quinta-feira, setembro 29, 2011

MARCIA PELTIER - Mais civis em campo


Mais civis em campo
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 29/09/11

José Ricardo Botelho, titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, foi recebido pelo ministro Moreira Franco, terça-feira. Em pauta, o aumento da participação da pasta da Justiça na organização da segurança da Copa do Mundo e Olimpíadas. O alarme do Ministério da Justiça soou diante da constatação de que os militares, através do Ministério da Defesa, é quem vão se responsabilizar por toda a segurança da Rio+20, no próximo ano.

Dia cheio 

O pleno do STJ, ou seja, a totalidade dos 33 ministros, se reunirá – fato raro – por duas vezes, hoje. Pela manhã, os ministros concluem diagnóstico que será enviado ao presidente do STF, Cezar Peluso, sobre proposta do ministro Marco Aurélio Mello que sugere dobrar o número de componentes do STJ para aumentar a agilidade dessa corte.

Segunda etapa 

À tarde, escolhem a lista tríplice, formada por integrantes dos tribunais regionais federais, para que a presidente Dilma decida quem vai entrar na vaga do ministro Aldir Passarinho Jr.

Samba e rock 
Os músicos da banda Guns N' Roses, atração mais esperada do próximo domingo no Rock in Rio, deverão conhecer a quadra da escola de samba da Mocidade. Se der tempo, querem ir de van fretada até Padre Miguel para conhecer o Rio que não está nos guias turísticos. Está sendo estudado um grand finale do Rock in Rio, no Palco Mundo, juntando os roqueiros e a bateria da escola. Aliás, apesar de bem mais gorducho e com voz bem menos potente, Axl Rose ainda tem a animação dos velhos tempos: ele e a banda querem festa em algum lugar alternativo, após a apresentação, para no máximo 200 pessoas.

Fazendo a porta 

A montanha russa do Rock in Rio, trazida de Curitiba pela Chilli Beans, deve ser a única no mundo que tem host – ou se preferirem palavras afins, relações-públicas ou door. Quem dá as boas-vindas aos roqueiros e se preocupa em mandá-los tirar bonés e mochilas, para que os acessórios não caiam durante o passeio nas alturas, é Bell Bilys, baiano de 37 anos que veio para o Rio, há cinco, para trabalhar no extinto Atlântico. Bell, que não se importa de estar sendo apelidado pela galera de Michael Jackson ou Ray Charles, está achando tudo super astral e não viu nenhuma violência até agora.

Bocas nervosas 

Nos três primeiros dias do Rock in Rio, a Casa da Empada vendeu mais de 18 mil unidades, que acabaram logo nas três primeiras horas do evento. A meta é aumentar o estoque e triplicar esse número de hoje a domingo. Uma outra grande rede de alimentação, também instalada na Cidade do Rock, chegou a solicitar um número maior de pontos de venda, prevendo a grande demanda, mas não teve sua ideia atendida pela organização do evento.

Para sentir e cheirar 
O cinema 6D será apresentada pela primeira vez, no Rio, durante a 4ª Brasil Game Show, de 7 a 9 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica. Utilizada em grandes estúdios internacionais, a nova e múltipla experiência sensorial será apresentada aos visitantes da feira. Cadeiras especiais vão permitir sentir os aromas e perceber os movimentos da tela de acordo com a imagem projetada. Ainda não é viável implantar esse serviço no país por conta do alto custo.

Branquinha de qualidade 

Produtor de cachaça desde 1999, quando se retirou do TCU, o ex-ministro e porta-voz da presidência no governo João Figueiredo, Carlos Átila, acaba de apresentar aos amigos o mais novo produto de seu alambique. Trata-se de uma bebida extra premium, envelhecida por cinco anos em tonéis de carvalho. A marca, curiosamente, se chama Doministro. Átila milita para que a legislação faça a distinção entre cachaça e aguardente. Segundo ele, só o destilado produzido artesanalmente poderia ser classificado como cachaça.

Em dose dupla 

Até esta semana 21 beldades já se inscreveram na Riotur para o posto de rainha do próximo carnaval e 23 rapazes para o título de Rei Momo. A semifinal para rainha será dia 7, a de Momo dia 11 e a final dos dois concursos dia 28 de outubro, tudo na Cidade do Samba, com portões abertos ao público. Pela primeira vez na história da competição, irmãs gêmeas, duas belas mulatas, disputam o prêmio de R$ 20 mil.

Rede móvel 
Quase dobrou o número de brasileiros que navegam na internet por meio de seus celulares nos últimos meses. Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, a alta chegou a 90% de janeiro até o fim de agosto, somando mais de 32 milhões de acessos.

Livre Acesso

Uma delegação de parlamentares do Quênia, país que em agosto passado teve promulgada nova Constituição, visita, hoje, Brasília para tomarem conhecimento da participação pública no processo democrático brasileiro. Os africanos serão recebidos por Marivaldo Pereira, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.

O arquiteto Chico Vartulli comemora, hoje, aniversário na área vip do Rock in Rio, com bolo do bufê Aquim oferecido para os amigos presentes no espaço organizado por Ruy e Ana Medina.

Além de receberem informações turísticas, os visitantes do estande da Riotur no Rock in Rio aproveitam para dar uma descansada no sofá e ainda tirar fotos com os três painéis de paisagens cariocas - Parque Lage, Cristo Redentor e Praia de Ipanema – ao fundo. A foto revelada é brinde da Kodak. 

A Câmara do Comércio França Brasil realiza hoje, pela manhã, no centro de convenções do Sofitel, o 1º Seminário Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira – Oportunidades de Negócios e de Investimentos.

O cantor, compositor e guitarrista Kiko Zambianchi é a atração de hoje do Espaço MPB no shopping Città America, às 18h30, com entrada franca.

Até domingo, o francês Laurent Dauzou, famoso professor de Iyengar Yoga, estará em Paraty com o grupo Yogastral, participando do Paraty SPA Days.

A Lunetterie reinaugura a loja do Fashion Mall com coquetel, sábado e domingo, assinado pelas chefs Marisol Terlizzi e Michele Arslanian, do Tasting Banquet.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: