terça-feira, novembro 01, 2011

ILIMAR FRANCO - Perspectiva ruim


Perspectiva ruim
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 01/11/11

O principal entrave para a liberação das emendas parlamentares, às vésperas da votação da DRU, está nos ministérios das Cidades e do Turismo. Temendo novos escândalos, os ministérios do Planejamento e da Fazenda aumentaram a fiscalização naquelas pastas, o que dificulta a liberação dos recursos. A devassa geral determinada nos convênios com ONGs é mais um ingrediente.

DRU: Tudo ou nada
Apesar de parcela do baixo clero ameaçar prorrogar a Desvinculação de Receitas da União (DRU) por apenas um ano, líderes aliados afirmam que a votação será tudo ou nada. Eles condicionam a prorrogação até 2015, como quer o governo, à liberação das emendas parlamentares. Para os líderes, estender até o final de 2012, impondo novo pedágio à presidente Dilma no ano que vem, seria passar dos limites. A base aliada viabilizou a apresentação dessa emenda pelo líder do DEM, deputado ACM Neto (BA), para mandar um recado ao Planalto de que não está de brincadeira. Dilma fará um apelo aos líderes na próxima segunda-feira.

"Vamos dar trabalho” — Paulo Pereira da Silva, deputado federal (PDT-SP) e presidente da Força Sindical, sobre emenda ao Orçamento para conceder aumento real aos aposentados que ganham acima do salário mínimo

NA BERLINDA. A dificuldade em liberar as emendas parlamentares só piora a já delicada situação dos ministros Gastão Vieira (Turismo), na foto, e Mário Negromonte (Cidades), que não têm o apoio de suas bancadas, respectivamente a do PMDB e a do PP. Os deputados peemedebistas reclamam que Vieira não os recebe e querem convocá-lo para uma reunião antes da votação da DRU.

Natimorta
Do ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sobre a CPI das ONGs, que presidiu: "Ela é um cadáver insepulto." O relator foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que priorizou a discussão do marco regulatório do setor, em vez das denúncias.

Só "love"
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fundador do PSD, e o presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE), não se desgrudam mais. Os dois chegaram juntos ontem à posse do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Unanimidade
A proposta do relator-geral do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), de criar emendas de iniciativa popular para municípios de até 50 mil habitantes deve ser excluída do texto. A iniciativa não agradou aos deputados, que perderiam assim a função de intermediários para a liberação desses recursos. O governo também não aprovou a ideia, já que seria pressionado pelos prefeitos para pagar essas emendas.

Pós-código
Um dos relatores do Código Florestal, o senador Jorge Viana (PT-AC) pretende remeter o texto para a elaboração de leis específicas de proteção da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga, nos moldes do que já existe para a Mata Atlântica.

Alerta
O economista José Roberto Afonso alerta que, para antecipar receitas para o Rio, como compensação pelas perdas decorrentes da redistribuição dos royalties do petróleo, seria preciso flexibilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

BOM HUMOR. Do prefeito de Viçosa (AL), Flaubert Filho, depois que o ministro Aldo Rebelo (Esporte) disse que não atenderia ao pedido de transferir para sua cidade natal a abertura da Copa: "Mas ele vai fazer o encerramento lá."

BATALHA. Aos amigos com quem falou depois da descoberta do câncer, o ex-presidente Lula disse: "Eu só ganho guerra difícil."

NA EPÍGRAFE do livro "A batalha do Senado", lançado na França, a jornalista Suzette Block cita frase da presidente Dilma em sua posse: "Eu prefiro o barulho da imprensa livre do que o silêncio das ditaduras."

Nenhum comentário: