quinta-feira, fevereiro 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Cortar sem anunciar
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/02/11

O governo trabalha numa fórmula que lhe permita reduzir os investimentos na segunda fase do PAC 2 sem que isso comprometa o discurso de Dilma Rousseff -em mais de uma ocasião, a presidente afirmou taxativamente que os recursos do programa escapariam do contingenciamento orçamentário a ser anunciado neste mês pela equipe econômica.
Uma das manobras em estudo no Planalto é o atraso deliberado no cronograma de obras pontuais. Com isso, o governo faria caixa durante alguns meses, contribuindo para o esforço fiscal necessário ao cumprimento da meta de superavit primário de 3,1% do PIB.
Velhos tempos Quando Dilma começou a citar uma infinidade de números no discurso de abertura dos trabalhos legislativos, alguém da plateia brincou: "Só falta o PowerPoint".

Eu prometo 1 
Auxiliares de Dilma dizem que Marco Maia assegurou à presidente que, no comando da Câmara, não cederá aos lobbies ambientalista e sindical. Na Casa, deputados juram ter ouvido coisa bem diferente do então candidato.

Eu prometo 2
 
Em reunião com a bancada do Amazonas na véspera de sua eleição, Maia se comprometeu a suspender votações na Câmara caso os ministros se recusem a receber deputados.

GPS 

Com 46% de novos integrantes, a Câmara ainda está de pernas para o ar. Não há placas de gabinetes do anexo 4. Quem se aventura a procurar os recém-empossados em suas salas constata que nem mesmo as operadoras de telefonia da Casa conseguem localizá-los.

Abafa o caso 
O PT discutia ontem a possibilidade de propor CPIs de temas como trabalho escravo e os problemas de acesso a medicamentos especiais. A ideia é colocá-las nos primeiros lugares da fila, impedindo assim que a investigação sobre o setor elétrico, caso vingue, ocupe a dianteira na lista.

Cerco 1 
Frustrado na tentativa de instalar Carlos Abicalil (MT) no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), joia da coroa do MEC, o PT conseguiu pôr o ex-deputado numa nova secretaria que cuidará da implementação de políticas em Estados e municípios.

Cerco 2 
Diante do assédio petista ao FNDE, o ministro Fernando Haddad recorreu a Dilma, que arbitrou em favor da manutenção do fundo longe de apetites partidários. Outra nova secretaria, de regulação, está na mira do PT.

Minutagem 
Preocupados com a sensibilidade de seus governadores, senadores tucanos sugeriram e obtiveram de última hora uma redução no tempo de tela de Geraldo Alckmin (SP) no programa do PSDB que irá ao ar hoje à noite. No processo, foram reduzidos os segundos de imagem de José Serra e aumentados os de Aécio Neves. Da fala de Alckmin, sumiu a menção ao senador Aloysio Nunes (SP).

Engorda 
Já vitaminada com o programa "Via Rápida do Emprego", a Secretaria de Desenvolvimento absorverá a Junta Comercial de SP, antes na Fazenda. O órgão cuida do registro público e armazena documentação de empresas. O secretário Guilherme Afif (DEM) é dirigente da Associação Comercial.

Faxina 
O PMDB-SP decidiu extinguir os diretórios de municípios que não conseguiram dar mais de 5% dos votos a candidatos da sigla na eleição proporcional. Na prática, a medida permitirá ao grupo de Michel Temer reformular toda a máquina partidária, antes comandada por Orestes Quércia.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

'O povo agradece o "sacrifício pessoal" de Sarney, mas, se pudesse escolher, teria mandado o senador para casa.'
DO PRESIDENTE DO PSTU, JOSÉ MARIA DE ALMEIDA, sobre o peemedebista, que, ao assumir pela quarta vez o comando do Senado, disse que "não desejava o encargo".

Contraponto
Clonagem de votos
Conhecido por parodiar colegas, Eduardo Gomes (PSDB-TO) recebia cumprimentos depois de encerrada a apuração anteontem na na Câmara. O tucano elegeu-se primeiro-secretário com 474 votos, melhor resultado entre os novos componentes da Mesa Diretora.
Surpreso, um deputado perguntou:
-Como você, na oposição, conseguiu essa façanha?
Gomes explicou:
-Eu mesmo devo ter tido uns 300 votos, mas, como imito vários deputados, acho que eles me ajudaram...

Nenhum comentário: