domingo, dezembro 02, 2012

Balançando a balança - ALDIR BLANC

O GLOBO - 02/11


Jogar um Dell com não sei quantos megabytes numa barata me parece excesso de zelo


Dezembro entrando, seria tempo de feliz isso e aquilo, mas não tenho a cara de pau necessária para desejar boas festas a um paulista. Não se sabe se ele estará vivo até lá. No último fim de semana, recorde, foram uns 50 assassinatos (por baixo, por baixo). Todo mundo acha que bandidos estão fazendo exigências que as autoridades não atendem. Aí, os meliantes mandam recados para fora das penitenciárias com ordens de tocar o horror. Isso já aconteceu antes. Vi um documentário em que os guardas tentaram revistar a cela de um preso, baixinho, só de calção. O detento mandou na orelha de uma otoridade:— Se entrar na minha cela, arranco a tua cabeça.

Houve muito chove não molha e a cela não foi revistada. Isso mostra como andam as coisas. Por que esses marginais se regenerariam? Mamaluf foi novamente condenado, em Jersey (?). Pelas minhas contas, só faltam os vereditos de Marte, Plutão e Vega. Ele continua curtindo sua coleção de joias, arte, vinhos, proibido de pisar em mais de cem países? Guiness para ele — com dois pastel, por favor. Nicolalau descansa em seu opulento lar, depois da roubalheira. Sacacciola, que teve a fuga facilitada por um colega seu do Supremo, foi em cana, depois de um tempão divertindo-se lá fora. Mal voltou preso, recebeu um “indulto”, que muitos consideram ilegal.

A Brasunda é o país onde um assassino, autor de crime hediondo, é condenado e sai do tribunal para casa, onde curtirá as delícias da boa mesa, namorada nova etc. Tem louca que, dependendo do que lhe é oferecido, vai com qualquer mané. Por essas e outras, quero declarar que o ministro Joaquim Barbosa entrou para a História sem sair da vida, ao afirmar: “A Justiça não trata a todos de forma igual.” Boa, Barbosinha, se me permite a intimidade. Já fui lesado por um troço chamado Capemi, e fiquei aguardando o ressarcimento. Chongas. Venci em “última instância” (o que, afinal, significa essa mentira para quem é pobre?) o PTB de Bob Jefferson, éééé, esse mesmo delator, que deveria pegar perpétua, mas vai de semiaberto. Há outras vitórias muito comemoradas na família, todas em “última instância”. Não veio nem uma jontex para gozar com a nossa cara. No entanto, Excelência, posso elencar, de memória, como quem recita o beabá: Anões do Orçamento, Coroa-Brastel, Mandioca, Cayman de Sá, Ceme, Eletronorte, Encol, Sivan, Esmeraldas do Abi, Lunus (não tinha parente do Sarna metido?), Detran, PC Farias e Collor, CBF, CBF, CBF, expandindo-se como as galáxias para COB, COB, COB, de marré, marré, marré. Ministro Barbosa, espero que a maioria dos envolvidos nesse monturo tenha sido condenada, porque são pessoas muito piores do que José Genoino.

Lamento encerrar, ministro, com mais um escândalo: fraudes em licitações na Aeronáutica. Estranharam o grande número de computadores solicitados para o combate aos insetos... Compreendo a necessidade de progresso tecnológico, mas jogar um Dell com não sei quantos megabytes numa barata me parece excesso de zelo, o senhor concorda?

Nenhum comentário: