sexta-feira, maio 18, 2012

Sonhos de um guerreiro - NELSON MOTTA

O GLOBO - 18/05

O policiamento se esforça para conter a multidão que cerca o Supremo Tribunal Federal gritando “Dirceu guerreiro/ do povo brasileiro”. A condenação de José Dirceu como chefe da quadrilha do mensalão está dividindo os votos dos ministros do STF e um clamor por justiça se alastra pelo país como um rastilho de pólvora. Frotas de ônibus começam a chegar à Praça dos Três Poderes trazendo legiões de caras- pintadas da UNE que se juntam a milhares de sem-terra que marcham sobre Brasília vindos do Planalto Central. Mais de 300 prefeitos, deputados e senadores se unem aos trabalhadores de várias categorias mobilizados pela CUT e à militância do PT, com suas bandeiras vermelhas e sua garra, exigindo justiça para Dirceu.

Desprevenida para a maior mobilização popular na cidade desde as Diretas Já, a tropa da PM chega tarde, quando a massa compacta já é impenetrável, mas pacífica, e só lhe resta protegê-la de eventuais provocadores da direita. O coro épico da multidão na Praça dos Três Poderes estremece toda a Esplanada. “Dirceu guerreiro/ do povo brasileiro.”

Cada vez mais convencida da inocência de Dirceu, a militância digital trabalha dia e noite, seguindo os comandos dos blogueiros progressistas, denunciando a farsa e divulgando ameaças de revolta popular e de greve geral, apoiadas por lideranças sindicais e pelos movimentos sociais, pressionando o Supremo e a opinião pública. Em São Paulo, uma multidão apedreja os escritórios da revista “Veja” gritando vivas a Dirceu e à democratização da mídia. Batalhões policiais designados para reprimi- los aderem aos manifestantes, baixando as armas e recebendo flores dos militantes.

Em um vídeo divulgado nos sites progressistas, Dirceu conclama a população a boicotar por três minutos o “Jornal Nacional”, em protesto contra a conspiração golpista da direita. A medição instantânea do Ibope registra a queda de mais de 50% na audiência da TV Globo. No Supremo Tribunal Federal, na última hora, o ministro Dias Toffoli muda o seu voto e absolve Dirceu, a multidão explode em júbilo na praça, e o guerreiro acorda assustado numa cela da Papuda.

Um comentário:

Aloisio disse...

Bom dia. Essa ovação à Dirceu ocorreu na abertura do congresso do PT, do ano passado. O jornalista Nelson, em sua coluna de hoje - uma de suas mais inspiradoras, transportou essa visão em uma matéria profética que do poderá ocorrer neste ano, no julgamento do Mensalão: “O STF sendo pressionado, por militantes petistas, CUT, UNE e outras categorias, exigindo justiça para Dirceu. Terminando no final com uma vitória estrondosa do mentor da quadrilha, com o voto decisivo do ministro Toffoli”. Serve para que nós brasileiros lúcidos, patriotas e independentes nos preparemos para essa possibilidade. Deus queira que isso não ocorra.