quinta-feira, novembro 15, 2012

O abismo da insensatez - ALBERTO TAMER


O Estado de S.Paulo - 15/11


Com abismo fiscal ou não nos Estados Unidos, há um outro abismo talvez mais grave, é o da insensatez nos governos da zona do euro que, com suas políticas de corte de gastos, aumentam o risco de provocar uma nova recessão ao redor do mundo.

É o alerta do FMI que, no momento, ainda alimenta alguma esperança de que outros países ainda se sustentem. Mas a previsão feita na semana passada é que aumentaram os riscos de que a economia mundial cresça menos de 2% em 2013. Antes, o FMI previa 3,6%, mas com a contaminação em algumas economias emergentes e a recessão na zona do euro aumentaram em 20% as chances de um crescimento inferior a 2%.

Nunca, desde a crise de 2008, os técnicos do Fundo foram tão pessimistas. E têm motivos para isso. Mesmo se desfeito agora, os efeitos do abismo fiscal serão substanciais. Há pouca esperança de que as medidas que terminam no dia 31 de dezembro sejam prorrogadas sem alterações deformantes. Os republicanos disseram, após a derrota, que estão abertos para negociar, mas não concordam com pontos fundamentais como aumento dos impostos sobre rendimentos anuais acima de US$ 250 mil. Barack Obama fez novos apelos, diz que nada pede além do retorno do imposto aos níveis que estavam no governo Clinton - um governo em que os déficits foram zerados e a economia manteve um ritmo surpreendente de crescimento e solidez fiscal.

Insensatez. E isso porque além do abismo fiscal nos Estados Unidos, há outro mais sério, é o da insensatez que se instala na zona do euro, e leva as principais economias à recessão. Neste caso, não é risco, a ameaça é real. A insensatez da austeridade imediata ao custo do crescimento, de corte de gastos, investimentos, elevação de impostos enquanto a demanda recua, a produção industrial cai e o desemprego aumenta.

De novo! Nos últimos dias, a União Europeia se aprofundou ainda mais nesse abismo. A Comissão Europeia cortou 50 bilhões do seu orçamento e a Alemanha aprovou corte geral de gastos em 3,1% e redução do déficit orçamentário de 18,8 bilhões para 17 bilhões. E isso no momento em que a economia registra forte desaceleração. Nesta semana, a Comissão Europeia também reduziu a previsão de crescimento alemão no próximo ano de 1,7% para 0,8% com sinais de retração maior provocada pela desaceleração nos EUA, na China e, principalmente, nos 17 países da zona do euro - seus principais mercados. Se a Alemanha recuar ainda mais, "a situação dos países da região corre o risco de se tornar insustentável", alerta o FMI.

Ao todo, nos EUA e na Europa, deixariam de entrar na economia mais de US$ 1 trilhão sem contar os recursos que os bancos e os investidores estão retendo. Os emergentes ainda poderiam ajudar, menos, porém, do que o FMI previa há alguns meses. "O potencial da produção tanto nas economias avançadas quanto nas emergentes foi superestimado", diz o Fundo.

Novo conceito de déficit. Os alertas do Fundo e as análises apresentadas pelos ministros na reunião do G-20, nos dias 4 e 5, levantaram uma nova questão. E se os outros países, até agora menos atingidos, adotarem políticas fiscais semelhantes para aumentar reservas, conter e se prevenir contra crises futuras? E se eles, os emergentes, também começarem a cortar gastos e investimentos? Não foi isso o que se viu na China, há alguns meses, e até mesmo no Brasil, aceitando um crescimento menor? Parece que ambos - os únicos citados pela diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, como em crescimento, reviram suas políticas nos dois últimos meses. E a outra metade do PIB mundial que não se somam aos 50% dos Estados Unidos e da União Europeia?

O G-20 e, indiretamente, alguns analistas do Fundo, levantaram na reunião do México a ideia de que as principais economias do mundo vão se conceder mais margem de manobra para atingirem as próprias metas de redução de déficit orçamentário, em vez de arriscar agravar a desaceleração econômica em muitos países, segundo o comunicado dos ministros de Finanças do G-20. Não é especulação, estava lá, textualmente, no relatório final. "Vamos garantir que o ritmo de consolidação fiscal seja apropriado para dar suporte ao crescimento." Como? Usando um novo conceito de déficit fiscal deduzindo, por exemplo, os efeitos da recessão.... Será que eles estão recomendando que os países emergentes gastem mais e economizem menos? É tema mais do que polêmico que levantaram no México.

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