quinta-feira, novembro 15, 2012

Medo Severino - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 15/11

O que mais preocupa a presidente Dilma na sucessão da presidência da Câmara é a possibilidade de eleger um novo Severino. Nas conversas, com ministros e líderes aliados, pede a todos que fiquem atentos para evitar que isso ocorra. Dilma reforça que cumprir o acordo para eleger o líder do PMDB, Henrique Alves, é um prêmio ao vice Michel Temer, que é "muito correto e leal".

Por que Kassab disse "não"
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, tem dito que não quer ministério no governo Dilma antes das eleições de 2014, pois considera que não há neste momento uma pasta que seja compatível com a importância e o peso que o partido passou a ter no cenário nacional. Dizem que o Ministério das Micro e Pequenas Empresas não está à altura do PSD. Além disso, a avaliação é que, até ele existir e se estruturar, já terá passado a eleição. Ou seja, não terá um acervo de realizações que possa ajudar na eleição dos candidatos do partido à Câmara e ao Senado. O partido só integraria o governo Dilma desde já se lhe oferecessem uma pasta de porte como Cidades ou Transportes.

“Nós somos um partido da primeira divisão e não há um ministério da primeira divisão disponível”
Saulo Queiroz Secretário-geral do PSD

Piada de Salão Verde
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), passou os últimos dias ouvindo gracinhas sobre a Lei dos Royalties. Como ele assume de hoje até sábado a Presidência da República, deputados criaram a campanha "Sanciona, Marco".

Nos bastidores
A criação do Banco do Sul, banco de fomento dos países da Unasul, só depende da aprovação da Câmara brasileira. A previsão é que isso ocorra em dezembro. Pelo seu peso regional, o Brasil deve indicar o primeiro presidente da instituição. No Itamaraty, circula o nome da ex-presidente da CEF Maria Fernanda Ramos Coelho.

A luta por espaço
É feroz a disputa entre os senadores Wellington Dias (PI) e Jorge Viana (AC) pela liderança do PT no Senado. E muito tenso o embate na Câmara pela vice-presidência da Mesa entre os deputados André Vargas (PT-PR) e Paulo Teixeira (PT-SP).

Batendo cabeça
Faltou entendimento entre os prefeitos recebidos pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para tratar das reivindicações dos municípios. Quando a ministra disse que o governo estava disposto a renegociar as dívidas com o INSS, o grupo das associações de prefeitos aceitou prontamente; enquanto o liderado pela Confederação Nacional dos Municípios recusou.

Manter a tropa unida
Os aliados do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), só vão tratar de sua sucessão depois da eleição do presidente do Senado. Não querem correr o risco de divisão. Há dois candidatos: Romero Jucá (RR) e Eunício Oliveira (CE).

Carlos Araújo, sim
A Juventude Socialista do PDT de Porto Alegre defende o retorno do ex-marido da presidente Dilma ao partido. Sobre a Juventude do Rio, diz que ela se omitiu quando o prefeito Amazonino Mendes entrou no partido para fins eleitoreiros.


O EX-LÍDER
 Cândido Vaccarezza (PT-SP) integra o núcleo de operações da campanha de Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara.

Nenhum comentário: