quarta-feira, fevereiro 24, 2010

PAINEL DA FOLHA

Carne queimada

Renata Lo Prete -

Folha de S.Paulo - 24/02/2010


Ocupante do governo do DF após a renúncia de Paulo Octávio, o deputado Wilson Lima (PR) carrega no currículo uma canetada que alterou em 2006 o Plano Diretor do Gama, liberando terrenos residenciais para construir postos de gasolina. Relator do projeto, foi acusado de mudar o texto para beneficiar amigos sem nem mesmo informar a Câmara. Responde ainda pela prática de nepotismo e pelo desvio de servidores para um instituto que leva seu nome.

Por essas e outras, ninguém considera viável a articulação dos deputados para manter Lima na cadeira de governador, dando ao PT o comando do Legislativo. Insistir nesse rumo, argumentam os mais ajuizados, é caminho seguro para a intervenção.

Tranca
Causa inquietação nas bancadas do Congresso o fato de que a eventual intervenção no Distrito Federal impediria a votação de emendas à Constituição. Na fila estão a PEC das 40 horas da jornada de trabalho e a que cria o piso dos policiais militares.

A queda 1
Pouco antes de anunciar sua desfiliação do DEM, seguida da renúncia ao governo, "PO" ainda tentou, sem sucesso, uma última conversa para obter apoio dos "radicais" Ronaldo Caiado e Demóstenes Torres.

A queda 2
Ele havia escrito duas versões da carta de desfiliação. Uma era dura e cobrava lealdade da sigla, citando sua desistência de disputar o governo, em 2006, para compor com Arruda. Prevaleceu a mais enxuta, que apenas comunicou a partida.

Cortina
A direção do DEM determinou que Alberto Fraga deixe hoje a Secretaria de Transportes do DF e reassuma o mandato de deputado. Além de silenciar o insistente defensor de Arruda e "PO", os "demos" também querem tirar de cena Osório Adriano, suplente de Fraga cujo nome anda rondando o escândalo.

Outro lado
O delegado da Polícia Federal Alfredo Junqueira, coordenador da Operação Caixa de Pandora, nega ter recomendado ao jornalista Edson Sombra, uma das testemunhas contra Arruda, que evite sair de casa.

Dominó
Sombra, aliás, fez circular ontem que tem munição de sobra para derrubar também Wilson Lima.

Sacode
Combalido pelo Arrudagate e pela ameaça de cassação de Gilberto Kassab, o DEM prepara um "encontro nacional" em desagravo ao prefeito paulistano.

Agora chega
José Dirceu, que recebeu ao menos R$ 620 mil de grupo empresarial a ser beneficiado no caso de reativação da Telebrás, tem dito que pretende parar com todas as consultorias e se dedicar exclusivamente à política.

Day spa
Apesar de contrariado com as perguntas sobre a reportagem da Folha, Dirceu se mostrou satisfeito, na comemoração dos 30 anos do PT na Assembleia Legislativa paulista, quando alguém comentou que o ex-ministro estava mais magro. Ele deu a receita: "Tomo sol, faço exercícios e namoro muito".

Retroativo 1
O pânico das centrais diante da perspectiva de perder no Supremo Tribunal Federal a batalha pela manutenção da contribuição sindical obrigatória não diz respeito apenas ao dinheiro que deixará de entrar no caixa.

Retroativo 2
A depender do curso do julgamento, que deve prosseguir hoje, as centrais podem ser obrigadas a devolver o que o governo já lhes repassou. No ano passado, as seis reconhecidas pelo Ministério do Trabalho receberam R$ 64 milhões.

Carreira solo
Sem acordo para colocar José Serra no palanque de André Puccinelli (PMDB), que tentará a reeleição em Mato Grosso do Sul, o PSDB anuncia hoje que a senadora Marisa Serrano será candidata ao governo.

Tiroteio
"Tudo indica que está em curso uma negociata de proporções internacionais."

Contraponto

Patrulha fashion
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, teve um encontro anteontem com José Serra antes de seguir para uma emissora de televisão, onde concederia entrevista.

Os jornalistas que o tinham visto chegar ao Palácio dos Bandeirantes notaram que, na saída, o senador já não usava a mesma gravata preta, e sim uma bem colorida.

-O senhor aproveitou a visita ao governador para mudar o figurino?- brincou um repórter.
Um tanto constrangido, Guerra reconheceu que Serra havia lhe dado uma consultoria rápida para ir à TV:

-Minha gravata foi demitida...

Nenhum comentário: