sábado, dezembro 12, 2009

ARI CUNHA

Surpresa em Brasília

CORREIO BRAZILIENSE - 12/12/09


A capital federal vive momentos de dificuldades. Corrupção dominando todos os quadrantes. A surpresa correu por conta do governador José Roberto Arruda. De repente, a cidade toma conhecimento de que o Arruda não será candidato no próximo ano. Saiu do DEM, seu partido. Poupou os correligionários. Ficou órfão politicamente. Afirma com todas as letras que foi armação dos concorrentes. Era quase garantida a reeleição. Com milhares de obras em realização pela cidade, prefere ficar no governo, terminar o mandato e sem partido. E assim estará no governo de Brasília até 2010. Quem informa é o fiel escudeiro secretário Alberto Fraga, também filiado ao DEM. José Roberto Arruda prefere enfrentar as dificuldades. Sozinho cumprirá o destino. A resposta será dada pelo trabalho, informa o governador de Brasília.


A frase que não foi pronunciada

“Código de ética. O problema da ética é que ela sempre vem em código.”
» Dona Dita, sobre a fileira de escândalos.




Arte

»
Carlos Gontijo balançou o coração das crianças. Nascido numa satélite, cresceu, encantou o mundo. Percorrendo países, carrega o som do sax junto aos ouvidos. Provou que garoto com pés descalços nos arrabaldes de Brasília cede ao encanto da música clássica, que chega ao coração do pobre como varinha de condão.

Honduras

»
Bem instalado desde setembro na Embaixada do Brasil em Honduras, Manuel Zelaya foi jogado ao fogo pela maldade de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Era a intenção prejudicar quem lhe ajudou, que foi o governo do Brasil. Não aceitou humilhações do Itamaraty. O destino lhe pertence, com a caixa de pandora de propostas que queriam considerá-lo fugitivo político.

Universal

»
Declaração de Celina Souza, cientista política, chama a atenção. Em 2010, o governo que for eleito deve respeitar a regulamentação das políticas sociais propostas pelo presidente Lula. “O sistema político brasileiro, independentemente do sistema partidário, incorporou todas essas políticas públicas.” Essa é a bandeira também da oposição.

Novidade

»
A nova lei do inquilinato estava há 18 anos sem reforma. O que assusta agora é a penalidade aos inadimplentes. O despejo dos maus pagadores será facilitado tanto para imóveis residenciais quanto comerciais. As necessidades do inquilino são as mesmas do proprietário. Alguns chamam as novas regras de perversas. Outros, de justas.

CPI

»
Acredite se quiser. O diretor-geral de Itaipu, Jorge Miguel Samek, garantiu que, em 2010, as contas de luz serão mais baratas. Está sobrando energia no Brasil. Seria uma compensação pelos apagões e a cobrança indevida de tarifas anteriores. Claro que a percepção de descontos não chegará ao bolso do contribuinte. Uma pena a CPI sobre tarifa de energia ter sido inútil para o consumidor.

Emprego

»
Jovens vindos de projetos sociais do governo podem ser beneficiados no primeiro emprego. A Câmara discute menos imposto para as empresas de turismo que acolherem esse grupo. A proporção é de 5% do quadro ocupado pelos jovens para 30% de desconto no imposto. A proposta está em discussão.

Gás

»
Nova campanha da ANP vai combater a revenda ilegal de gás. O problema aparece cada vez que pontos clandestinos são descobertos. Eles chegam a 40% de participação no mercado. No DF, as revendas autorizadas não chegam a 500. Clandestinas, são 3 mil. Ministério Público e Procon estão na briga.

Gringos

»
Vinha se arrastando e agora pegou. Está instalada a CPMI do MST. O movimento não rechaça a criação da CPI. Até concorda com a influência estrangeira na agricultura do país, e dá a dica para ajudar nas investigações nos campos brasileiros: Monsanto, Cargill, ADM, Dreyfus, Bunge e Syngenta.

Chuvas

»
Uma atividade a mais para a Polícia Rodoviária Federal. Além de controlar a segurança nas estradas vai monitorar as encostas. O DNIT e concessionárias nas rodovias privatizadas também estão a postos para reportar casos de deslizamentos.

Palavra

»
Durante missa do Congresso Nacional, a homilia do arcebispo de Brasília foi um discurso político. Dom João Braz de Aviz pediu aos parlamentares presentes que se mobilizem para que saia da gaveta o projeto popular contra os políticos com ficha suja. Depois voltou à Bíblia. Não é possível servir a dois senhores. Ou ao dinheiro ou a Deus.

Nobel

»
Tão criticada pelos árabes, a arrogância norte-americana está se desfazendo. O presidente Obama concordou que não era merecedor do prêmio Nobel da Paz e que, comparado com seus antecessores, seus feitos são “escassos” até agora.



História de Brasília

O bloco 4 do Iapc (106) tem, atualmente, uma das mais completas oficinas de Brasília. Isso, pelo menos, a julgar pelo incômodo que causa aos moradores daquele bloco, com as experiências de freios, buzinas e regulagem de motores. (Publicado em 19/2/1961)

Nenhum comentário: