quarta-feira, maio 12, 2010

MÔNICA BERGAMO

Embaixadinhas 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 12/05/2010

Já está praticamente definida a negociação entre o Corinthians e Ronaldo para que o jogador vire embaixador do time depois que encerrar a carreira, em 2011. O empresário dele, Fabiano Farah, trata dos detalhes com o presidente do time, Andres Sanchez, e com o vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg. Ronaldo trabalhará pela "marca" Corinthians dentro e fora do país -e também para os patrocinadores do Timão, prestigiando, por exemplo, iniciativas sociais deles em outras áreas de atuação.

FOGUEIRA
Num almoço no hotel Emiliano, na segunda, Ronaldo tentava postar mensagens em sua página no Twitter -o microblog, no entanto, estava fora do ar. Incensado pelos amigos que estavam com ele à mesa, o craque chegou a pensar que o site teve problemas por causa da movimentação de sua estreia.

O CHEFE VAI
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira, não acompanhou a convocação da seleção para a Copa, em que Neymar e Ganso ficaram de fora, porque estava tomando vacina contra febre amarela -justamente para viajar para a África do Sul durante o Mundial. Sobre os meninos, diz: "Espero que o Brasil possa prescindir desses dois talentos".

TRAPO
O governo de SP vai fazer propaganda para que as pessoas doem roupas em bom estado na Campanha do Agasalho. Num jantar com empresários do Lide, anteontem, em SP, a primeira-dama, Deuzeni Goldman, afirmou que o Fundo Social de Solidariedade tem "um depósito de lixo", tal a quantidade de roupas imprestáveis doadas nesta época. São meias furadas, camisas rasgadas -e até coisa pior. "Já teve gente que doou até calça com absorvente sujo!", revolta-se Bia Doria, mulher do empresário João Doria, que acompanhou algumas campanhas.

CORAÇÃO ABERTO
As roupas acabam tendo que passar por reciclagem antes de chegarem a quem tem frio. "Abram os armários. Doem coisas boas", disse Deuza.

RICKY QUEM?
Hebe Camargo apoiou a ideia da primeira-dama, mas não perdeu a piada. "Gostei, Deuza, dessa coisa de abrir o armário. Porque de repente a gente abre e sai o Ricky Martin [cantor que assumiu a homossexualidade] de lá!". O governador Alberto Goldman não entendeu. "Quem é Ricky Martin?", perguntou ele à mulher.

VERDINHAS
O presidente do Partido Verde, José Luiz Penna, vereador em São Paulo e patrocinador da candidatura de Marina Silva (PV-AC) à Presidência, está em alta na administração demo-tucana de Gilberto Kassab. A prefeitura acaba de liberar verbas para três emendas do parlamentar: R$ 362 mil para um hospital e R$ 418 mil para secretarias controladas pelo PV.

PITO
A iniciativa de Linamara Battistella, secretária da Pessoa com Deficiência, de lançar novamente o nome de seu colega no governo, Carlos Vogt (Ensino Superior), para concorrer à presidência do conselho da Fundação Padre Anchieta apanhou o governador Goldman de surpresa. Luiz Marrey, chefe da Casa Civil, chegou a interpelá-la, já que a eleição, que parecia definida em favor de Moacyr Expedito Guimarães, chegou a um impasse. A conversa foi tensa. Linamara não foi localizada para comentar.

ELEIÇÕES

O voto supersecreto dos artistas globais

O pós-Lula está unindo a classe artística -ou ao menos o elenco da novela "Passione", que se reuniu anteontem em SP na festa de lançamento da nova trama das oito da TV Globo, que estreia na segunda. Tão engajados em eleições presidenciais passadas, ora na campanha de Lula, ora com Fernando Collor, FHC ou José Serra, os artistas agora escondem o voto. A exceção é Marcello Antony.

Nem Dilma Rousseff (PT-RS), nem José Serra (PSDB-SP), nem Marina Silva (PV-AC). "A minha tendência é anular o voto", diz ele. "Tô bem sem esperança." Antony acha que "a máquina tá feita. A corrupção vai continuar existindo. Lá dentro, o time é o mesmo."

"Neeem pensar que vou falar sobre isso!", diz Carolina Dieckmann, uma das estrelas da próxima novela. Reynaldo Gianecchini desconversa. "Tô pesquisando... Tô atento. Tô atento." Ao contrário da mãe, Regina Duarte, símbolo de campanhas do PSDB, a atriz Gabriela Duarte explica que nunca revela o voto. "Obviamente, eu não iria para a TV fazer o que ela [Regina] fez.

Mas ela sempre brigou. Cada um com sua coerência." Depois de um longo silêncio, Vera Holtz desconversa: "Mas a campanha já começou?". Já. "Ainda estou... escutando. Sentido a pulsação. Eu vivo mais no mundo da ficção do que no mundo real." E Daniel de Oliveira: "Olha, estou analisando todos os candidatos, calmamente". Marcelo Médici explica: "Ah, não posso falar. Essa é a política da casa [TV Globo], de não se posicionar."

Fernanda Montenegro não vê muita diferença entre os três principais candidatos. "São personalidades, cada uma a seu modo, com uma história extremamente rica, mas, no fundo, com os mesmos propósitos. Um pouco mais, um pouco menos, temos três candidatos de esquerda. Isso é um passo adiante dentro da nossa história política. Só isso que vou falar. Não tô fazendo resposta mineira. Não declaro voto, porque não acho que isso contribua com coisa alguma."

CURTO-CIRCUITO
WALTER SALLES E ISMAIL XAVIER participam hoje, às 20h30, do "Seminários de Cinefilia", com mediação de Alcino Leite Neto, no Espaço Unibanco.

AMIR LABAKI, diretor do festival É Tudo Verdade, é um dos convidados de honra do "The Documentary Brunch" no Festival de Cannes, na França, no dia 18.

CAROLINE MARGONE, diretora de documentários e curtas, prepara seu primeiro longa baseado no livro "Estou Viva, Não Uso Mais Drogas - O Inferno de Bell" (editora Semente, 2006), de Bell Marcondes.

GILMAR MENDES participa hoje, às 8h, da comemoração de nove anos do Instituto Pro Bono, na sede do Mattos Filho, Veiga Filho, Quiroga e Marrey Jr. Advogados.

SILVANA TINELLI lança o livro "Primeira Chance" hoje, a partir das 19h30, no Museu da Casa Brasileira.

BETTY GERVITZ promove no sábado, das 11h às 13h, workshop de dança de roda dos Bálcãs, com participação do grupo musical Mutrib, no Espaço 10x21, na Pompeia.

Nenhum comentário: