao setor privado aeroportos como os do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte.

De forma legítima - os editais e leis existentes permitem isso -, entidades oficiais vinham pressionando os consórcios vencedores, desde o resultado dos leilões, a reforçarem suas estruturas de operação e engenharia. O governo cogitou obrigar os grupos, o que foi evitado para evitar contestação judicial. As empresas acabaram reagindo favoravelmente às reivindicações e, hoje, pode-se dizer que estão prontas para ampliar e administrar, com o apoio de firmas de renome mundial, os terminais de JK, Viracopos e Cumbica.

Fase decisiva - MERVAL PEREIRA

O GLOBO - 22/08


O julgamento do mensalão entra hoje em fase decisiva com o voto do revisor Ricardo Lewandowski. Caso adote a posição do relator Joaquim Barbosa e entenda que houve, sim, crime de desvio de dinheiro público nos episódios envolvendo o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, estará reforçada a tese de que o que aconteceu no episódio em julgamento foi muito além do mero caixa dois de campanha eleitoral. E aberto caminho para a condenação dos demais réus envolvidos no esquema.

Caso, ao contrário, Lewandowski discorde da linha adotada por Barbosa e apresente argumentos tão convincentes quanto os da acusação, mas em sentido oposto, estará abrindo caminho para uma discussão do plenário do Supremo sobre essa questão básica do caso do mensalão.

Até o momento o ministro revisor está se mostrando um contraponto ao ministro relator apenas nas questões de procedimento do julgamento, o que leva à impressão de que também nas questões de mérito ele discordará de Joaquim Barbosa. Mas não é assim, necessariamente. Muitos atribuem as manifestações de desagrado de Lewandowski, especialmente no primeiro dia de julgamento, a um desejo de atrasá-lo ou até mesmo de impedir sua continuidade, como quando ameaçou abandonar o cargo de revisor, o que paralisaria o processo.

Mas é preciso lembrar que também Joaquim Barbosa deixou essa possibilidade no ar ao reclamar dos seus problemas de saúde. Tudo indica que os desentendimentos entre ministros com maneiras diferentes de ver uma mesma questão podem ser superados em benefício do bom andamento do julgamento, sem que uma discordância formal sinalize um voto nesta ou naquela direção.

A tentativa de adivinhar o voto dos ministros leva a situações delicadas como a do ministro Cezar Peluso. Como se aposenta compulsoriamente, por chegar aos 70 anos, em 3 de setembro, ele teria tempo útil apenas para votar nesse primeiro bloco, que trata de desvio de dinheiro público. A possibilidade de que antecipe seu voto integralmente, prevista no regimento do Supremo, está sendo tratada como se fosse uma medida de exceção.

Como o relator e o revisor tratarão de partes segmentadas do processo, ao fim das quais haverá uma votação, considera-se que Peluso não poderia votar antes dos dois sobre temas ainda não abordados por eles. Mas o artigo 135 do Regimento Interno do STF não impede explicitamente essa antecipação, embora defina a ordem em que os votos devem ser tomados:

"Art. 135 - Concluído o debate oral, o presidente tomará os votos do relator, do revisor, se houver, e dos outros ministros, na ordem inversa da antiguidade.

§ 1º Os ministros poderão antecipar o voto se o presidente autorizar."

Esse deve ser o próximo grande embate no plenário, e seria bom que a questão fosse decidida logo.

Toda a movimentação dos advogados dos réus contra a antecipação do voto de Peluso tem o pressuposto de que ele é um voto contrário aos mensaleiros, um raciocínio perverso para impedir um ministro do STF de participar legitimamente de processo que acompanhou desde o início e para o qual está preparado, como ressaltou Joaquim Barbosa.

Se Peluso quiser encerrar sua atuação no STF com um voto completo no caso do mensalão, caberá ao presidente Ayres Britto pesar todas as circunstâncias em jogo, e ele decidirá, provavelmente, com base na maioria do plenário.

Marcelo Auler, autor do livro "Biscaia", que será lançado em setembro, esclarece que não há nele uma referência direta a pressões que o ex-ministro José Dirceu teria feito sobre o então presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Antonio Carlos Biscaia. O livro narra, sim, que Biscaia entendia que, se tivesse de votar pela continuidade do processo de cassação de Dirceu, como o faria no caso de ser preciso o voto de minerva, teria de imediatamente entregar o cargo de confiança para o qual o PT o havia indicado. A votação de 39 a 15 contra o recurso da defesa acabou poupando-o da renúncia. E ele, no plenário da Câmara, votou pela cassação de Dirceu.

A felicidade bate à nossa porta? - JOSEF BARAT

O Estado de S. Paulo - 22/08


Lançado o pacote federal para a logística e o transporte, cabem duas perguntas singelas. 1) Por que se adiou por uma década o enfrentamento mais articulado dos gargalos nas infraestruturas, acarretando enormes transtornos aos usuários e prejuízos ao País? 2) Por que se discutiu inutilmente por uma década se as concessões eram compatíveis com o jeito petista de governar? Perdeu-se muito tempo com indecisões, falta de planejamento e enfraquecimento das agências reguladoras. Os problemas se agravaram e restringiram tanto o potencial produtivo do País quanto sua competitividade em âmbito mundial. Mas cabe cumprimentar a presidente Dilma por entender, afinal, a gravidade dos gargalos e buscar novas soluções.

Porém algumas observações devem ser feitas. O pacote é bem ambicioso ao anunciar, para uma primeira etapa, a duplicação de 7,5 mil km de rodovias e construir 10 mil km de ferrovias, com investimentos de R$ 80 bilhões. Ao longo de 30 anos serão programadas concessões estimadas em R$ 133 bilhões (mais de 2/3 em ferrovias), além das próximas nos portos e aeroportos. A transformação da empresa estatal criada para gerir o "trem-bala" numa Empresa de Planejamento e Logística representa mudança de visão que vai promover o planejamento e dar suporte à formulação de políticas. Na verdade não seria necessário criar uma estatal para isso. Bastariam uma boa equipe de planejadores na administração direta e a unificação das agências reguladoras numa única agência para logística e transporte, com capacitação técnica, credibilidade e independência, para de fato regular os contratos de concessão. Mas aí já é exigir muito do jeito petista de governar.

O problema das concessões "envergonhadas" é que o governo sobrepõe sempre a razão populista à lógica econômica, gerando defasagem nos investimentos, insegurança jurídica e fraqueza dos mecanismos reguladores. No caso das rodovias, por exemplo, com o modelo de oferta de menor pedágio, as concessionárias que assumiram rodovias federais em 2007 não fizeram as melhorias e duplicações no prazo esperado. Além disso, a qualidade das restaurações e da manutenção deixou muito a desejar. E este é o modelo que o governo insiste em manter, apesar de saber que não foram cumpridas metas de obras iniciadas há quatro anos. No pacote de 2007 foram previstos investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão, em valores atuais, para 270 km de obras de restauração, construção e duplicação. Até fevereiro, investiu-se pouco mais de R$ 100 milhões, comprometendo a conclusão em 2013, e cinco grandes projetos nem sequer haviam sido iniciados.

A verdade é que, em modelos de concessão nos quais se oferecem pedágios muito baixos (caso das rodovias federais) ou ágios muito elevados (caso recente dos aeroportos), as concessionárias acabam por comprometer recursos que deveriam destinar aos investimentos exigidos pela concessão. Persistir neste modelo só para contrapor às concessões "tucanas" é um erro que acaba por prejudicar os usuários e o País. O problema se agrava pela ausência de adequada pré-qualificação dos licitantes, de projetos executivos, além de regulação frouxa, que não impõe penalidades às concessionárias.

Para as ferrovias - dado o vulto dos investimentos para recompor a degradação e obsoletismo da malha -, o modelo escolhido é o da Parceria Público-Privada, em que o governo arca com parte do risco, delegando ao setor privado a construção, manutenção e operação da ferrovia. A estatal Valec será a gestora da malha, repassando o direito de passagem dos trens a diversas empresas, e este pode ser um passo importante para a real integração da malha ferroviária. Mas ficam algumas incógnitas: o montante de subsídios governamentais que darão suporte às parcerias, as fontes de financiamento de longo prazo e a taxa de retorno dos investimentos.

Neste "kit felicidade", como diria Shakespeare, "que não nos seja amargo ver a felicidade através dos olhos de outrem". Que o "kit" seja realista e realizável é o que se espera do governo Dilma.

Estranho no ninho - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 22/08

Ausente até da propaganda de seu PSD na TV, Gilberto Kassab estreia hoje no palanque eletrônico de José Serra. O prefeito, com alta rejeição, aparecerá em imagens ao lado do aliado, mas não falará. Ilustrará textos que mencionam obras de sua gestão, assim como Geraldo Alckmin. O programa inaugural, no qual apenas Serra e eleitores terão voz, tentará fixar a ideia de que o tucano "não tem padrinhos", contrastando com a superexposição de Lula em socorro a Fernando Haddad.

Reduto 
No programa de rádio de Haddad, hoje, Lula fará perguntas ao candidato sobre a zona leste, onde fica o Itaquerão. A ideia da campanha é enfatizar as promessas do petista para a região, notadamente a universidade federal e o parque tecnológico.

A teoria... 
O QG de Haddad não gostou das declarações do presidente do PT paulista, Edinho Silva, atribuindo ao mensalão a queda na arrecadação de doações. "Fazemos esforço enorme para tirar o assunto da pauta da campanha e ele fala isso?", questiona um membro da coordenação do ex-ministro.

...e a prática 
Petistas mais pragmáticos, contudo, retrucam. Consideram que ficaria pior para o candidato creditar o baixo fluxo de recursos ao seu desempenho ainda tímido nas pesquisas.

Vice de peso 
Numericamente à frente de Serra no último Datafolha, Celso Russomanno abrirá seu programa com agradecimento pela escalada de intenção de votos nas pesquisas. Dará, na sequência, amplo espaço a seu companheiro de chapa, Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB).

Invisível 
Nas reuniões com candidatos a vereador e lideranças de bairro, a cúpula da campanha de Serra tem ouvido reiteradas queixas à falta de material de propaganda nas ruas. Membros da coordenação tucana atribuem a escassez ao ritmo muito lento da arrecadação.

Dia D 
Petistas graúdos fixaram o voto de Ricardo Lewandowski como definidor da manutenção da candidatura de João Paulo Cunha em Osasco. Em privado, afirmam que o deputado deve ter a "grandeza'' de renunciar caso seja condenado pelo revisor no mensalão.

Ontem 
Em 2007, no recebimento da denúncia, Lewandowski chamou de "sofisticado mecanismo'' de "branqueamento de dinheiro" o saque da mulher de João Paulo no Banco Rural.

Hoje 
Ministros dizem, no entanto, que votos podem mudar agora, uma vez que o Ministério Público, no entender de alguns, deixou de provar imputações de 2007.

Meio vazio... 
Integrantes da corte se dividem a respeito da não-participação de Cezar Peluso no julgamento de José Dirceu. Alguns avaliam que, com o "fatiamento", Joaquim Barbosa inviabilizou o voto do ministro, que se aposenta dia 3, no item mais polêmico do caso.

... meio cheio 
Outros afirmam que o relator, em jogo combinado com o presidente Carlos Ayres Britto, optou por ver aprovada com a corte completa a tese de que houve desvio de recursos públicos, que é importante para balizar todo o julgamento.

Outro lado 
A assessoria do TSE afirma que não há atraso nas licitações para as eleições. Anteontem, a presidente Cármen Lúcia se reuniu com diretores dos TREs para checar demandas de material e suprimentos.

Visita à Folha Andrea Calabi, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Shirley Emerick, assessora, e Jaime Soares de Assis, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Parece que o Brasil só existe da Bahia para baixo: não há um projeto de rodovia para o Nordeste no plano de concessões do governo."

DO DEPUTADO FEDERAL DANILO FORTE (PMDB-CE), avalizando as queixas feitas à ministra Ideli Salvatti sobre o mapa de obras entregues ao setor privado.

contraponto

Devagar, quase parando


Depois de melindrar colegas da corte e advogados dos réus do mensalão, a impaciência de Joaquim Barbosa respingou até nos chamados "capinhas" -auxiliares de plenário dos ministros do STF. Ao ler anteontem seu voto, Barbosa pediu a funcionários que entregassem cópia do texto aos pares. Irritado com a demora, repreendeu:

-Por favor, distribuam rápido. Está demorando muito.

Advogado presente ao plenário do Supremo à ocasião comentou com um colega:

-O ministro sofreu agora o que os advogados sofrem o ano inteiro: a lentidão do Judiciário.

Fora de controle - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/08

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) foi decisivo para que o PTB apoiasse Celso Russomanno (PRB) para a prefeitura de São Paulo. Sua intenção era dar musculatura para um nome capaz de conter o crescimento de Fernando Haddad no “povão”, onde o PT é forte. Mas Kassab nem o candidato José Serra (PSDB) supunham que Russomanno pudesse surfar também no desgaste da dupla Serra-Kassab.

A luta de classes no funcionalismo
Os funcionários públicos das categorias que recebem salários mais baixos começam a reclamar que não podem ser comparados aos que estão no topo da carreira e que recebem vencimentos próximos ao teto do serviço público. Ocorre que os sindicalistas, muitos deles integrantes do topo da carreira, não fazem essa distinção, colocando todos os servidores no mesmo balaio. Esses servidores de salários mais baixos se limitaram até agora a reclamar da cobertura que a imprensa faz da greve. Mas, diante da divisão social que existe entre eles, alguns setores estão também ficando irritados com a atitude de seus dirigentes sindicais.

Teste para a liderança governista
O líder do PDT, André Figueiredo (CE), coleta assinaturas para impedir que a Câmara vote o Plano Nacional de Educação e derrube os 10% destinados ao setor. Seu alvo são 41 das 82 assinaturas que levaram a votação ao plenário.

João Paulo ou nada
O ministro Cezar Peluso não vai antecipar seu voto sobre os 37 réus do mensalão. Se votar, só o fará no caso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Sua intenção é proferir seu voto sobre o assunto na quarta-feira, 29 de agosto.

O dia seguinte será o seu último de STF. Na sessão do julgamento marcada para 3 de setembro, segunda-feira, Peluso já estará aposentado.

No alvo: o modelo tucano
O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, disse aos líderes que não serão prorrogados contratos com as concessionárias de rodovias. Criticou as concessões dos anos 90 pela alta remuneração das concessionárias, que encareceu os pedágios.

Até o último bagaço da laranja
Candidato a prefeito de Osasco, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) não pretende renunciar, e sua disposição é a de recorrer, caso condenado pelo STF. Se a decisão não for unânime, sua intenção é pedir novo julgamento alegando “embargos infringentes”. Nesse caso, sua ação não terá transitado em julgado e não haverá sentença antes do pleito. A cúpula do PT apoia.

Todos querem pegar carona
Na reunião no Planalto sobre concessões, líderes sugeriram incluir novas estradas. Henrique Alves, do PMDB, avisou que vai brigar pela duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró (RN).

Em pé de guerra
O governador Beto Richa (PSDB-PR) ameaçou, para empresários, não dar licença ambiental para a construção das ferrovias previstas no programa de concessão anunciado pelo governo Dilma. Está possesso porque a Ferroeste não entrou.

O GOVERNO ESTÁ EM PÂNICO. A Receita Federal entra em greve hoje. A Polícia Federal prepara uma manifestação. E o MST também fará um protesto.

“Não conseguimos aprofundar as investigações sobre a Delta, não houve tempo para isso. É preciso avançar na apuração sobre lavagem de capitais”
Daniel de Resende Salgado
Procurador da República que atuou na Operação Monte Carlo em depoimento na CPI do Cachoeira

A solução, o nó e a crise - PRISCILA CRUZ


O ESTADÃO - 22/08


Foram divulgados na semana passada os resultados de 2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Trata-se de uma das referências mais importantes para o acompanhamento dos avanços e retrocessos da área no País, combinando resultados de desempenho com fluxo escolar. Ainda que não seja um indicador perfeito, a partir de seus dados é possível avaliar as consequências das políticas e agir para que se ponham em prática os aperfeiçoamentos e as correções necessários.

Como o índice é calculado a cada dois anos desde 2005, já temos uma boa série histórica, com informações para o quinto ano do ensino fundamental (avaliando, portanto, os anos iniciais dessa etapa), o nono ano dessa mesma fase de ensino (anos finais) e o terceiro ano do ensino médio (a última etapa da educação básica). Analisando essas etapas no período, temos, respectivamente, a solução, o nó invisível e a crise.

O Fundamental I (do primeiro ao quinto ano) tem apresentado resultados animadores, os quais apontam um acúmulo de experiências bem-sucedidas que indicam o contínuo avanço dessa etapa. Desde 2005 cresceu 0,4 ponto por edição, saindo de 3,8 para 5 em 2011.

Os Estados do Ceará e do Piauí merecem destaque, com os maiores aumentos, respectivamente, de 3,2 para 4,9 e de 2,8 para 4,4. E também Minas Gerais, por apresentar o maior resultado do País em 2011, com um Ideb de 5,9 - lembrando que a meta do Brasil é chegar a 6 em 2021. O que esses Estados têm em comum? Prioridade para a educação, persistência nas políticas que se mostraram bem-sucedidas, foco na alfabetização e pactuação entre Estado e municípios.

Começamos, porém, a perder o fôlego na etapa seguinte, o Fundamental II (do sexto ao novo ano), na qual está o nó invisível da educação básica. O avanço de 2005 para 2011 foi de uma média de 0,2 ponto por edição, saindo de 3,5 para 4,1.

Essa etapa tem seus problemas de identidade e muito menos atenção do que seus vizinhos mais ilustres. Ela não é nem preponderantemente estadual nem municipal: 56% pertencem às redes estaduais e 44%, às municipais; ou seja, está no meio do caminho na distribuição de responsabilidades entre os entes federados. Também é a mais ignorada pelas políticas públicas, pelo investimento social privado e nos debates da educação.

Os alunos não são mais crianças, mas também não são ainda os jovens do ensino médio. Se estiverem na idade certa, encontram-se no início da adolescência, entre 11 e 14 anos, passando por um período de muitas incertezas e inseguranças. Nessa fase eles têm muito mais professores do que na etapa anterior, em outro tipo de estrutura curricular, muito mais fragmentada. O resultado é menor aprendizagem e aumento da repetência e da evasão.

Como a educação é um processo cumulativo, as lacunas de aprendizagem e o fluxo escolar ruim vão-se intensificando ano a ano, caso não haja políticas em resposta. E é nesse contexto que uma parte dos alunos ingressa no ensino médio. Nessa etapa a evolução foi de apenas 0,1 ponto por edição, a menor de todas, saindo de 3,4 em 2005 para 3,7 em 2011. Mas com um agravante: das 27 unidades da Federação, três - Alagoas, Espírito Santo e Sergipe - tiveram resultados em 2011 piores que os apresentados seis anos antes, em 2005.

Analisando apenas os dados das redes estaduais, uma vez que são elas as responsáveis por 97% das matrículas na rede pública para essa etapa, temos desde o Estado do Amazonas, que avançou 1,2 ponto no período, até Alagoas, cujo Ideb da rede caiu, além de também ter o menor resultado entre todos os Estados. E, talvez não por acaso, é o Estado onde a rede particular mais cresceu entre os demais, 0,5 no período.

No ensino médio, aumentou a desigualdade entre os Estados. Em 2005 a diferença entre o maior e o menor resultado era de 1 ponto no Ideb e em 2011 foi para 1,5. É uma etapa claramente em crise.

Além das desigualdades entre os Estados, outro ponto preocupante, novamente mais ainda no médio, é a desigualdade entre as redes pública e particular. Em 2011, no Fundamental I a diferença entre elas foi de 1,8 ponto no Ideb; no Fundamental II, cresceu para 2,1; e, finalmente, no médio, foi para 2,3. Ou seja, ao longo da trajetória escolar, os alunos estão se distanciando cada vez mais, quando a equidade entre as redes é imprescindível para garantir oportunidades para todos.

E como sair desse círculo vicioso da última etapa de nossa educação básica? Muitos são os possíveis caminhos, mas algumas políticas são urgentes, como repensar a estrutura curricular, reduzir para quase zero a oferta de ensino médio noturno e resolver a escassez de professores, principalmente na área de exatas. Os Estados que mais avançaram também indicam caminhos, como o aumento de escolas em tempo integral, a definição clara e transparente da aprendizagem esperada para cada ano, avaliações realmente utilizadas na gestão da rede, das escolas e da sala de aula, reforço e recuperação dos alunos ao longo do ano, utilização relevante das tecnologias da informação e modernização dos processos de gestão.

Fica aqui um alerta para todos nós, da sociedade, para o Ministério da Educação, para as Secretarias de Educação dos Estados e para os deputados federais que compõem a Comissão Especial do Ensino Médio, que iniciou seus trabalhos este ano na Câmara. Não podemos ignorar os diagnósticos já amplamente conhecidos. Estes resultados, desde o ensino fundamental até o médio, apontam para movimentações importantes que têm ocorrido ou devem acorrer na educação básica.

Portanto, devemos aprender com os resultados do Ideb, buscando entender melhor o que as médias escondem ou nos trazem de aprendizagem para garantir a oferta de uma educação de qualidade para todos, em todo o Brasil.

Origem dos EUA - ANTONIO DELFIM NETTO

FOLHA DE SP - 22/08


Um brilhante intelectual acaba de publicar uma extraordinária história econômica dos EUA. Merece ser lida por quem se interessa pelo papel do Estado e dos estadistas na construção de instituições que tendem a promover o desenvolvimento econômico de um país num regime de liberdade de iniciativa dos seus cidadãos. O livro é "Land of Promise" (HarperCollins). O autor é o considerado Michael Lind.

Trata-se da saga da quase inacreditável construção política que, a partir da segunda metade do século 19, transformou uma coleção heterogênea de pequenas colônias inglesas na maior, mais eficiente, produtiva e democrática sociedade do mundo, com a enxuta e poderosa Constituição de 1787.

Essa construção exigia uma conveniente organização econômica, que foi entregue ao gênio Alexander Hamilton, secretário do Tesouro de 1789 a 1795.

A história revela que, desde o início, duas diferentes concepções dominaram a formação da sociedade americana. Uma, a hamiltoniana, que sugere que uma nação forte precisa de uma organização com um governo central estimulador da atividade privada e construtor da infraestrutura.

A outra, jefersoniana, acredita que a prosperidade é produzida pelo trabalho de pequenos produtores independentes e competitivos. A situação ao longo dos últimos 220 anos não é muito clara, mas podemos, no nosso tempo, incluir na primeira Franklin Roosevelt e, na segunda, Ronald Reagan.

Lind não deixa dúvida sobre o fato de que esse jogo entre as duas correntes foi fundamental para construir os EUA. Elas são visíveis na disputa Obama versus Romney.

O autor chama a atenção para o movimento cíclico desse desenvolvimento. Fala, na verdade, em três Repúblicas: a dos fundadores, a estabelecida após a guerra civil com Lincoln e a construída depois da depressão de 1929.

A construção de Hamilton se fez apelando para um inteligente protecionismo que negava Adam Smith. O progresso da Inglaterra foi feito com o protecionismo. E só quando dominou a economia mundial ela passou a defender o livre funcionamento dos mercados.

Vale à pena acompanhar a construção de Hamilton nos seus relatórios ao Congresso: sobre o crédito público (janeiro de 1790), sobre a criação de um banco nacional dos EUA (dezembro de 1790) e sobre as manufaturas (janeiro de 1791).

É hora de lembrar que do tamanho de Alexander Hamilton tivemos um Silva. José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838). A mediocridade política que nos persegue impediu que aproveitássemos seus projetos para terminar com a escravatura, desenvolver a siderurgia e tornar a educação primária obrigatória já nos anos 20 do século 19. O Brasil hoje seria outro.

A virtude da escassez - EDITORIAL FOLHA DE SP

Folha de S. Paulo - 22/08


Sob restrições orçamentárias, Dilma congela quadro de servidores federais e pode caminhar para gestão mais eficiente, que valorize mérito

A multiplicação de greves e operações-padrão de servidores públicos pode suscitar a impressão de que o governo Dilma Rousseff esteja inerte diante do problemas do funcionalismo federal, gigantescos como ele. Não é bem assim.

Mais por imposição da conjuntura do que por convicção, é verdade, a presidente Dilma Rousseff patrocinou avanços relevantes, ainda que desarticulados entre si, na gestão do quadro de pessoal.

Com quase uma década de atraso, criaram-se fundos de pensão para o funcionalismo público, que reduzirão seus privilégios. Isso permitirá fixar um teto equivalente ao do setor privado para as aposentadorias bancadas pelo Tesouro.

Ainda que o foco da reforma seja a solidez fiscal e que seus efeitos venham a se fazer sentir só em décadas futuras, a medida proporciona benefício administrativo, por desestimular o ingresso de profissionais mais interessados numa aposentadoria integral do que na carreira propriamente dita.

O governo Dilma conteve, ainda, a expansão de salários e do contingente em ministérios, autarquias e fundações. O número total de servidores civis do Executivo parece estabilizado, em torno dos 570 mil, e mesmo em queda nos principais setores (exceto Educação).

Graças à nova legislação sobre transparência pública, os vencimentos dos servidores passaram a ser de conhecimento geral. Tornou-se mais fácil, assim, identificar casos de distorção.

É preciso ir além, contudo. O cenário ainda pouco animador da economia exige retomar estudos para uma política eficiente de recursos humanos no governo federal, postergada nos anos de recordes contínuos da arrecadação.

Uma providência urgente é regulamentar o direito de greve no serviço público. No mínimo, institucionalizar o corte do ponto e a suspensão dos pagamentos durante as paralisações.

Tal providência, apesar de óbvia diante do interesse público, hoje está sujeita aos humores dos governantes. Só a sua omissão torna possível a professores e técnicos de universidades federais, que somam um terço do funcionalismo do Executivo, sustentar uma greve por três meses.

Para o planejamento de longo prazo, falta mais: um diagnóstico das necessidades de cada órgão. Sem isso, não há como orientar um cronograma de concursos para a renovação da força de trabalho.

A rotina dos últimos anos tem sido autorizar concursos a partir de negociações do Planalto com cada ministério, nas quais tende-se a inflacionar a demanda por vagas justamente pela incerteza quanto à realização de futuros certames.

A tarefa mais complexa, pela resistência das corporações, deve ser a de vincular as progressões salariais ao desempenho individual. Fundamental para o aumento da produtividade do funcionalismo, a diretriz talvez acabe adotada por força das restrições orçamentárias: dar aumentos maiores para os mais produtivos é também uma maneira de economizar despesas.

A tendência natural do sindicalismo no setor público é reivindicar -e obter, num governo enquistado por ele- aumentos horizontais para todas as categorias e avizinhar-se dos tetos salariais estipulados em lei. Se lograr romper essa lógica, ainda que por mera limitação orçamentária, Dilma Rousseff estará no bom caminho.

Piso para o câmbio - CELSO MING


O Estado de S.Paulo - 22/08


O Banco Central voltou ontem a comprar moeda estrangeira no mercado futuro porque as cotações ameaçavam resvalar para abaixo de R$ 2 por dólar.

Aparentemente, a operação não foi o sucesso esperado. Dos 50 mil contratos oferecidos ao mercado, só foram fechados 7 mil e, logo em seguida, os preços do dólar voltaram a cair. Mas o que importa aí não é o vaivém das cotações; é a atitude do Banco Central e suas consequências.

Desde maio deste ano, sempre que a oferta de moeda estrangeira no câmbio interno tende a empurrar as cotações para abaixo dos R$ 2, o Banco Central intervém ou por meio de compras de moeda estrangeira no mercado à vista ou no mercado futuro, como ontem, para impedir nova valorização do real.

O que ontem pela manhã firmara tendência de baixa do câmbio não foi nem sequer uma grande entrada de dólares no País. Foi somente a percepção de que a economia mundial pode ser beneficiada nas próximas semanas com novas injeções de euros nos mercados em consequência de emissões realizadas pelo Banco Central Europeu (BCE). Também se reforçou a aposta de que, apesar dos desmentidos, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) opte por novas recompras de títulos do Tesouro dos Estados Unidos com o objetivo de reativar a economia.

Há 16 dias, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, observou que a principal medida de política cambial tomada pelo governo Dilma para desvalorizar o real (aumentar a cotação do dólar para devolver competitividade à indústria) foi de natureza monetária; foi a derrubada dos juros promovida desde agosto de 2011 pelo Banco Central.

Com isso, Mantega avisou que a política de juros do Banco Central não vem sendo usada apenas para empurrar a inflação para dentro da meta (de 4,5% neste ano), mas, principalmente, para evitar as chamadas operações de arbitragem feitas pelos especuladores que tomam dólares emprestados no mercado internacional, trazem os recursos para o Brasil e aqui ganham com a diferença de juros e, nesse jogo, derrubam as cotações no câmbio.

Se a política de juros fosse suficiente para manter afastados os especuladores e segurar o dólar à altura dos R$ 2, o Banco Central não precisaria intervir. Mas interveio.

E, no entanto, nada de especialmente novo aconteceu ontem nos mercados cambiais que repetisse o tsunami monetário de que a presidente Dilma tanto se queixou há alguns meses.

O que tem de ser levado em conta é que, apesar do desestímulo às operações de arbitragem com juros e da sistemática intervenção do Banco Central, a tendência do câmbio continua sendo de valorização do real (baixa do dólar). Para isso, não é preciso nem sequer que esteja a caminho uma solução definitiva para a crise. Basta que os mercados fiquem mais otimistas em relação à evolução da economia global.

A longo prazo, o Banco Central não pode alterar uma tendência firme do câmbio. Para garantir competitividade ao setor produtivo, a economia brasileira não poderá contar só com redução dos juros e com intervenções do Banco Central. É necessário aprofundar o que a presidente Dilma começou a fazer: derrubar os custos de produção no Brasil.

Uma crise fora de padrão - ROLF KUNTZ


O Estado de S.Paulo - 22/08


Há algo fora do padrão na economia brasileira, observam dois economistas do HSBC. É a erosão das contas externas, em tempo de baixo crescimento econômico. O superávit comercial ficou em US$ 12,1 bilhões até a terceira semana de agosto, resultado 34,3% menor que o de um ano antes, pelo critério das médias diárias. Historicamente, uma longa fase de crescimento fraco resultava em melhora do saldo comercial e do balanço de pagamentos. Desta vez, ocorre o oposto. As importações têm sido o lado mais dinâmico do comércio exterior brasileiro, desde a saída da crise, em 2010. A tendência foi mantida no ano passado, quando a economia de novo perdeu impulso e cresceu apenas 2,7%, e estendeu-se pela maior parte de 2012. Esse quadro aparentemente estranho tem sido pouco discutido pelos especialistas e isso valoriza o comentário dos economistas Constantin Jancsó e Marjorie Hernandez, divulgado esta semana pelo banco. Mas como explicar a aparente mudança de padrão? O mistério parece dissolver-se quando se olha um pouco além do cenário de curto prazo.

Os dois especialistas apontam vários fatores: redução de preços das commodities, menor demanda dos parceiros comerciais brasileiros e "até problemas de competitividade". Acentuam, no entanto, os dois primeiros, exemplificados pela menor cotação do minério de ferro e pela queda das vendas à Argentina. São, sem dúvida, explicações relevantes. Não há como desconhecer a estagnação no mundo rico, a desaceleração na China e o efeito conjunto do enfraquecimento econômico e do protecionismo, no caso argentino. A indústria do Brasil tem sido seriamente prejudicada pelas barreiras erguidas pelo maior parceiro no Mercosul. Mas por que não explorar mais amplamente o terceiro fator, os problemas de competitividade? Isso pode fazer muita diferença na discussão do quadro brasileiro.

Para começar, vale a pena chamar a atenção para um detalhe. O quadro de baixo crescimento, desta vez, difere daquele geralmente observado na experiência brasileira. Em outros tempos, o governo arrochava a economia interna, em episódios de grave desajuste, para cortar o excesso de demanda. Isso comprimia os salários, diminuía as importações, estimulava as exportações e reforçava as contas externas. A história incluía, normalmente, uma desvalorização cambial para realinhamento dos preços. Experiências desse tipo ocorreram muitas vezes, quando o Brasil era cliente assíduo do Fundo Monetário Internacional. É outro o quadro observado nos últimos anos.

As importações já cresciam mais velozmente que as exportações em 2008, antes do agravamento da crise externa. Fechado o ano, o valor exportado foi 23,2% superior ao de 2007. O importado foi 43,4% maior. A breve recessão freou temporariamente essa tendência, mas o descompasso logo reapareceu. Primeira diferença importante: ao contrário do observado em outras crises, o governo jamais recorreu, desde o terceiro trimestre de 2008, a um arrocho efetivo do consumo. Apesar dos juros altos, a demanda dos consumidores foi estimulada por incentivos fiscais e pela constante expansão da oferta de crédito. O gasto público expandiu-se continuamente, o endividamento das famílias aumentou e só em raros momentos, mesmo neste ano, o consumo privado fraquejou. Não houve, portanto, nenhuma política de aperto como ocorreu em outras crises.

Mas a produção da indústria fraquejou, apesar da boa demanda interna. A empresa brasileira perdeu mercado tanto no exterior quanto no País. A invasão do mercado nacional pelos concorrentes estrangeiros foi amplamente mostrada por estatísticas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da Confederação Nacional da Indústria.

Isso leva a uma segunda qualificação. A redução dos preços das commodities seria menos importante para o saldo comercial brasileiro se o País fosse menos dependente das exportações de produtos básicos e semielaborados. Da mesma forma, os problemas do comércio com a Argentina, embora relevantes, seriam mais suportáveis se a indústria brasileira ocupasse mais espaços em outros mercados. Essa questão é independente da crise global. Tem raízes na diplomacia comercial do governo petista e na ineficiência geral da economia brasileira, agravada ano após ano. Não é problema conjuntural.

A maior parte das políticas adotadas a partir de 2008 foi desenhada para questões de conjuntura. Agora, a presidente Dilma Rousseff parece haver admitido, afinal, a existência de problemas bem mais graves e complicados que os de curto prazo. O anunciado plano de transportes, com participação do setor privado, tem objetivos bem mais amplos. Falta o governo mostrar competência para administrá-lo.

Justiça e narrativas pós-modernas - ELIANA CARDOSO

O Estado de S.Paulo - 22/08


No julgamento do mensalão, acusadores e defensores reconheceram os empréstimos bancários tomados pelo PT por intermediação de agência de publicidade e os repasses em espécie a petistas e associados. A acusação contou uma história bem articulada de desvio de dinheiro público, corrupção de parlamentares, fraude de contratos e compra de apoio parlamentar a um governo prejudicado pela falta de maioria no Congresso.

A defesa, fraca, disse que José Dirceu se desligara do PT e nada sabia. Mas quem se lembra da época do ocorrido também se lembra de José Dirceu como loquaz porta-bandeira das diretrizes do governo e dos interesses do PT. A defesa alegou ainda que José Genoino - um político que se gabara da capacidade do governo de formar uma base aliada mediante vantagens concedidas pelo Estado - não se envolvera em assuntos financeiros.

Onde está a evidência que poderia contrariar a tese da acusação? Em lugar nenhum. Os advogados abrigaram-se atrás de qualificativos e alegaram que o mensalão não passou de "ilusionismo jurídico" e "construção mental", seguindo a afirmação pós-moderna de que verdades e fatos não existem. Isso mesmo. O relativismo ensina que os fatos dependem de quem os interpreta: os homens atribuem à história bem contada - que seduz o ouvinte ou leitor com sua retórica de persuasão - a categoria de verdade. Troque o narrador e a verdade será outra.

Mas parece improvável que a defesa consiga convencer a opinião pública da procedência dessa tese relativista sobre a justiça, tese que encontra voz no livro de Janet Malcolm Anatomia de um Julgamento: Ifigênia em Forest Hills. A autora sugere que julgamentos não passam de competição entre duas narrativas rivais. A vitória não pertenceria aos fatos, mas à narrativa que soa mais convincente a nossos ouvidos viciados pelos romances do século 19.

Janet Malcolm conta a história da condenação de Mazoltuv Borukhova e Mikhail Mallayev pelo assassinato de Daniel Malakov. Um divórcio amargo condenara Daniel a visitas supervisionadas, porque sua mulher alegara abuso sexual da filha, Michelle. Quando Daniel recuperou a guarda da criança, foi assassinado, em plena luz do dia, por Mikhail a mando de Mazoltuv Borukhova.

O desejo de vingança formou a base da narrativa da promotoria. Michelle é a Ifigênia do título do livro de Malcolm. No mito grego, Agamenon, o pai, sacrifica Ifigênia, a filha, para que os deuses lhe concedam os ventos que levarão seus navios à guerra em Troia. Mais tarde, Clitemnestra, a mãe, se vinga apunhalando o marido.

Usando a etnia da acusada para fazer o retrato mítico da assassina vingativa, o promotor traçou o perfil de Borukhova, imigrante usbeque, judia da seita de Bukhara, como integrante de um grupo estranho. E se valeu da narração de testemunhas que descrevem os membros dessa seita como tribais, capazes de violência e até mesmo de assassinato. A imagem de Borukhova como o espírito de vingança materna serviu de cola para emendar pedaços de informações, como a gravação quase inaudível e mal traduzida de uma conversa entre os acusados, provas forenses que não cumpriram normas de pesquisa e um depósito de US$ 40 mil na conta bancária do assassino.

Relutante ou incapaz de aprender o valor do desempenho simpático, Borukhova errou tanto no figurino - saia comprida, paletó preto e, depois, branco - quanto na atitude. Em vez de encarar o júri, ela manteve a cabeça erguida e o olhar fixo no interrogador diante dela. Não seguindo o roteiro padrão, sua aparência inescrutável provocou ira e desconfiança.

Janet Malcolm não está interessada em condenar ou exonerar Borukhova. Sua briga é com as instituições e nossa capacidade de autoengano. Por isso coleciona fatos desconcertantes para argumentar que Borukhova não teve um julgamento justo. O sistema tê-la-ia condenado por causa de sua personalidade desagradável e estranha, capaz de causar reação alérgica na maioria das pessoas. O júri não teria avaliado corretamente a culpa da acusada, que tinha inimigos poderosos - como o guardião da lei que recomendou a transferência da custódia ao pai com base no seu desagrado pessoal de Borukhova e como o juiz, que apressava decisões para não atrasar as próprias férias.

O discurso de Janet Malcolm nada tem daquele que o juiz imparcial profere. Ela se arroga direitos de romancista. Coloca toda a ênfase na tendência humana de se deixar seduzir por narradores carismáticos. Expõe o nosso impulso de autoengano sempre que insistimos em representações coerentes, próprias das histórias sujeitas às convenções da ficção realista.

A tese de Malcolm, embora fascinante, não convence o leitor que reconhece o poder da narrativa, mas se sente capaz de separar a história persuasiva da desalinhavada, porém verdadeira. Da mesma forma que reconhece a diferença entre bons e maus advogados e acredita que a incompetência para levantar a evidência relevante se soma a narrativas fracas ou à venalidade dos juízes quando há condenação de inocentes ou exoneração de culpados.

Nos EUA, todos sabem que não são os piores criminosos que recebem a pena de morte, mas aqueles com os piores advogados. Estimam-se 100 mil inocentes entre os 2 milhões de norte-americanos encarcerados. Os culpados que andam soltos são ainda mais numerosos. O maior erro de um acusado é tentar economizar em honorários advocatícios.

Esse erro os réus no julgamento do mensalão não cometeram, pois pagaram fortunas a advogados famosos. Ainda assim parecem sujeitos à derrota. Os 11 ministros do STF decidirão. Eles interpretarão fatos e argumentos. Seus veredictos revelarão suas análises e muito mais. Pois, para ouvidos atentos, as falas dos juízes exibirão não apenas o que eles querem contar, mas também seus egos, vaidades e motivações.

Ueba! Voto na Alzira Kibe Sfiha! - JOSÉ SIMÃO

FOLHA DE SP - 22/08


Ereções 2012! Direto de Volta Redonda: "Dibruço". Com o slogan: "Mude de posição. Vote Dibruço"



BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Piada Pronta direto de Araruama, RJ: "Bairro Hospício recebe comício do PMDB!". Rarará!

E o Mensalão Mensonão Mensoneca? Tô adorando esse julgamento fatiado! Fila dos frios! Parece fila dos frios: eu quero cem gramas de Zé Dirceu e 200 gramas de Marcos Valério bem fininho! Rarará!
E os tiozinhos do Supremo só fatiam ou moem também? Porque um amigo meu quer um quilo de mensalão moído! Na hora!

E a manchete do Piauí Herald: "Lewandowski desafia Joaquim Barbosa no par ou ímpar". Iam disputar salto com vara. Mas tá ventando muito e as costas do Joaquim Barbosa não aguentam! O par ou ímpar vai ser disputado no estádio Mané Garrincha!

E esses tiozinhos tão numa sinuca de bico: os antipetistas querem condenação sumária mesmo sem provas e os petistas querem absolvição sumária mesmo com provas.

E esta: "Relator condena ex-diretor do BB, Pizzolatto". Ueba! Finalmente, demorou mas apareceu um predestinado no mensalão: Pizzolatto! Pizzolato em fatias!

E o Neymar? Um amigo no Twitter disse que o Neymar é muito pop. POPCORN! Rarará! E o site Futirinhas revela porque o Neymar cai tanto! Trauma de infância!

Olha três momentos fundamentais dele: 1) Neymar no chão esperneando e chorando: "Pai, compra um boneco Melocotom, por favor pai! PAAAAI! BUAAAÁ!". 2) Neymar jogado no chão do supermercado se estrebuchando: "Mãe, compra brócolis! Eu quero brócolis! Eu quero! MÃÃÃE!". 3) Neymar estatelado no chão do bufê infantil: "Mas mãe, eu pedi a festa do Ben 10, não essa merda!". Rarará!
É mole? É mole, mas sobe!

EREÇÕES 2012! A Galera Medonha! "Poltergeist 3"! Direto de Volta Redonda: "Dibruço". Com o slogan: "Mude de posição. Vote Dibruço". Nunca! Ninguém em sã consciência vai votar nessa posição!
E agora não sei se voto na Verinha Capeta, na Regininha Drag Queen ou na Alzira Kibe Sfiha! Vou votar na Alzira Kibe Sfiha, do PPS! Pra prefeita do Habib's!

Olhando a foto: o quibe e a esfirra dá pra comer numa boa, já a Alzira... Rarará!
Nóis sofre, mas nóis goza!

Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

Meia-volta no salão - DORA KRAMER

O ESTADÃO - 22/08


O PT não acreditava que o julgamento do mensalão aconteceria neste ano, não esperava que o relator fosse tão enfático, claro e didático na exposição dos acontecimentos que o levaram a condenar até agora quatro réus, e tampouco imaginava que a narrativa passaria ao largo da tese do caixa 2 à qual ficaram presos os advogados.

O PT apostava na prescrição dos crimes, na desqualificação da denúncia, na contraposição da "força das ruas" ao peso dos fatos, no esvaziamento do processo por obra da retórica, nas manobras para o retorno de acusados a postos de destaque na política.

O PT escorava-se, sobretudo, na inconsistência dos autos e na impossibilidade de se construir um relato provido de nexo entre causas, efeitos, atos, funções e objetivos.

O PT tinha mesmo a expectativa de que tudo acabasse conforme o prognóstico de Delúbio Soares em entrevista ao jornalista Expedito Filho, do Estado, em outubro de 2005: "Dentro de três ou quatro anos tudo será resolvido e acabará virando piada de salão. É só ter calma. Seremos vitoriosos não só na Justiça, mas no processo político".

Acertou no varejo, o partido realmente não colheu revezes eleitorais do escândalo, mas equivocou-se no atacado porque na Justiça o prejuízo está feito, ainda que a maioria dos ministros não acompanhe na integralidade o raciocínio do relator.

O PT não contava com isso. Tanto não contava e tão autoconfiante estava que bancou o lançamento de João Paulo Cunha como candidato a prefeito de uma cidade (Osasco) "colada" a uma capital da visibilidade de São Paulo.

Para um partido que não queria ligar seu nome ao julgamento no cenário de eleição, a presença de um réu na disputa é a exposição de um elo mais que imperfeito.

Memória. Quando do recebimento da denúncia do mensalão, em 2007, o ministro Ayres Britto expôs entendimento semelhante ao adotado agora por Joaquim Barbosa em relação ao desvio dos recursos do Banco do Brasil para a turma de Marcos Valério por intermédio do fundo Visanet.

Disse ele, usando praticamente as mesmas palavras: "Para fins penais esse dinheiro é público, pois oriundo de empresa de economia mista. O dinheiro público não se metamorfoseia em privado pelo fato de ser injetado numa pessoa jurídica privada, continua público a despeito de sua movimentação".

Dose dupla. Dada a proximidade da data, muito se fala sobre a aposentadoria do ministro Cezar Peluso, em 3 de setembro. Sem grandes consequências para o julgamento em si, pois estarão presentes 10 magistrados quando o quorum mínimo exige a participação de seis.

Confusa mesmo ficaria a situação se concretizadas algumas previsões de que o julgamento pode se estender muito mais que o previsto.

Na hipótese de ir além de novembro, alcançaria a aposentadoria do presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto, cujo substituto é Joaquim Barbosa, que em princípio acumularia as funções de presidente e relator.

Recado. À primeira vista pode ficar a impressão de que a manifestação do governador Geraldo Alckmin posicionando-se como possível candidato a presidente em 2014 contraria os planos de José Serra.

Examinada mais detidamente, porém, a declaração pode ser vista como sinalização ao eleitorado de que Serra, se eleito, ficará na Prefeitura de São Paulo até o fim do mandato, pois a desconfiança a respeito disso é um dos fatores a que os tucanos atribuem a alta rejeição do candidato.

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 22/08

Lançamento de remédios deve cair após greve
Além do receio de desabastecimento, a greve da Anvisa provocou na indústria farmacêutica o temor de que sejam prejudicados os novos produtos que estavam programados para serem lançados no ano que vem.

Os registros de 1.600 novos itens farmacêuticos ou remédios que necessitam ser revalidados pelo órgão estão parados, de acordo com o Grupo Farma Brasil, entidade que representa laboratórios de capital nacional.

Os mais afetados são os itens de cópia, como similares e genéricos, segundo Reginaldo Arcuri, presidente da associação. "Reconhecemos o esforço do governo e da Justiça em manter a importação para a produção atual. Mas todo o planejamento das empresas para 2013 e 2014 está prejudicado", diz.

Os lançamentos de produtos podem ser atrasados em mais de um ano devido à paralisia das etapas de aprovação, segundo Arcuri.

"Cada pequeno passo para a aprovação e a fabricação de um medicamento precisa passar pela Anvisa. Envolve desde a autorização para elaboração do projeto até as pesquisas clínicas e testes de bioequivalência. O órgão analisa todos os documentos."

O valor de mercado estimado dos produtos que estão com registro atrasado devido à greve gira em torno de R$ 4 bilhões, diz a Farma Brasil.

"O número de lançamentos deve cair em 2013."

EUFORIA E DECEPÇÃO
"Nos primeiros anos da República no Brasil, o velho paradigma de euforia seguida de decepção já estava lá. Grandes esperanças frustradas e a ideia de que nosso projeto [de país] era para o futuro também."

A afirmação é de Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e sócio da Rio Bravo, acerca do período histórico a que se dedicou no livro "A abertura para o mundo: 1889-1930".

Franco escreveu com o historiador Luiz Aranha Corrêa do Lago o capítulo sobre economia do terceiro volume da coleção História do Brasil Nação (Fundación Mapfre/Ed.Objetiva), dirigida por Lilia Schwarcz, que será lançado amanhã no Rio.

A Primeira República começou com grandes expectativas, mas passados dez anos tudo voltou a ser como antes, com o Brasil governado por oligarquias e coronéis, diz.

"O crescimento médio foi de 0,3%, em tese, apesar dos sinais de vitalidade nas áreas de cultura e política. A distância entre o país e os EUA e a Argentina só se ampliou."

E atualmente, vê-se euforia ou decepção?

"Vemos agora sintomas de grandes sonhos não realizados. Como dizia Churchill, vamos fazer a coisa certa, mas não antes de experimentar todas as outras alternativas."

PAPEL PARADO
O setor de celulose e papel registrou queda de 6% na receita de exportação de janeiro a julho deste ano na comparação com igual período período de 2011.

O número ficou em cerca de R$ 7,87 bilhões neste ano, segundo levantamento da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel).

Em volume, houve alta de 0,7%, para 6 milhões de toneladas de celulose e papel exportados.

O cenário para o segundo semestre ainda é preocupante, de acordo com a entidade, porque a indústria de celulose e papel do Brasil está fortemente amparada nas exportações.

6% foi a queda registrada na receita das exportações entre janeiro e julho da indústria de celulose e papel

R$ 7,87 bilhões foi o total registrado durante o período

0,7% foi o crescimento dos negócios em volume

6 milhões de toneladas de celulose e papel foram exportados pelo setor nos primeiros

sete meses do ano

NUVEM BRASILEIRA
A Salesforce planeja um datacenter no país. A companhia é uma das maiores do mundo operando na nuvem (prestadora de serviços executados por softwares que os clientes não precisam baixa).

Enrique Perezyera, presidente da empresa para América Latina, não fixa prazo. Por ora, o armazenando dos programas continua nos EUA.

A Salesforce passou de 400 empresas atendidas para 1.500 em 2011 -metade dos clientes latinos. "O Brasil é nosso primeiro mercado na América Latina. No mundo está à frente de Índia e China."

Para ele, a internet força as empresas de software a encararem transição igual à substituição dos grandes computadores pelos PCs nos anos 80 -da época, só a IBM está viva. "A maior empresa de nuvem ainda não surgiu e hoje é provavelmente uma start-up."

ISENÇÃO NA FARMÁCIA
A possibilidade de o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) conceder a isenção de ICMS a medicamentos distribuídos pelo programa Farmácia Popular deve ajudar a atender a demanda reprimida do setor, segundo a presidente da Pró Genéricos, Telma Salles.

Um dos pleitos da indústria é a redução de tributos no mercado de medicamentos em geral, mas a medida é vista como avanço.

"Se isso de fato ocorrer, é muito bem-vindo para a população ampliar o acesso a outros medicamentos", diz.

"Disponibilizar remédios para a população aumenta as possibilidades de cura, o que desonera o sistema público de saúde", completa.

NÚMEROS
15% é o crescimento esperado do montante que as empresas do mercado de seguros, previdência privada e capitalização devem retornar aos clientes neste ano

16% foi o aumento em 2011

Contratação... A Oi informa que irá contratar cerca de 600 funcionários para atuar em 50 novas lojas próprias que serão inauguradas nos próximos dois meses.

...telefônica Desde o final do ano passado, a companhia tem trabalhado também por meio de pontos de venda próprios. Atualmente são mais de 85 lojas próprias distribuídas pelo país, de acordo com a empresa.

Retorno... O montante que as empresas do mercado de seguros, previdência privada e capitalização devem retornar aos clientes vai crescer 15% neste ano, de acordo com projeções da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras).

...seguro No ano passado, o volume foi de R$ 62,85 bilhões, um aumento de 16% na comparação com o resultado do ano anterior.

Portos A Libra Terminais assinará hoje a compra do sistema de automação portuária da companhia israelense HTS. Com a ferramenta, o registro da entrada de caminhões nos terminais será eletrônico.

Corporativos Cerca de 32% dos funcionários brasileiros recebem benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador e 7% de convênios com desconto em folha segundo a Boanerges & Cia.