domingo, maio 08, 2011

TUTTY VASQUES - O cafofo do Osama



O cafofo do Osama

TUTTY VASQUES
O ESTADO DE SÃO PAULO - 08/05/11

Acontece sempre que a polícia carioca apresenta à imprensa o esconderijo de um chefe do tráfico abatido ou expulso do morro: os sinais de riqueza aparente do bandido são sempre superlativados no noticiário. Ar condicionado no quarto dá ao cafofo status de imóvel de luxo. Se tiver TV de plasma na sala e piscininha na varanda, aí vira "mansão". A ideia, imagino, é sublinhar que o safado vivia melhor que a gente, caro leitor. Enfim, bem-feito pra ele - perdeu, mané!
No caso de Osama Bin Laden, até se ensaiou chamar de "palacete" o que se via pelos satélites das forças especiais americanas, impressão que foi se transformando à medida que fotógrafos e cinegrafistas se aproximavam por terra do local da execução do terrorista. O tal "condomínio de luxo", sabe-se agora, não passava de uma cabeça de porco, com 24 moradores dividindo espaço sem telefone, janelas, videogame, banheira de hidromassagem ou TV a cabo.
Ainda assim, persiste o tratamento de "fortaleza mansão" dispensado pela imprensa ao complexo de lajes do ex-líder da Al-Qaeda. Só o britânico The Guardian deu-se ao trabalho de ouvir um corretor de imóveis da região para corrigir as informações dos americanos sobre o esconderijo. O que chamavam de "complexo extraordinário de US$ 1 milhão em bairro chique de Abbottabad" foi reavaliado em "US$ 250 mil (20 milhões de rupias), se tanto, dado à mediocridade da vida em Bilal Town".
Pode até não ser a maior mentira envolvendo a execução de Bin Laden, mas nenhuma outra soa tão desnecessária. Afora o galinheiro próprio e a quantidade de bode adquirido no açougue, os jornais destacam como sinal de abastança do terrorista os gastos da família na vendinha da esquina, com ênfase no consumo de Coca-Cola, Pepsi, leite Nestlé e "xampu da melhor qualidade".
Só quem já viveu em caverna sabe que espécie de luxo é esse, né não?
Boato infame
Ao contrário do que o pessoal de marketing da Adidas anda espalhando por aí, Bin Laden não vestia agasalho da Nike quando foi morto no Paquistão. Já basta à nº 1 das marcas esportivas ter a toda hora que desmentir o patrocínio a Fidel Castro.
Documentos
Sabe Deus o que o ministro Ayres Britto andou pesquisando para, ao relatar a defesa da união homoafetiva, dizer que "o órgão sexual é um plus, um bônus, um regalo da natureza"! Na plateia do tribunal, o deputado Jean Wyllys chegou a suspirar: "Nooossa!!!"
A inveja é uma...
Amigos de Nicolas Sarkozy estão preocupados. O presidente francês estaria tramando um assassinato capaz de, a exemplo do que aconteceu com Barack Obama, recuperar sua popularidade nas pesquisas de opinião. Teme-se que ele mande matar o cara errado!
Se deu bem!
O que mais estimula o trabalho de José Genoino no Ministério da Defesa é o fato de que, desde que tomou posse como assessor do Nelson Jobim, a imprensa o abandonou por completo.
Caos aéreo
A nova classe média está preocupada. O governo quer tirar da pobreza absoluta 16 milhões de brasileiros que vivem em condições de extrema miséria no País. Já imaginou quando todo mundo puder "andar" de avião?!
Aí tem!
Má notícia para o futebol: Ricardo Teixeira e Joseph Blatter fizeram as pazes. Boa coisa não farão juntos!
Ô, raça!
Os ambientalistas estão divididos. Metade comemora o crescimento de 20% na população de rinocerontes do Nepal nos últimos três anos. Os demais estão preocupados com os efeitos dos gases decorrentes no aquecimento global.
Dupla traição
Foi só José Serra ameaçar cortar os pulsos e - pronto! - já tem tucano chamando de "puro-sangue" a possibilidade da chapa Aécio Neves/Gilberto Kassab para concorrer à Presidência em 2014. 

Nenhum comentário: