quarta-feira, janeiro 25, 2012

Fora de foco - MIRIAM LEITÃO

O GLOBO - 25/01/12
A atriz Angeline Jolie definiu como “bizarras” as primárias do Partido Republicano. É difícil achar outro adjetivo mais apropriado. Há propostas como a de contratar alunos de escolas públicas para que eles limpem a própria escola, para, com isso, economizar dinheiro com funcionários. Essa sugestão, feita por Newt Gingrich, foi aplaudida em Carolina do Sul, onde ele ganhou a disputa.

O mesmo e notório Gingrich exaltou no debate o presidente americano responsável pela política de remoção indígena, Andrew Jackson, que governou os Estados Unidos de 1829 a 1837:

— Ele sabia o que fazer com os inimigos: matá-los.

A guerra étnica simbolizada por Jackson, há quase 200 anos, ser apresentada como proposta política no século XXI é assustador, principalmente porque é o resultado da forte radicalização que tornou a direita americana “bizarra”.

Os pré-candidatos do Partido Republicano — quatro homens brancos — se apresentam como sendo a “verdadeira face da América” e atacam um inimigo incorpóreo: as “elites de Washington”. O mesmo ser que foi escolhido como adversário na campanha passada por Barack Obama. Assim, de um lado e de outro do quadro eleitoral polarizado dos Estados Unidos, os candidatos atacarão a “elite de Washington”, da qual todos fazem parte. 

No debate promovido pela CNN, no sábado, o âncora da emissora, John King, iniciou o programa perguntando para Gingrich sobre a denúncia feita por sua ex-mulher, de que ele teria proposto a ela um “casamento aberto”. O ex-presidente da Câmara dos Deputados reagiu ofendido e criticou o jornalista por trazer um tema como aquele para um debate presidencial. Acusou a imprensa de ter uma natureza destrutiva. Foi ovacionado. No programa que se seguiu ao debate, o jornalista Anderson Cooper perguntou ao colega por que ele tinha decidido começar com uma “pergunta totalmente nadequada”.

King não soube o que dizer, exceto que a escolha era prerrogativa dele. O curioso é que King não usou o melhor argumento para justificar sua pergunta: o de que o casamento indissolúvel faz parte do ideário do Partido Republicano; e que Gingrich tem uma vida oposta aos valores que os republicanos dizem encarnar. No primeiro debate na Flórida, na noite da segunda-feira, o ex-governador Mitt Romney tocou nesse passado, quando disse que Gingrich teve o privilégio de liderar o partido e terminou seu mandato “em desgraça”. Isso aconteceu quando se descobriu que ele tinha atacado Bill Clinton pela infidelidade conjugal, apesar de ter uma amante havia oito anos. Ele submergiu depois do escândalo e se casou com

ela, em terceiras núpcias. Nada disso tem relevância, mas os americanos adoram discutir o tema infidelidade onjugal dos políticos e o faem mesmo quando se emlham questões urgentes. A conomia está em crise desde governo George Bush, com to desemprego, alto endidamento, déficit público ealimentando a dívida. Deafios e dilemas não faltam ara os Estados Unidos, mas debate prévio do partido da posição se dá como se fosse m outro país.

Isso deixa ao presidente mericano, Barack Obama, a hance de brilhar fazendo ropostas de relançar a ecoomia em cada oportunidae,como a que teve ontem om o terceiro discurso do Estado da Nação”, feito nualmente na abertura dos abalhos legislativos.

Barack Obama é atacado ão pelas promessas que escumpriu — o fechamento a base de Guantánamo, por xemplo — mas sim pelas ue cumpriu, como a reforma a saúde. Os candidatos de-nem a nova lei como sendo “Obamacare”, o acusam de r sido o presidente do “Fod Stamps” — o velho prorama de assistência social mericano. Como Obama reebeu um país com alta taxa De desemprego, a transferêna de renda iria mesmo subir. omney critica a reforma do stema de saúde, que é paecida com a que ele mesmo mplementou como governaor de Massachusetts.

Na briga interna, Romney é cusado de ter tido lucros nanceiros demais e ter reolhido pouco imposto. De to, ele só pagou US$ 6 miões de imposto entre 2010 e 011, 15% do que ganhou. O stranho é que o Partido Reublicano é o grande defenor de que ganhos de capital nham imposto mais baixo. es criticam a política social e Obama como sendo a tentiva de importar o modelo uropeu de Estado, mas ao esmo tempo criticam o luro de Romney.

No debate de sábado, teno oportunidade de recuar a proposta de trabalho inntil nas escolas, Gingrich a onfirmou. “A Cidade de Noa York paga aos zeladores as suas escolas uma quana absurda de dinheiro por ausa do sindicato. Você poeria tirar um zelador e conatar 30 crianças para traalhar na escola pelo preço e um zelador. Elas podeam ter dinheiro, e apreneriam a aparecer para traalhar. Elas poderiam trabaar na lanchonete, na reepção, na biblioteca. Elas anhariam dinheiro, o que é om se você é pobre. Só a ite desdenha dinheiro.” Além de contradições e emas fora do tom da camanha republicana, eles recisam explicar como eraram numa simples conagem dos votos em Iowa.

Nenhum comentário: