sexta-feira, maio 18, 2012

LIMPEZA MILITAR - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 18/05

O secretário da Segurança Pública de SP, Antonio Ferreira Pinto, está finalizando projeto que cria a Via Rápida para a punição de policiais militares envolvidos em crimes. "Ela já existe para a Polícia Civil. Está na hora de fazermos isso com a PM. Temos que depurar seus quadros."

PEGA LEVE

A nova lei, diz Ferreira Pinto, "suprimirá procedimentos" nas investigações internas da corporação. "A Polícia Militar tem sido tímida no combate aos crimes de seus integrantes", admite. "Há leniência e frouxidão para expulsar policiais."

VIDA BOA

A lentidão e o fato de que PMs cumprem pena no presídio militar Romão Gomes, "sem as agruras do sistema penitenciário normal", são um "estímulo ao crime dentro da corporação", diz ainda Ferreira Pinto. De 196 presos do Romão Gomes, 54 já nem são mais PMs -foram expulsos. Um deles, condenado a 97 anos por triplo homicídio, está lá há sete anos.

PARA SEMPRE

Entre 88 homicidas, 33 ladrões, 15 estupradores e cinco traficantes do Romão Gomes, entre outros condenados por crimes graves, há um PM que se diferencia: está preso por não pagar pensão à ex-mulher.

OMBRO

José Dirceu teve longa conversa com Lula há alguns dias. O ex-ministro está abatido com a proximidade da análise do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele será o primeiro, entre os 38 réus, a ser julgado.

PLANO B

A W/Torre, que constrói e vai gerenciar o estádio do Palmeiras por 30 anos, negocia com a AEG Live a realização de um festival, já apelidado de "Sampa Rock", na Copa de 2014. Uma das ideias em curso é trazer Andrea Bocelli e Elton John para cantarem juntos na arena.

RESCALDO

E segue na Justiça ação do PT contra José Serra (PSDB-SP), que acusou o partido, na campanha presidencial de 2010, de ligação com as Farc e de quebrar o sigilo fiscal de dirigentes tucanos. José Eduardo Dutra, então presidente do PT, depõe hoje.

FILÉ MIGNON
"Fanático" por carnes, o chef Jefferson Rueda, 34, que foi açougueiro na adolescência em São José do Rio Pardo (SP), vai misturar seus dotes caipiras e a influência da culinária italiana no restaurante Attimo, que inaugura em junho, na Vila Nova Conceição. "Sei a anatomia de toda a bicharada aí, mas fico branco quando vejo um dedo [humano] sangrando", afirma.

PÉS NAS NUVENS

O saxofonista americano Charles Lloyd, que se apresenta no BMW Jazz Festival em junho, fez uma exigência à produção. Ele só se apresenta em cima de tapetes persas de 12 metros quadrados, antigos e originais.

ESCRITO NAS ESTRELAS

Maria Eduarda Ferreira, filha de Amaury Jr., se casa amanhã com Rubem Comini no salão de festas do prédio do pai. O astrólogo Oscar Quiroga falará na celebração, às 17h37. O noivo é adepto da numerologia.

PALCO ILUMINADO

O Fringe, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, foi convidado a participar de encontro da World Festival Network, que congrega 159 eventos semelhantes ao redor do mundo. Eles devem ser incluídos no mapa da rede internacional, o que pode permitir que as peças sejam apresentadas em outros países.

AQUARELA

Toquinho e Elifas Andreato estão fazendo um projeto para criar canções com o tema "Sentimentos". As composições do músico darão origem a trabalhos do artista plástico que ilustrarão não apenas um disco, mas também "um musical, um especial, tudo", diz Toquinho.

ABRAM AS CORTINAS

O espetáculo "Véspera", da dramaturga Camila Appel, teve pré-estreia para convidados anteontem, no Teatro Itália. Os atores Cris Nicolotti, Silvia Lourenço e Tadeu Di Pyetro integram o elenco.

MOMENTO ITÁLIA

A exposição "Modigliani - Imagens de Uma Vida" foi inaugurada anteontem no Masp. O cônsul da Itália em SP, Mauro Marsili, com a mulher, Carla, os atores Leopoldo Pacheco e Bruno Barros e a colecionadora Patricia Olivetto estiveram no vernissage.

CURTO-CIRCUITO

O colecionador José Olympio comemora 50 anos com festa hoje, às 21h30, no Espaço Villa Lobos, em Jaguaré.

O artista francês Christian Boltanski comanda workshop gratuito, às 17h, sobre vida e obra, no Espaço Citroën Oscar Freire.

Zé Ramalho se apresenta amanhã, às 22h, no Skyline Hall, em Alphaville.

A maquiadora britânica Sarah-Jane Froom, que já trabalhou em desfiles de Chanel e Vivienne Westwood, está no país para o lançamento da marca BareMinerals em São Paulo. Hoje, encontra colegas brasileiros, em Pinheiros.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: